Quando você procura por "ERP" em um site de busca, a enorme quantidade de informação que surge pode ser esmagadora, para não mencionar um pouco confuso. Cada site parece ter sua própria definição, e a gama de informações relacionadas a este assunto são enormes. Estas diferenças, no entanto, e importante dizer que este sistema pode trazer uma flexibilidade enorme e com isso melhorar todos os processos da empresa e com isso fazer de um ERP uma poderosa ferramenta de negócios.

Para obter uma compreensão mais profunda de como as soluções de ERP pode transformar o seu negócio, ele ajuda a ter uma melhor noção do que ERP realmente é e como funciona. Aqui está uma breve introdução ao ERP e por que parece que todo mundo está falando sobre isso. ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, mas mesmo seu nome completo não lançar muita luz sobre o seu verdadeiro significado. Para isso, você precisa dar um passo atrás e pensar sobre todos os vários processos que são essenciais para a gestão de uma empresa, incluindo inventário e gerenciamento de pedidos, contabilidade, recursos humanos, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), e mais além. Em seu nível mais básico, software ERP integra essas várias funções em um sistema completo para agilizar os processos e informações em toda a organização.

A característica central de todos os sistemas de ERP é um banco de dados compartilhado que suporta múltiplas funções usadas por diferentes unidades de negócio. Na prática, isto significa que os funcionários em diferentes divisões, por exemplo, contabilidade e vendas podem contar com as mesmas informações para as suas necessidades específicas. Um software ERP também oferece algum grau de comunicação e automação sincronizado. Em vez de forçar os funcionários a manter bancos de dados e planilhas que têm de ser separadas fundidas manualmente para gerar relatórios, algumas soluções de ERP permitir que o pessoal para puxar relatórios de um sistema. Por exemplo, com ordens de venda que flui automaticamente para o sistema financeiro, sem qualquer digitação manual, o departamento de gestão de ordem pode processar pedidos mais rapidamente e com precisão, e o departamento de finanças pode fechar os livros mais rápidos. Outras características comuns ERP incluem um portal ou painel para permitir que os funcionários a compreender rapidamente o desempenho dos negócios 'em métricas-chave.

Uma Breve História do ERP

                O termo ERP foi cunhado em 1990 pelo Gartner1 , mas suas raízes datam da década de 1960. Naquela época, o conceito aplicado à gestão de inventário e controle no setor de manufatura. Os engenheiros de software criado programas para monitorar o inventário, conciliar saldos, e informar sobre status. Na década de 1970, este tinha evoluído para sistemas Material Requirements Planning (MRP) para processos de produção de agendamento. Na década de 1980, MRP cresceu para abranger mais processos de fabricação, o que levou muitos a chamá-lo de MRP-II ou Manufacturing Resource Planning. Em 1990, esses sistemas se expandiu além do controle de inventário e outros processos operacionais para outras funções de back-office, como contabilidade e recursos humanos, preparando o palco para ERP como temos vindo a conhecê-lo.

                 Hoje, ERP se expandiu para abranger inteligência de negócios (BI) ao mesmo tempo, lidar com funções mais complexas, como automação da força de vendas (SFA), automação de marketing e comércio eletrônico. Com estes avanços de produtos e as histórias de sucesso que saem desses sistemas, as empresas em uma ampla gama de indústrias de distribuição por grosso para soluções de ERP de comércio eletrônico de uso.

                 As grandes empresas usam há algum tempo esta importante ferramenta e com a abertura de mercado e o crescimento das organizações de menor porte todos já estão adotando rapidamente um sistema de ERP. Software-as-a-Service (SaaS) soluções também referida como -ter "cloud computing" ajudou a alimentar esse crescimento. Nuvem baseada em soluções, não só tornar o software ERP mais acessível, eles também tornaram esses sistemas mais fáceis de implantar e gerenciar. Talvez ainda mais importante, ERP em nuvem permite em tempo real, relatórios e BI, tornando-os ainda valiosa para executivos e funcionários em busca de visibilidade para o negócio. Como resultado, as empresas de todos os tamanhos e uma ampla gama de indústrias estão fazendo a transição para a nuvem sistemas de ERP. Na verdade, o mercado prevê que a adoção de ERP baseado em SaaS vai crescer muito nos últimos anos. Quando você pára para considerar os benefícios de ERP, é fácil ver por que ele se tornou tão popular e porque seu uso vai continuar a crescer tão rapidamente.

O valor comercial de ERP

                Na sua essência, o ERP ajuda os funcionários a fazer o seu trabalho de forma mais eficiente por quebrar as barreiras entre as unidades de negócios. Mais especificamente, uma solução de ERP dá uma visão global, em tempo real dos dados que podem permitir que as empresas para responder às preocupações de forma proativa e impulsionar melhorias e com isso melhora a conformidade financeira com as normas regulamentares e reduz o risco, alem de melhorar o serviço ao cliente, fornecendo uma fonte de cobrança e acompanhamento de relacionamento.

                Quando você adiciona-se estas vantagens, o valor deste sistema, particularmente em nuvem é clara. Com uma solução de ERP, os empregados têm acesso a informações precisas que lhes permite tomar melhores decisões mais rapidamente. Não só isso, mas o software ERP ajuda a eliminar processos e sistemas redundantes, reduzindo drasticamente o custo de fazer negócios em geral.