A Importância dos Núcleos de Apoio a Gestão da Inovação

Os NAGIs ou Núcleos de Apoio à Gestão de Inovação, são um projeto,originado junto a FINEP  (Financiadora de Estudos e Projetos) e ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) estes núcleos estão presentes em diversos pontos do território nacional, como, os exemplo a seguir :

"O NAGI Poli-USP oferece à sociedade um videocurso online gratuito em Gestão da Inovação. Esse videocurso é uma oportunidade para aprender alguns dos principais métodos, ferramentas e os modelos para estruturar, organizar, implementar ou revolucionar o processo de Gestão de Inovação nas empresas."(NAGI Poli-USP, 2015)

"NAGI é o Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, que integra a Rede de Inovação da PUCRS [...]NAGI atua na elaboração de diagnósticos, assessoria, capacitação, visitas técnicas, além da realização de cursos, seminários e workshops voltados à disseminação do conceito de inovação nos mais diversos públicos. Alguns dos projetos do Núcleo incluem o Ciclo da Inovação (diagnóstico, capacitação e elaboração de planos de gestão da inovação para empresas do setor de TICl)" (NAGI-PUCRS, 2015)

Ambos os exemplos acima, são significativos, ao representar boa parte das atividades, de diversos NAGIs no país, estas atividades, tão necessárias na produção, desenvolvimento, e exportação, de produtos e serviços de alto valor agregado, os quais ainda são ínfimos na formação de nosso PIB, hoje na casa de R$ 5.5 Trilhões de reais (IBGE, 2015) e com o segmento de TICs (Tecnolgia da Informação e Comunicação) representando apenas 8,8% (ALVAREZ, 2015) do PIB até 2013 !

Soma-se a isso o fato que apenas "0,55% do PIB aplicado pelas empresas brasileiras está longe dos 2,68% investidos pelo setor privado da Coreia do Sul ou dos 1,22% da China, por exemplo" (SENADO FEDERAL, 2015).

Portanto, políticas públicas como os NAGIs, em um momento como o atual, onde precisamos destravar a roda da economia e trazer novamente a baila, o ciclo virtuoso do crescimento econômico, são de extrema importância para nossas empresas, para a geração de empregos e em última análise para agregação de valor a nossa cambaleante economia.



Referências

NAGI Poli-USP. Site Institucional. 2015. Disponível em :<http://nagi-pro.poli.usp.br/course/view.php?id=2> Acesso em : 07 Dez. 2015.

NAGI-PUCRS. Site institucional. 2015. Disponível em :<http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/inovapucrs/Capa/NAGI/Institucional> Acesso em :

IBGE.  Contas nacionais»PIB - valores correntes. 2015. Disponível em : <http://brasilemsintese.ibge.gov.br/contas-nacionais/pib-valores-correntes.html> Acesso em : 07 Dez. 2015.

ALVAREZ, D. 2015. Até 2022 a TIC será quase 11% do PIB brasileiro. Faça parte disso. Disponível em : <http://www.binarionet.com.br/blog/ate-2022-a-tic-sera-quase-11-do-pib-brasileiro-faca-parte-disso/> Acesso em : 07 Dez. 2015.

SENADO FEDERAL. Investimento em pesquisa e desenvolvimento no Brasil e em outros países: o setor privado. 2015. Disponível em : <http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/inovacao/ciencia-tecnologia-e-inovacao-no-brasil/investimento-em-pesquisa-e-desenvolvimento-no-brasil-e-em-outros-paises-o-setor-privado.aspx > Acesso em 07 Dez. 2015.