É muito comum, a quantidade de empresas que aproveitam do modismo, para manter empresa sobrevivendo. Essas Organizações esquecem, ou não sabem aplicar uma das ferramentas mais importantes dentro das empresas ou qualquer outro empreendimento: o planejamento. Isso porque as Organizações têm buscado apenas os lucros e deixam de lado fatores considerados importantes.

Vejamos, se a empresa está em busca de lucros, e sobreviver às crises econômicas, e busca retorno sobre os investimentos, isso deve estar bem definido em qualquer negócio, a meta de crescimento ou participação de mercado deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa.

O planejamento estratégico é o processo que motiva as pessoas e a própria empresa, a edificar e escolher que tipo de futuro deseja. A questão é que muitas empresas ignoram a estratégia não convencionais, por medo de arriscar. Para que sejam bem aceitas é preciso implantar uma politica de planejamento e medidas estratégicas, para eu tenham suporte dentro da organização.

Nas organizações consideradas competitivas observ-se que, sua finalidade de mercado, está relacionada à definição de seus objetivos e ao plano e a estrada a  serem seguidos para atingi-los.

Segundo Drucker (1987, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”. Essa é uma indagação relevante para a preparação e implantação dessa ferramenta. 

Algumas pessoas acreditam que só é necessário o planejamento em empresas de grande porte, mas ao contrário, do que elas pensam planejar e criar metas organizacionais não só é preciso em grandes empresas, como também nas pequenas empresas, ou de médio porte, pois, dificilmente uma organização se manterá na concorrência se não houver o planejamento. Por isso, alertamos aos gestores que atuam na área empresarial para que fiquem atentos a importância dessa ferramenta no momento atual.

Outro fator fundamental aos empreendedores é que eles precisam aprender a planejar e desenhar a suas ações, montar as suas ações e implantar o plano de negócios, início, meio e contínuos da empresa. Para que o plano de negócio seja concretizado é necessário fazer um levantamento de todos os componentes que compõem a operação, sejam eles internos (o que é produzido) sejam externos (para quem produzir). Sendo assim o plano de negócio é um documento primordial para quem estar iniciando um negócio. É onde está composto a descrição do negócio, informações sobre o estudo de mercado, plano de marketing, financeiro etc. É um documento importante que descreve a visão para a sua empresa e seus lançamentos financeiros. Independente da estrutura da empresa, o planejamento estratégico ajuda na preparação para a concorrência do mercado.

 Existem muitos altos e baixos nas empresas, por isso é importante ter uma estrutura que ajude aos gestores empresariais, para que seus processos sejam melhorados, seus custos serão reduzidos, e os lucros serão ampliados.

Se analisarmos os conceitos convencionais e tradicionais, vamos observar enormes dificuldades de gestão, onde a empresa simplesmente se torna pequena perante os concorrentes, no qual os gestores com perfil ultrapassados, criam diferentes maneiras de gerir uma identidade própria que só se importa consigo mesmo. Daí quando as organizações sentem a necessidade de melhoria da implantação do planejamento.

No momento em que o gestor põe os pés no chão, e o próprio deve desenvolver isso, pois o mesmo tem o controle dentro da organização e o poder é algo que se conquista e mantém com muito esforço. É preciso uma grande predeterminação para vencer as dificuldades que aparecerão dentro do caminhar nas organizações. Quando bem planejado, podem ser bem aceitas, podendo induzir aos companheiros ou grupo de pessoas as mudanças que ocorrerão para melhor.

Portanto o planejamento estratégico está relacionado às atividades que nos explica a missão da organização, e dos objetivos e metas que podem levar ao sucesso da organização. Podemos perceber a importância de planejar a implantação de ferramentas que venham agregar os lucros dos próximos anos, as empresas que não tiverem um planejamento serão facilmente engolidas pelos concorrentes.

Dessa forma concluímos que diante das mudanças ocorridas no mercado de trabalho, qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso. Não esquecendo que planejar é preciso, pois o importante não é apenas abrir a empresa passar o dia na mesmice fechar a empresa, no outro dia continuar a mesma rotina. O mais importante de tudo é planejar para no futuro obter o resultado esperado.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.