Obras de construção civil ou até mesmo atividades industriais acabam oferecendo riscos aos trabalhadores. Para evitar este tipo de situação, materiais conhecidos como EPI, os Equipamentos de Proteção Individual são de uso obrigatório. A utilização de determinados EPIs têm relação com a atividade desempenhada.

Para usarmos como exemplo, falaremos um pouco sobre a construção civil. Ambientes como obras de condomínios costumam ter materiais pesados elevados a altura dos andares. Dessa forma, é obrigatório o uso de capacetes no local, pois sempre existe o risco da queda de um desses materiais.

Outro exemplo: manutenção de redes elétricas. É fundamental que o eletricista utilize luvas isolantes para não sofrer uma descarga elétrica.

Mas e a luva de vaqueta?

A luva de vaqueta, ponto principal deste artigo, é caracterizada por sua funcionalidade com um ótimo custo/benefício. Ela é ideal para resistir a cortes, agentes abrasivos, perfurações e similares. É extremamente indicada para operários que lidam com máquinas cortantes ou que possuem proximidade com agentes químicos.

Quando o profissional utiliza as luvas de vaquetas, ele deve ser certificar de que a manipulação de objetos não seja prejudicada. O equipamento deve estar adaptado de forma ergonômica as suas mãos.

Como a luva de vaqueta consegue ser resistente?

A vaqueta é um material extremamente resistente, sendo que a confecção das luvas ainda pode ser feita com couro curtido e preparado. Essa combinação dá um elemento de resistência muito maior ao par de luvas.

O tamanho do punho também pode ser variado, conforme necessidade que a tarefa implica, podendo ser curto, médio ou longo.

Saiba mais sobre proteção para mãos feita em vaqueta.