A PERCEPÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

 

Leonilda de oliveira Jarno

Prof. Davi de Miranda

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura Plena em Geografia (GED0611) – Psicologia da Educação e Aprendizagem.

16/01/09

 

 

RESUMO

 

 

Através da nossa capacidade de percepção do mundo e de nós mesmos, nós moldamos, ativamos, atualizamos ou deixamos de lado nossos modelos mentais ou parte deles. Quanto mais rica, fiel e flexível estiver nossa percepção, melhores as opções que teremos para avançarmos rumo ao que queremos e para sabermos reconhecer quando já chegamos lá.

 

Palavras-chave: Percepção, Psicologia, Escola.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

            Para a grande maioria dos profissionais na área de psicologia, a percepção diz respeito ao processo através do qual os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes, e é através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa.

 

            Ela se distingue da memória, porque diz respeito a acontecimentos presentes e também é diferente da inteligência e pensamento na medida em que se refere a situações concretas, a percepção é mais um conceito que possui diferentes considerações, que depende da abordagem teórica.

 

 

2  ENTENDENDO A PERCEPÇÃO

 

             A Percepção pode ser entendida como um produto de vários elementos sensíveis do ser humano, que é  ligado a experiências que o indivíduo teve anteriormente, pode ser entendida de maneira bem simples como sendo irredutível às sensações, que se confunde com qualquer processo psicológico.

 

            Vamos tomar como exemplo a cor. A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem cerca de seis milhões de cones no olho humano, e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. A cor representa uma “percepção” para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra. Assim, o cérebro aprende a corrigir a cor dos objetos.

 

 

3 PERCEPÇÃO E ESCOLA

 

            A educação esta evoluindo, e cada vez mais cedo esta fazendo parte de nossas vidas, há uma grande necessidade dos profissionais de Educação, principalmente os professores e equipe pedagógica, de se adequar a esta nova realidade.

 

            Na escola descobrimos novos tipos de percepções, pois é na troca de  experiências, que compartilhamos com os demais, que unimos à nossa aprendizagem a esses novos conceitos, que muitas vezes nos são transmitidos de forma distorcida.

 

            Também é através da percepção que descobrimos o significado dos sentimentos que nos acompanharão durante a vida escolar e também durante a  vida não escolar, tais como: amizade, lealdade, tolerância, respeito, etc., enfim sentimentos e atitudes que nortearão o nosso caráter durante todo o processo. Por isso a escola é o lugar de desenvolver essas percepções, de adequá-las ao nosso mundo, de solucionar problemas relacionados a essas percepções, porque acima de tudo, a escola forma novos cidadãos para o mundo!

 

Não pode haver caminho mais ético, mais verdadeiramente democrático do que testemunhar aos educandos como pensamos, as razões por que pensamos desta ou daquela forma, os nossos sonhos, os sonhos por que brigamos, mas, ao mesmo tempo, dando-lhes provas concretas, irrefutáveis, de que respeitamos suas opções em oposição às nossas. (FREIRE, p. 38, 2001).

 

 

4 CONCLUSÃO

 

            É com o comprometimento de todos, ou seja, pais, alunos, professores, funcionários, equipe pedagógica e a sociedade em geral, que os problemas que norteiam a escola a cerca da percepção poderá ser resolvido, isso não é um problema da escola reservada, e sim problema de todos nós.

 

            Pois quanto melhor for nossa capacidade de percepção, melhor será os nossos resultados alcançados, bem como a formação do nosso caráter.

 

 

5 REFERÊNCIAS

 

ARCENO, Francisconi.  Percebendo a falta de percepção. Disponível em: <http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos>. Acesso em: 10 jan 2009.

 

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

 

Percepção. Discponivel em: <http://www.coladaweb.com/psicologia/percepcao.htm>. Acesso em: 10 jan 2009.