FACULDADE NOSSA CIDADE-FNC

Administração de  Empresas

Lara Hingrity Cavequi

Orientador: Lawton Benatti

 A importância da pesquisa de mercado, ao se abrir umaempresa.

Atualmente vivemos em um cenário econômico que não para de se desenvolver, comparando com o passado, ate os dias atuais, podemos notar o quanto mudou. No entanto, uma empresa de décadas anteriores não é a mesma que a dos dias atuais, com a chegada da tecnologia, muitos métodos, processos e ferramentas administrativas se renovaram e ate mesmo foram criadas e reinventadas. Uma que me chama a atenção é a Pesquisa de Mercado.

De acordo com (Kotler, 2006), pesquisa de mercado corresponde à elaboração, à coleta, a analise, e a adição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação especifica enfrentado pela empresa.

Pesquisa de Mercado ou Pesquisa de Marketing, nos auxilia na tomada de decisão,em uma empresa,seja ela antes,durante ou depois.
Muitas empresas se fecharam,por não terem realizado uma boa pesquisa de mercado. No entanto o contrario pode ser evitado seguindo as medidas adotadas:

  •   A primeira ação para elaborar uma pesquisa de reconhecimento de mercado é buscar informações sobre a área em que se pretende atuar em jornais, revistas, internet, associações de classe, entre outros. Essas são as chamadas fontes secundárias. Com base nessas informações, ficará mais claro definir o que se quer saber especificamente para realizar a pesquisa primária - aquela feita diretamente com consumidores, fornecedores ou concorrentes. Com a pesquisa o empreendedor pode saber, por exemplo, o potencial de mercado para determinado produto, o perfil do consumidor, a satisfação dos clientes com seus serviços, a eficácia da comunicação desenvolvida com os clientes, entre outras informações.
  • Dependendo do tipo de informação que interessa, deve-se determinar: público-alvo da pesquisaobjetivos principal e secundários.  O dono de um restaurante por quilo, por exemplo, que queira saber o perfil do possível consumidor, terá de determinar seus clientes potenciais (pessoas que moram na região, trabalham, circulam pela rua etc); o objetivo principal, que é conhecer os clientes (o que precisam, o que gostariam de comer) e saber o que poderia atraí-los para o restaurante; e os objetivos secundários, que podem ser, por exemplo, identificar variáveis que motivem esses consumidores, como preço baixo, rapidez no atendimento, ambiente do restaurante etc. O mesmo pode ser feito para identificar os concorrentes e possíveis fornecedores.
  • A maneira de chegar até o público-alvo da pesquisa pode ser desde questionáriosgrupos de discussãopesquisa por telefone ou outros, dependendo do objetivo e de quantas pessoas estarão disponíveis para aplicar a pesquisa.
  • definição da amostra - parcela da população (quantas pessoas) com a qual será feita a pesquisa - é um item importante principalmente para pesquisas quantitativas.
  • As perguntas devem ser elaboradas de maneira muito clara e objetiva, de acordo com aquilo que se quer saber.
  • Para fazer a pesquisa por conta própria, seja sozinho ou com a ajuda de familiares, amigos ou colaboradores, é preciso lembrar que a boa aparência dos pesquisadores é fundamental para que as pessoas se sintam à vontade para responder questionários.
  • De posse das respostas, os chamados “dados de pesquisa”, é preciso organizá-las para extrair as informações desejadas em um relatório final. A dica é usar tabelas e gráficos, pois facilitam a organização e visualização das informações.

Antes de se iniciar as atividades de uma empresa é necessário efetuar o plano do negocio, qual ramo da atividade a ser a ser seguido, que em muitas vezes não é o que acontece ainda sim pessoas abrem uma empresa “na sorte”, sem um planejamento, ou ate mesmo um controle, no que acarreta problemas futuros.

Poucas são as empresas de micro e pequeno porte que procuram uma consultoria, para realizar analise de mercado, e quando resolvem acabam por se assustar com o valor a ser cobrado. Uma pesquisa simples custa em media  á R$15.000,00,e com isso o empreendedor acaba por investir em sua própria empresa e não tendo conhecimento o quão importante o valor que o traria.
Mas uma solução não descartada,e muito viável,é efetuar a pesquisa por si só,com orientação existente no SEBRAE.

A pesquisa de mercado é de suma importância,se ainda sim não efetuada antes da abertura,futuramente ela será realizada para as possíveis resoluções de falhas sejam elas quais forem,ela é importante em qualquer fase,pois o mercado sempre está em mudança continua,e é necessário ficarmos atentos as mudanças.

 Referencia Bibliográfica:


Kotler,Philip;Keller,Kevin Lane.Administração de Marketing,12ºedição,São Paulo:Pearson Pretice Hall,2006


Samara,Beatriz Santos;Barros,Jose Carlos de.Pesquisa de marketing,1ºedição,São Paulo :Makron,1994


Cartilha SEBRAE.Como elaborar uma pesquisa de mercado.ed:SEBRAE:Serviço de apoio ás micro e pequenas empresas de Minas Gerais.