A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS SABERES À FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE CONTADORES

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho consiste em apresentar as principais contribuições das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis, tendo por base o trabalho realizado por Edgar Morim, intitulado: “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.
A ideia de que o conhecimento repassado a educação do futuro deverá se aproximar mais das questões humanas, trazendo o conhecimento teórico e técnico aos aspectos cotidianos aplicáveis a realidade de qualquer um, e tornando o ser humano como referenciais para o ensino, Morim lista sete saberes para a educação, a fim de evitar, ou minimizar os erros e ilusões na transmissão de informações.
Será também apresentado um breve questionário realizado com diversos profissionais de várias áreas, interrogando-os como eles utilizam o conhecimento adquirido em suas formações.
A metodologia utilizada pelo grupo para desenvolver e elaborar o trabalho consiste em pesquisa de campo com entrevistas, palestras, o uso da técnica de leitura analítica, do livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, da autoria de Edgar Morin com análise textual para conhecer, preparar os capítulos, identificar e esclarecer as dúvidas, separar as idéias principais das secundárias para concluir após análise interpretativa. No final do trabalho há uma reflexão do grupo referente aos diversos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no 3° período de ciências contábeis.