FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

Curso Administraçao de Empresas

Raquel de Sousa Campos 868

Professor Orientador Lawton Benatti

 

A importância do Capital Intelectual nas Organizações

 A sociedade é a reflexão da economia de um país, do desenvolvimento das grandes empresas, e atualmente verificamos que muitos países não conseguem desenvolver com uma velocidade maior por falta de capital intelectual. Principalmente em países que não há investimentos na educação, nas pesquisas de tecnologias. Vimos que muitas empresas assume este papel do governo para que consiga sobreviver neste mundo globalizado.

Percebemos que grande organização prepara o seu funcionário para que seja o futuro da Empresa. Porém verificamos que os investimentos feitos por esta empresa não está isenta de perder todo o seu investimento em um determinado funcionário para o mercado de trabalho.

Alem do desenvolvimento humano, verificamos que as grandes organizações estão se estruturando tecnologicamente, porque é necessário que uma determinada empresa esteja estruturalmente apta para apoiar e facilitar o seu capital humano que foi treinado e dado competência para que seja aplicado no dia a dia da Empresa.

 Mas também devemos entender que não adianta essas Organizações terem grandes profissionais e uma estrutura tecnológica de última geração se não tiver um relacionamento impar com seus clientes, fornecedores, colaboradores e entre todos que estão envolvidos nos processos ou produtos da organização. E podem ter certeza que esse é um dos problemas mais comuns dentro de uma organização, o capital de relacionamento.

Sabemos que muitas empresas investem milhões em treinamento aos seus colaboradores para que seja colocado o mínimo exigido de um bom relacionamento entre os envolvidos do dia a dia da empresa, porque de fato, onde muitas empresas acabam perdendo seus melhores clientes, fornecedores, colaboradores quando a mesma possui um relacionamento ruim no seu ambiente de trabalho.

Podemos ver que qualquer dos itens citados acima é de suma importância para que uma organização consiga planejar, criar produtos, melhorar seus processos, sem o Capital Intelectual que envolve Capital de Humano, Capital de Relacionamento e Capital Estrutural, esta empresa pode não conseguir sobreviver nos dias atuais.

 Citação indireta

Maximiano (2000) afirma que as empresas brasileiras ainda estão se preocupando em proteger seus bens materiais tangíveis, como cadeiras mesas, deixando de lado seu bem intangível, que é o capital intelectual que entra e sai pelo portão todos os dias.

Referencias Bibliográficas

 http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0706/noticias/capital-intelectual-m0048457

www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde.../Referencial.pdf

http://www.infoescola.com/administracao_/capital-intelectual/