Saiba como uma língua estrangeira pode influenciar o sucesso de seus negócios

Diante de um mundo tão globalizado, não pensar em aumentar os lucros investindo e focando no mercado internacional pare ser um erro. O empreendedorismo por definição é o conjunto de estratégias e ações que buscam novas soluções para o crescimento do negócio e melhora das perspectivas da empresa. Por essa e outras razões, reconhecer a importância do idioma como agente facilitador de negociações parece, mais do que essencial, indispensável. Através do domínio de uma língua estrangeira como o inglês, por exemplo, o empreendedor terá ferramentas para buscar por expoentes empresarias bem-sucedidos em sua área, nos quais poderá se basear antes de se lançar no mercado estrangeiro; além disso, ele também estará apto a encontrar outros investidores, ampliando seu negócio com muito menos risco. No entanto, o domínio correto da língua aplicada em sites ou usadas em encontros corporativos, entende-se não só apenas à língua estrangeira, mas também a própria língua materna. Por isso, todo empreendedor deve juntar esforços para melhorar seu poder de argumentação apropriando-se da gramática. Para isso há alguns sites especializados, um deles é a Preply onde pode encontrar as aulas de inglês via skype. A seguir, separamos alguns tópicos que esclarecem como os idiomas podem influenciar o crescimento de seus negócios. Confira!

Ter acesso a modelos bem-sucedidos em outros países

Com certeza, se tratando de histórias de sucessos países como os EUA e Japão, tem muito o que contribuir. Esses dois países, cada um à sua maneira, são exemplos de como o empreendedorismo pode ser aplicado com o maior grau de eficiência. Os americanos contam com a vantagem de que hoje o inglês é considerado língua franca, logo, não encontram dificuldades de divulgar novas ideias e lançamento, atingindo todo o mundo. Tomemos a Apple, por exemplo, essa multinacional reinventa todos os seus produtos a cada 6 meses, os divulga através dos mais variados veículos de comunicação: internet, televisão, jornais, rádios… de maneira, que se torna praticamente impossível não saber que um novo produto foi lançado. Produtos esses que estão disponíveis em praticamente todos os idiomas existentes. O mesmo podemos observar com a Nitendo, uma fabricante de eletrônicos japonesa, que chocou a todos ao criar um jogo que com ajuda da internet transforma ruas de todo o mundo em verdadeiras arenas para batalhas virtuais de Pokémons. As pequenas empresas podem observar esse fluxo e aprender como usar a internet para tornar seus serviços e produtos indispensáveis. 

Fazer novos contatos e parcerias

A quantidade de workshops internacionais, ministrados presencialmente ou online é enorme. O empreendedor que fale inglês ou qualquer outro idioma estrangeiro, contará com essa opção para conhecer e se preparar para as necessidades do mercado internacional. Além de encontrar outros empresários e, por que não, iniciar uma aliança ganha-ganha.

Ampliar os negócios para o mercado externo

O aumento do campo de atuação da empresa para outros países passa pela formação e conhecimento técnico dos profissionais envolvidos, como também pela divulgação da marca e manutenção de clientes através da internet e informativos adaptados para cada cultura. Logo, a abordagem correta pode ser o pontapé inicial para um crescimento considerável dos lucros da empresa.