RESUMO

Os antigos mapas foram elaborados pelas civilizações antigas como os babilônicos. Acredita-se que o mapa mais antigo representava o mundo é o de Ga-Sur na mesopotâmia, logo indivíduos como Hecateu desenvolveram formas de representar a terra, Cláudio Ptolomeu, elaborou mapas com base no métodos matemáticos, dentre outros. Observou-se que vários povos como os árabes, chineses, indianos elaboraram mapas que os beneficiaram em suas conquistas.

Na idade média a crença religiosa que invadiu o contexto dos mapas, o que demonstrava um encontro dos aspectos espirituais e terrestres. A política foi um elemento que também teve influência nos mapas, onde favoreceu conquistas e também uma visão mais ampla do mundo.

Os mapas através dos séculos tiveram seu avanço, de forma que, as projeções de Gerardes Mercator, de Peters, Aitoff , Goolde, entre outros, foram modelos de mapas que favoreceram o desenvolvimento dos mapas atuais, de modo que, o desenvolvimento dos mapas precisa ser acompanhado por uma visualização que permita a identificação do que está se propondo ser analisado, por isso, a elaboração de símbolos é extremamente importante para o entendimento do receptor.

E é através das novas tecnologias como o GPS, o SIG, entidades como o IBGE (no Brasil) que proporcionam uma visão ampla do espaço, facilitando o desenvolvimento de localização da comunidade.

No Brasil os mapas os mapas ganharam ênfase através do descobrimento (portugueses) que com cartas descritivas dos aspectos climático, da fauna, da flora e dos povos indígenas, de modo que, essa observação possibilitou e facilitou a exploração.

Na educação os mapas possuem um papel importante para a formação do individuo. O docente pode demonstrar através de atividades com mapas como se localizar em seu bairro, cidade, estado, continente, como também ler e entender os mapas possibilitando ao discente a observar e localizar o mundo ao seu redor.