Introdução:

 

         O objetivo geral deste trabalho é verificar a importância do empreendedorismo com máxima eficiência dentro da organização, associada à análise das características de um empreendedor e como aprimoram suas habilidades e técnicas empreendedoras.

Os objetivos específicos a serem abordados são: identificar as características de um empreendedor, comparar e analisar a importância de ser um empreendedor na atualidade econômica.

A problemática a ser investigada neste projeto é de identificar e capacitar um potencial empreendedor?

Podemos definir o empreendedorismo como uma tendência de mercado, que revolucionou toda uma sociedade, unindo a arte de empreender e inovar com o objetivo de alcançar a prosperidade e sucesso do negócio.

A evolução nas teorias administrativas demonstra que o papel do empreendedorismo substitui e/ou aprimora todas as estruturas econômicas clássicas (onde eram relevantes no antigo processo de racionalização do trabalho processual, humano e fragmentado).

Assim o empreendedorismo tem por objetivo a geração de riquezas, aumentando o número de empresas e de empregos, unindo pessoas e processos.

O empreendedorismo tem como característica a pouca quantidade de recursos externos e alto poder de conhecimento e dinamismo.  Determinado por novos modelos de negócios que não necessitam de altos investimentos e sim de recursos intelectuais atuantes e eficazes que predominam no mercado.

O empreendedor tem os seguintes domínios: capacidade de inovar, sempre com um planejamento estratégico suficiente para atingir seus objetivos, habilidade de remanejar e se adequar a novas tecnologias e tendências no mercado, sempre vislumbrando o sucesso do seu negócio.

É um visionário, sempre se antecede a fatos, tem domínio do conhecimento e ampla capacidade de gerar lucros no mercado econômico. É altamente perceptivo à uma oportunidade, sempre com uma estratégia de negócio eficaz que produza efeito positivo.

Para o empreendedor obter sucesso, este  deve possuir total capacidade de criação, inovação e ter paixão pelo que faz.

 

Metodologia:

 

A metodologia aplicada neste estudo foi revisão bibliográfica que tem como objetivo analisar a importância do Empreendedorismo associada às características de um empreendedor de sucesso.

Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram livros, revistas e websites.

A pesquisa se realizou na cidade de Curitiba pelas alunas do curso de Administração de Empresas da Faculdade Opet, no mês de agosto de 2011.

A apresentação e coleta dos dados serão feitas através de um artigo, com o intuito de relatar a real necessidade de aprimorar o conhecimento e identificação do empreendedorismo dentro do mercado econômico atual.

Através deste estudo, será verificado que para o sucesso de qualquer projeto empreendedor, será necessário definir estratégias bem delimitadas de estudos bem elaborados durante o plano de negócio empreendedor.

Todos os assuntos pertinentes a eficácia e eficiência de um projeto devem estar envolvidas e com absoluto domínio de conhecimento e propriedade; são elas: Marketing, Financeiro, Vendas, Logística, contabilidade e outras.

 

Revisão de Conceitos

 

 Portanto as estratégias definidas pelo empreendedor devem ser globais, levando em consideração as necessidades e características de todas as regiões do país. Para tanto, deve-se levar em consideração os seguintes fatos: planejamento estratégico, tendências de mercado, necessidade da sociedade para seu empreendimento inovador.

Diante do exposto é fundamental planejar todo o processo e todos os recursos empregados, como humano e tecnológico.

Identificar todas as habilidades de um empreendedor para que se permita o êxito em seu empreendimento.

Para Barreto (2008) empreendedorismo é ter habilidade, conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada.

         O princípio do sucesso de um empreendimento é o planejamento estratégico de sua ação devidamente estruturada, organizada e atuante na tomada de decisão.

De acordo com Chiavenato (2008), para ser bem sucedido o empreendedor deve saber administrar todas as atividades relacionadas direta e indiretamente com o negócio, conhecer profundamente o cliente e suas necessidades, definir sua missão e visão, formular objetivos e estabelecer estratégias.

De acordo com Dornelas (2005), empreender é fazer algo diferente do convencional, ter estratégia em antecipar-se às mudanças, saber identificar uma oportunidade e aproveitar a oportunidade, assumindo a responsabilidade (riscos) sempre com ousadia, criatividade, inovação e muita determinação. Empreendedores são pessoas diferenciadas, que querem ser reconhecidas pelo seu desempenho e habilidade empreendedora.

Segundo Dornelas (2005), o processo empreendedor pode ser ensinado e aprendido por qualquer pessoa, mas o sucesso decorre de diversos fatores internos e externos ao negócio, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades de seu empreendimento.

Assim um empreendedor tem como principais habilidades:

A Visão: ampla quanto ao seu projeto, planejamento de ação e execução do seu empreendimento.

A Tomada de decisão: atitude no momento exato, precisos em suas ações, que devem ser calculadas e previstas, medindo todos os pontos fracos e fortes.

Seus diferencias: colocam idéias em prática, tem o poder de conquistar seus ideais, enaltecendo suas principais vantagens, obtêm o dom de dominar o mercado e atingir lucros nos seus projetos.

Formação de opinião e perfil de liderança: poder de cativar as pessoas e envolvê-las em seu propósito, com o cumprimento de recompensa por tal atitude de cooperação com seu líder.

Relacionamento interpessoal: interação e envolvimento dentro da sociedade que esta inserida para o alcance da realização do seu projeto empreendedor.

Organização: habilidade organizacional em assuntos que se referem ao seu projeto, financeiro, contábil, administrativo etc.

Planejamento: o principal recurso do empreendedor é planejar com o objetivo de minimizar erros e falhas. Todos os caminhos são devidamente calculados.

Conhecimento: total domínio de causa e efeito. Buscam o conhecimento intelectual e de fatos reais e concretos para que atinjam o auge do sucesso em seu empreendimento.

Frieza: comprometimento em assumir os riscos calculados durante seu planejamento estratégico, sabendo gerenciar possíveis riscos, tendo planos contingenciais durante o processo estratégico.

Respeito e valor à sociedade: sempre buscam a melhoria de vida às pessoas, ampliando as chances de empregos, movimentando a economia, utilizando sempre sua criatividade empreendedora e fascínio empreendedor.

O primeiro ponto para se identificar um bom projeto empreendedor, é detectar as oportunidades, ter conhecimento e identificar as necessidades e expectativas do público-alvo, Chiavenato (2008).

Uma boa pesquisa de mercado ajuda a detectar quem são os consumidores de potencial, que podem adquirir os produtos e/ou serviços do projeto empreendedor. Estudar o perfil da sua clientela, o histórico de consumo, suas preferências e hábitos.

          O estudo de mercado é feito através de levantamento de informações em todas as fontes possíveis, através de contatos pessoais, questionários, relatórios preenchidos por seus compradores ou vendedores, IBGE, revistas especializadas, além das empresas que possuem contato com os mesmos consumidores ou fornecedores que são o alvo da empresa.

         É correto fazer uma projeção de vendas, respeitando meses sazonais de oferta e demanda do produto e/ou serviço. Para isso é necessário analisar o mercado, a capacidade produtiva e a estratégia de marketing da empresa.

         Uma análise estratégica da empresa pode ajudar o empreendedor a entender melhor a situação do seu negócio e saber quais as alternativas deve seguir para atingir suas metas e objetivos.

         No plano de negócio, analisar a concorrência é dever de qualquer empreendedor que queira competir e vencer no mercado, pois além dos concorrentes diretos que produzem produtos similares aos da empresa, existem também os indiretos, que de alguma forma desviam a atenção dos clientes vendendo seus produtos. É importante que a empresa avalie o ambiente externo e interno e conheça suas forças e fraquezas para poder definir as oportunidades mais atraentes de negócios e conseguir detectar as possíveis ameaças que poça vir a sofrer.

         Para Chiavenato (2008), é recomendável adotar o benchmarking dentro da empresa, para verificar o que os melhores concorrentes estão fazendo e criar estratégias para superá-los.

         O momento de investir é o mais desafiador e o mais vulnerável  para qualquer empreendedor, pois a principal preocupação é de não correr o risco de falência nos primeiros anos de abertura do empreendimento. É necessário realizar o investimento inicial e considerar toda e qualquer situação de risco, desfavorável que poderá acontecer durante o início do projeto, e assim ter paciência no retorno do investimento realizado.

         De acordo com Dornelas (2005), para muitos empreendedores a parte financeira é a mais difícil do plano de negócios, porque refletem em números todas as despesas, incluindo investimento, gastos com marketing, despesas com vendas, gastos com pessoal, custos fixos e variáveis, projeção de vendas, análises de rentabilidade do negócio, etc.

         Um projeto inovador deve compor de um capital suficiente para financiar as atividades operacionais ao longo do tempo, com isso será possível adquirir ou alugar o local adequado, conseguir máquinas e instalações necessárias e estoques de matérias-primas ou produtos acabados.

         No início, as empresas costumam ser frágeis, justamente porque não conhecem muito o mercado em que atuam. Nesse momento o empreendedor deve estar perseverança e foco no seu projeto de maneira que ultrapasse a linha de sobrevivência da empresa.

         O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), dispõe de palestras e cursos que auxiliam o nascimento da empresa, e também cursos sobre gestão de qualidade, fluxo de caixa, marketing, finanças, etc.

         Todo projeto empreendedor deve ter a cautela de contratar uma assessoria de advogados e contadores, pois são estes profissionais que orientam sobre assuntos jurídicos e contábeis que dizem respeito ao projeto de negócio.

         E logo que o empreendedor atingir sua permanência no mercado, que seu projeto empreendedor esteja estabilizado, no parâmetro econômico e comercial que buscou durante seu planejamento estratégico, este deve profissionalizar sua gestão e contratar profissionais para que administrem sua empresa, seu negócio, e assim deverá inovar, criar, atingir novos objetivos e novas conquistas empreendedoras.  

        

Coleta e análise de dados:

 

         De acordo com a pesquisa aprofundada, entendemos que o Planejamento estratégico é palavra chave do empreendedorismo. O empreendedor de sucesso deve vislumbrar uma oportunidade de negócio, e assim executar um planejamento estratégico que seja satisfatório e inovador, de modo diferenciado e que esteja munido de muito conhecimento, estudo de técnicas competitivas, conhecimento do seu negócio, respeitando fatores políticos, econômicos e financeiros, aspectos sazonais, necessidade da demanda que podem interferir no resultado positivo ou negativo de seu empreendimento.

         Um projeto inovador deve ter apoio técnico nas áreas comercias, de logística, financeiro e contábil, recursos humanos, marketing e serviços terceirizados como contábil e direito, para que tenha uma postura empreendedora e capaz de assumir responsabilidades, desafios e sucesso em seu empreendimento.

         O empreendedor deve ser corajoso e cauteloso. Ter paciência e atitude no momento exato. Saber conquistar pessoas e envolvê-las com seu propósito de negócio.

         Ter domínio de causa e efeito. Analisar todos os pontos fracos que podem atrapalhar o resultado do seu negócio, avaliando a situação de modo bem realista, para que não se frustre se o seu negócio empreendedor não atinja o máximo do seu resultado e suas expectativas no início de seu empreendimento. Para isso, deve estudar e analisar o mercado e seus concorrentes. Estar preparado, disponibilizando ferramentas que sejam inovadoras e tendo vantagens competitivas perante a concorrência.

 

5. Resumo em português:

 

         É de extrema relevância ter um empreendimento que o objetivo seja a constante satisfação em atender a demanda e o mercado globalizado, tornando a oferta de um produto e /ou serviço muito mais competitivo e qualitativo. As tendências tecnológicas inovadoras e empreendedoras fazem com que as organizações se mantenham vivas no mercado, longe da falência e fracasso em seu negócio.

         Para tanto, a tomada de providências e mudanças organizacionais devem ser colocadas na prática. Deve existir um planejamento estratégico eficaz nas áreas: comercial, logística, marketing, financeira, recursos humanos e terceirizados como contábil e direito, para que assim o empreendimento atenda as necessidades de mercado globalizado.

         O empreendedor é um agente transformador, capaz de vislumbrar a empresa como um todo, sente-se orgulhoso e desempenha sua função com toda a satisfação, tem a liberdade de criar novos métodos e idéias de negócio que aumentam a lucratividade da empresa. É insistente quanto ao alcance de seus objetivos, é pró-ativo e sempre esta buscando novos desafios.

 

6. Resumo em inglês:

 

         It is extremely important to have a project the goal is satisfaction in meeting the constant demand and global market, making the supply of a product / service quality and more competitive. Technological trends make innovative and entrepreneurial organizations to keep alive the market, away from bankruptcy and failure in your business.

 To do so, to take measures and organizational changes should be put in practice. There must be an effective strategic planning areas: commercial, logistics, marketing, finance, human resources and contractors as accounting and law, so that the project meets the needs of the global market.

 The entrepreneur is a transforming agent, able to see the company as a whole, is proud and perform their duties with entire satisfaction, you have the freedom to create new methods and ideas that increase business profitability. It is insistent about the scope of its goals is proactive and is always seeking new challenges.

 

Conclusões:

 

         A diferença de um empreendedor é a sua inquietude, inovar, buscar novas fórmulas de sucesso, novas técnicas, novos produtos e/ou serviços que irão agradar o mercado globalizado. O empreendedor nunca se mantém satisfeito, sempre esta a frente de pessoas comuns. Não se acomoda com o resultado presente, sempre esta em constante evolução.

         Uma organização empreendedora tem o compromisso de formar uma equipe de colaboradores que almejem o mesmo objetivo e para isso, o empreendedor deve ter muita inteligência emocional para manter sua equipe motivada e unida com o mesmo comprometimento.

         Mas o mais importante é que o empreendedor deve acreditar no sucesso de seu empreendimento. Analisar todo o mercado potencial e todos os fatores de riscos. É fundamental que tenha comprometimento em seus objetivos e técnicas aprimoradas constantemente. Com a visão de poder transformar e inovar o ambiente social e econômico em que está inserido.

 

Referências Bibliográficas

 

CAVALCANTI, Marly. Gestão estratégica de negócios. 2ª Ed.São Paulo:  Pioneira Thomson Learning, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo transformando idéias em negócios. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Estratégia empresarial. Uma abordagem empreendedora. 2ªSão Paulo: Editora Atlas S.A, 1991.

http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/o-que-e/empreendedorismo- acesso em 26/08/2011 às 19:44

 

http://www.webartigosos.com/articles/31549/1/Conceito-de-Empreendedorismo/pagina1.html

acesso em 26/08/2011 às 20:20