Priscila Maiara Gnoatto*

Erikson Bauer*

José Paulo Pereira da Silva*

Ulisses B. Bauer*

Professor: Aluizio Jobede Ribeiro Vilar

Resumo:

Este artigo objetiva identificar a influência tecnológica no desemprego, bem como a evolução industrial e seus feitos no meio ambiente até nos dias atuais, e verificando os métodos agrícolas desenvolvidos e esclarecendo o que pode ser prejudicial ao ambiente, tendo o foco nas moradias e o desmatamento tendo o homem como principal culpado pelos danos causados ao nosso planeta. Com o surgimento das máquinas a vapor, após a Revolução Industrial, as atividades; artesanal doméstica e o sistema de produção manufatureiro foram sendo substituídos progressivamente pelo trabalho dentro das fábricas onde uma pessoa realizava o trabalho de até doze. Provocando assim, juntamente com uma explosão populacional, milhares de pessoas desempregadas com a evolução do método de trabalho. Nesse mesmo período ocorreu aleatoriamente a Revolução Agrícola, e a criação de novos equipamentos foram introduzidos na lavoura, substituindo ainda mais o trabalho humano. Sendo assim a tecnologia é um dos fatores que levam as pessoas a ficarem desempregadas, alem de provocar reflexos negativos no meio ambiente, que somente agora estão sendo tomadas providencias. As tecnologias têm nos despertados grandes expectativas em relação ao futuro, grandes invenções vêm mudando a rotina das pessoas e como a evolução, caminha em ritmo acelerado, tanto que, se as pessoas não acompanharem este processo tecnológico, ficam desatualizadas e tudo começa a ficar mais difícil.

Palavras-chave: Evolução. Tecnologia. Desemprego. Meio ambiente.
INTRODUÇÃO

As máquinas estão a tal ponto presentes no nosso dia-a-dia que mal percebemos o quanto se acham integradas ao mundo em que vivemos. Sem elas, não existiria a maioria dos produtos que consumimos ou utilizamos, grande parte de nossas tarefas não poderia ser executada, nosso lazer seria diferente e novas máquinas não sairiam da prancheta dos projetos.

De certa forma o desenvolvimento tecnológico da à impressão de que tornam a nossa vida mais simples, eficiente e agradável, e de que sem elas o cotidiano perderia todo o sentido. Automóveis, televisores, por exemplo, são cada vez mais indispensáveis em nossa rotina diária. Por outro lado, sua existência também nos acarreta sérios problemas, como a poluição do meio ambiente, e a do desemprego

em massa, como é ambíguo a tecnologia influência no desemprego. Para isso estrutura-se o presente artigo.

1 A Revolução industrial

O grande salto da evolução tecnológica foi a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra a partir de meados do século XVIII, acontecimento histórico que inaugurou esse novo tempo.

Antes disso grande parte das pessoas trabalhava no campo, e produziam em conjunto com pequenos grupos o que precisavam para viver ? alimentos, roupas e objetos gerais.No final do século XVIII, essas pessoas viram-se obrigadas por grandes proprietários da época a deixar o campo e mudar-se para a cidade,.

A atividade artesanal doméstica foi sendo substituída progressivamente pelo trabalho dentro das fabricas. O sistema de produção manufatureiro, por exemplo -na qual um grupo de pessoas se reunia numa mesma oficina e cada trabalhador com ajuda de ferramentas desenvolvia tarefas especificas manualmente- onde a habilidade de manejo do trabalhador era imprescindível, com a chegada das maquinas isso deixou de ser fundamental. Com a primeira maquina moderna de fiação conhecida como "Jenny", uma pessoa sozinha fazia o trabalho de doze fiandeiras.(DECCA, 1999, p. 15)

Desde o inicio da Revolução Industrial houve quem julgasse que o progresso e as riquezas criadas pelas fabricas eram responsáveis também pelas péssimas condições de vida dos trabalhadores e pela pobreza das cidades. Entre os quais Engels que descreve assim em seu livro "Quanto aos sacrifícios que tudo isso custou, só os descobrimos mais tarde [...] só então começamos a notar que [...] tiveram que sacrificar a melhor parte de suas qualidade de homens para realizar todos esses milagres da civilização" (1845 apud DECCA, EDGAR de; 1999, p. 55-6)

Essa situação se agravou ainda mais com a explosão demográfica ocorrida na mesma época na Inglaterra.

Até 1750, a população da Europa, incluindo a Rússia, era de pouco mais de 100 milhões de pessoas, possuindo uma taxa de crescimento lenta que não chegava a mais de um por cento ao ano. A partir de 1750, no entanto, a taxa de crescimento da população chegou a 4% ao ano e, seguindo em crescimento, atinge mais de 10% na década de 1780. Em 1790, a cidade de Paris já contava com 700 mil habitantes e Londres, 900 mil. (ADMINISTRADOR, 2010, WEB).

Esse excesso populacional agregado ao enorme aumento de produtividade que utilizava de equipamentos mecânicos, onde substituía assim; a força animal e ainda mais agravante o trabalho humano, resultou em milhares e milhares de pessoas desempregadas e também uma enorme massa de mendigos nas grandes cidades, o que proporcionava ao empresário capitalista burguês contratar pessoas por um salário absurdo.


2 Evolução do Método de Trabalho na Agricultura



Conforme relatos, a situação só não foi pior por que aleatoriamente a Revolução Industrial ocorreu a Revolução Agrícola. A utilização de novos métodos agrícolas, rotação de safras, sementes selecionadas e o surgimento de novos equipamentos, produziram um extraordinário aumento de produção de alimentos, tornando assim a alimentação mais barata, ajudando enormemente na sobrevivência dos trabalhadores. (ADMINISTRADOR, 2010, WEB).

Nesse período houve uma evolução de conhecimentos científicos e de criação de novos equipamentos que foram introduzidos na lavoura. A Revolução Industrial provocou um enorme acumulo de capital para os empresários agrícolas da época, o que proporcionou um aumento da capacidade de financiamento de maquinas modernas o que gerou uma enorme produtividade agrícola, e como a demanda pelos produtos agrícolas não aumentou já que uma pessoa não aumenta a quantidade de alimentação, pela capacidade de seu estômago; houve uma enorme redução de pessoas na realização da produção agrícola , que foram buscar empregos nas cidades.


2.1 As novas tecnologias no agronegócio

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) lançou em abril deste ano, novas tecnologias agrícolas.

Entre essas tecnologias está o mapeamento inédito em relevo de todo o território nacional, captado a partir de imagens do espaço que mostram montanhas, erosões, encostas e todo tipo de elevação ou desnível da superfície terrestre e que ajudarão nos programas de manejo de bacias hidrográficas, no zoneamento ecológico e econômico e facilitarão a instalação de torres de transmissão de telecomunicações.

Outra tecnologia é o bioinseticida bacteriano para controle de larvas do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e de borrachudos (Simullium spp), que, nos testes realizados em caixas d?água de Brasília, registrou índice de 100% de mortalidade dos mosquitos.

Também será lançada pela Embrapa a nova máquina para abrir castanha de caju. A máquina tem capacidade para abrir até 200 castanhas por minuto, o que pode gerar grande impacto no processamento do produto. (AGRONLINE, 2010, WEB).

3 O que a tecnologia gera de desemprego



Os grandes progressos da humanidade ocorreram após a segunda guerra mundial, onde inovações tecnológicas começaram a surgir, provocando muitos impactos no mercado de trabalho.

Com a era do avanço tecnológico, o homem viu-se na obrigação de evoluir em alguns aspectos de trabalho, tendo que inovar e interagir numa sociedade que cada vez vem crescendo mais e em ritmo acelerado.

Antigamente as pessoas não tendo qualificações não mudavam quase em nada, o ensino fundamental até a 8ª serie era o que bastava para obter um bom emprego, já com o passar dos anos essa realidade vem sendo diferente, hoje uma graduação (faculdade) é um dos principais fatores relevados na busca por um emprego e aqueles que tinham só um ensino fundamental ficam para trás, até conseguem um emprego mas não o melhor, e a cada ano que se passa só quem teve os melhores cursos de qualificação vão poder usufruir das tecnologias existentes.



Sem dúvida, o nível superior continua sendo o grande degrau. O ensino médio é que já apresenta claramente sinais de perda de importância, tanto que, quando olhamos os dados de desemprego para os últimos 15 anos, vemos que é nesse segmento que ele mais cresce. (PORTALEDUCACAO, 2010, WEB).



Assim, sabe-se que a tecnologia é um dos fatores que levam as pessoas a ficarem desempregadas. A tecnologia aplicada nos computadores, por exemplo, tira o emprego de muitas pessoas, pois o trabalho manual que existia antigamente foi tecnologicamente evoluído e computadorizado, ou seja, o trabalho de dez homens hoje já é feito por apenas um no comando de um computador. As pessoas ainda são necessárias, mas se falando em tecnologia é necessário especializações para não ficar desempregado. A tecnologia é sem dúvidas um dos maiores fatores que geram desemprego, mas um fato que pesa muito nesta questão é a mão de obra desqualificada. Já que não há como banir a tecnologia o que pode e deve ser feito é melhorar a educação e qualificar a mão de obra das pessoas, para que a tecnologia se torne uma ferramenta do homem, e não o homem uma ferramenta da tecnologia.

Percebe-se hoje no mercado de trabalho que há muitas vagas de empregos, só que as pessoas não procuram se especializar, continuando desempregadas, ou seja, oportunidades têm o que falta é a qualificação.

A tecnologia tem grande influencia no numero de desempregados, tudo evoluiu até mesmo os maquinários em campos do agronegócio e as pessoas que não se prepararam, não procuraram ou tiveram oportunidades de evoluir juntamente com o avanço tecnológico vão ficar cada vez mais distantes do mercado de trabalho.

Como grande parte da população brasileira esta muito longe de alcançar a tecnologia de ponta, continuará importando produtos de países tecnologicamente desenvolvidos, por exemplo, a China que é um dos maiores fornecedores de produtos para o Brasil.



4 O reflexo da tecnologia no meio ambiente



Quais as medidas estão sendo tomada para preservar o meio ambiente, assunto que está sendo discutido nos últimos anos. Esta preocupação é demonstrada pelos governos. (JUSBRASIL, 2010, WEB).

A indústria, as fábricas de automóveis, o desmatamento das florestas vem perdendo espaço para o aglomerado de pessoas, e isto vem trazendo grande preocupação das empresas quando se fala em preservar o meio ambiente, a sustentabilidade das empresas em relação a mostrar para a sociedade o que estamos fazendo algo em favor da natureza e que seu interesse é realmente colaborar com este feito. (ISTOEAMAZONIA, 2010, WEB).

O desenvolvimento alinhado à sustentabilidade mostra as regiões amazônicas pela sua imensa biodiversidade, por isso muitas empresas tentam conciliar seu crescimento econômico e social a preservação das suas riquezas naturais. A tecnologia aumenta o processo de evolução e se não bem alinhadas e conjuntas, com o planejamento estratégico das empresas certamente ficara no esquecimento da preservação. O uso da inovação tecnológica trás o desenvolvimento, mas também um impacto degradante ao meio ambiente, na agricultura grandes mudanças como o êxodo rural, fazendo com que as pessoas construam em morros e encostas, prejudicando assim os recursos naturais, as matas os rios para construir uma nova realidade onde, na verdade um futuro de preocupações provocadas pelas catrástofes ditas naturais, mas que na verdade o homem vem destruindo, por necessidade ou falta de conhecimento ou esclarecimento, faz disso uma utilização sem critérios para que situações, muitas vezes indesejáveis aconteçam. O Brasil tem uma diversidade de arvores e plantas, como por exemplo, na Amazônia e cientista vêm alertando para o crescimento desordenado da população, onde é desmatado para construir suas casas e o verde vem perdendo espaço e os pássaros vem sumindo e cada vez mais raros vem tornando algumas espécies em extinção.

A tecnologia esta nos proporcionando muitas coisas importantes, mas não podemos deixar cair no esquecimento da irresponsabilidade com o meio ambiente, onde engloba todo planeta, pela escassez da água potável pela grande demanda de consumo em conseqüência do crescimento da população e o desenvolvimento industrial e a agricultura irrigada que esta em expansão.



5 Expectativas tecnológicas para o futuro



As tecnologias nos tempos atuais nos causa grandes expectativas em relação ao futuro, grandes invenções vêm mudando a rotina das pessoas e como a evolução, caminha em ritmo acelerado, tanto que se não acompanhar este processo tecnológico, fica-se desatualizado e tudo começa a ficar mais difícil.

Segundo Siqueira (2007, p. 14), "por mais óbvio que possa parecer para muitos, é preciso reiterar aqui não apenas o papel da tecnologia, mas também, em especial, o das comunicações, como instrumento de transformação do mundo e da sociedade ao longo da história."

Com isso, percebe-se que muitos tipos de tecnologia vêm contribuindo para aqueles que diretamente trabalham com essas ferramentas, e para muitos atrapalham, pois falta conhecimento. Por isso, deve ser de interesse do homem saber qual meio esta inserida, a tecnologia nasceu para facilitar a vida, mas é visto por muitos como um intruso.

Para facilitar ainda mais nosso desempenho é necessário estar sempre se reciclando, principalmente quando se fala em tecnologia da informação e comunicação. Hoje em quase tudo que se faz, existe algum tipo de tecnologia e muitos avanços como maquina a vapor, motor elétrico, telefone, rádio, televisão, computador e internet funcionam como alavancas de transformação da humanidade.

Muitas dessas futurologias da tecnologia já estão no nosso cotidiano, como podemos perceber, por exemplo: O blu-rey, que é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao cd e ao DVD) para alta definição de armazenamento de dados de alta densidade. A tecnologia também chega aos automóveis, pois os carros da montadora Americana Chrysler, que ganha acesso a internet, em 2011 as impressoras 3D, que vai revolucionar ainda mais o mercado de tecnológico, e muitas estão por vir para facilitar a vida das pessoas.



Os mais jovens talvez se surpreendam ao ler que há pouco mais de 30 anos o mundo não conhecia computadores pessoais (pcs), nem fax, nem tomografia computadorizada, nem videocassete, nem cd"s, nem dvd?s, nem musicas mp3, nem satélites domésticos de comunicações, nem celulares, nem, muito menos, a internet como a conhecemos. (SIQUEIRA, 2007, p.19)



Com isso percebe-se que o papel revolucionário da tecnologia nos tempos atuais, escreve capítulos de transformação, processando cada vez mais rápido todo tipo de trabalho e informação. A nossa vida profissional o entretenimento depende quase que diretamente de novos softwares que surge a cada dia.

A tecnologia do futuro pode ser comparada perfeitamente, com uma linha telefônica para mostrar a diferença entre a rede convencional e a nova tecnologia do cable modem, que da acesso ä internet através da rede de cabos coaxiais, a mesma que leva as imagens da TV a cabo até a casa do usuário.

Para Episteme (1993, P. 12), "a comparação pode ser feita, através da linha telefônica ? seja uma rodovia de terra, estreita e com alguns trechos bloqueados por atoleiros. Uma transamazônica, por exemplo. Agora visualize uma rodovia asfaltada, com quatro pistas e um canteiro que a divide ao meio, e sinalização completa".

Sendo assim a comparação e perfeita para mostrar a diferença entre a rede convencional e a nova tecnologia. Para mostrar e melhor entender esta fase tecnológica, vemos que em quase tudo pode se usar a tecnologia, na medicina, agricultura como podemos perceber através de uma reportagem da revista rumo, que traz o seguinte assunto. "que no sertão nordestino, foi feito uma pesquisa sobre frutas temperada no sertão, incluiu-se a tecnologia para que este feito fosse possível, como a colheita de maçã, onde até o momento só era possível na região mais fria como nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, esse privilégio agora não é mais desses estados sim no município de Petrolina no estado do nordeste Ceara, também tem esta oportunidade de estar colhendo frutas graças pesquisador Paulo Roberto Coelho Lopes, da Embrapa semi-árido, falar de suas experiências com frutas de climas temperadas em plena caatinga". Graças a tecnologia esta realidade que antes era visto como impossível hoje é uma realidade, o futuro não muito distante muitas novidades ainda devem aparecer.

Como a informação passou a cruzar o planeta em segundos, a tecnologia deu condições básicas para o caminho da globalização e isto transformou a economia mundial e global, também a vida das pessoas, mas aquele que se preocupou em se aperfeiçoar ou pelo menos acompanhar toda essa transformação conseguiu tornar-se competitivo no mercado.

Para Chiavenatto (2010, p. 37) "em uma época em que todos dispõem da informação em tempo real, são mais bem-sucedidas as organizações capazes de tomar a informação e transformá-la rapidamente em uma oportunidade". Por isso, que a era da informação, as organizações tem que estar atenta e ser ágil para inovar e estar acompanhando a evolução, as mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades.

Muitas coisas estão por vir, segundo as previsões futuristas para a tecnologia o mundo tecnológico se transforma muito rápido. A robótica, a biotecnologia e nanotecnologia lideram as revoluções tecnológicas em curso. e a previsão é que em 2030, surgem os primeiros computadores mais inteligentes do que o ser humano.



6 O Agronegócio Catarinense



Os três estados da região sul já respondem por 18,5% do PIB nacional segundo o IBGE( 2007). O Rio grande possui o quarto PIB brasileiro, Paraná o quinto e Santa Catarina o sétimo. O sul esta vivendo um intenso progresso de industrialização, mas o agronegócio ainda é a maior parte da economia regional.

Segundo Tomazela (2010, WEB) Santa Catarina é o maior exportador de frango e de carne suína do Brasil. No ultimo ano, as duas maiores empresas do setor no País, a Sadia e a Perdigão, se juntaram, formando a BR Foods, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. As exportações de carne de frango somaram 3,63 milhões de toneladas no ano passado (2009), com receita de US$ 5,8 bilhões. Este ano, reduzidos os efeitos da crise global, o setor voltou a crescer, com aumento previsto de 5% no volume de exportação e de até 10% na receita.



O agronegócio de Santa Catarina é o mais bem desenvolvido do país. É o berço de grandes empreendimentos, fruto da somatória de pequenos produtores que, alinhados a empreendedores, fazem de Santa Catarina o verdadeiro exemplo do agronegócio nacional. O setor lida com o enorme desafio de ser eficiente num cenário, muitas vezes, adverso. (CANTON, 2007).

Comentários........
CONCLUSÃO

As máquinas hoje em dia apesar de assumirem um papel importante, também facilitam a vida das pessoas, proporcionam assim maior conforto e produtividade. Porém toda essa tecnologia traz consigo aspectos negativos, como poluição do meio ambiente e desemprego em massa.

O avanço das máquinas juntamente com a tecnologia, também oferece pontos positivos como: aumento da produtividade na agricultura, novas tecnologias de mapeamento em relevo alem de bioinseticida, que vão auxiliar em muito o progresso agrícola.

A tecnologia tem uma grande parcela de culpa no desemprego além de tomar postos de trabalho de pessoas que não buscam evoluir juntamente com o avanço tecnológico, esta tendência faz o homem ficar para trás no mercado de trabalho.

A influência da tecnologia no desemprego, querendo ou não, obriga as pessoas a buscar um melhor conhecimento, para se adaptarem a essa nova era da tecnologia, com isso o agronegócio catarinense é um dos mais desenvolvidos do país.
ABSTRACT

With the advent of the steam engines, after the Industrial Revolution, activities, craft and domestic manufacturing production system, were gradually being replaced by work in the factories where one person performed the work of up to twelve. Thus causing a population explosion along with thousands of unemployed people. During that same period occurred randomly Agricultural Revolution and the creation of new equipment were introduced in the field, replacing the more human labor. So we know that technology is one of the factors that lead people to become unemployed, besides causing a negative impact on the environment, which are only now being taken providences. The technologies in question nowadays high expectations for the future, great inventions has been changing people's routines and how evolution, moves at a fast pace, so that if you do not follow this technological process, you become outdated and everything starts to get more difficult.
Keywords: Evolution. Technology. Unemployment. Environment






REFERÊNCIAS



Administradores.www.administradores.com.br. Acesso em 11 junho. 2010.



CHIAVENATTO, Idalberto; Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 3ª Ed., Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.



DECCA, Edgar de; Meneguelo, Cristina; Fabrica e Homens: a Revolução

Industrial e o Cotidiano dos Trabalhadores; São Paulo, Atual, 1999.



Espacoacademico. www.espacoacademico.com.br. Acesso em 15 junho. 2010.



Globo.http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=3&n=486818&p=2, Acesso em 12 junho. 2010.



Istoeamazonia.http://www.istoeamazonia.com.br/índex, acesso em 26 de outubro de 2010.



Jornal Diário Catarinense, 2007, p. 7.


Jusbrasil.http://www.jusbrasil.com.br/noticias, acesso em 26 de outubro 2010.

Portaleducacao.http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/3501/tecnologia-causa- desemprego. Acesso em 13 de junho. 2010.


Portaldoagronegócio. www.portaldoagronegócio.com.br.Acesso em 01 junho. 2010.

Raizesnativas.http://raizesnativas.blogspot.com/2009/08/o-agronegocio-catarinense.html. Acesso em 12 de junho. 2010.

Revista Rumo ano 34, nº 250 , março/abril 2010.

Scribd.http://www.scribd.com/doc/14649288/Tecnologia-e-Meio-Ambiente. Acesso em 14 junho. 2010.

SIQUEIRA, Ethevaldo; Tecnologias que mudam nossa vida; São Paulo, Saraiva, 2007.

Wikipédia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_Blu-ray. Acesso em 13 junho. 2010.