A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DOS CENTROS DIGITAIS DE CIDADANIA PARA A INCLUSÃO DIGITAL E SÓCIO-DIGITAL NO MÚNICIPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA. 

Rosália Barbosa dos Santos

Resumo: O acesso a tecnologia da informação e o incentivo às pesquisas educacionais e tecnológicas permitem o desenvolvimento social e local, a partir de uma forma complexa causando uma colisão nas realidades carentes contribuindo para a melhoria de vida da população. Em função disso o Ministério de Ciências e Tecnologia tem estimulado a inclusão digital com base no social, oferecendo o desenvolvimento de impertinência nas comunidades brasileiras onde essa política é voltada para pessoas de baixa renda que nunca tiveram acesso a meios tecnológicos, por isso foram implantados no Brasil centros públicos de acesso como os telecentros. Na Bahia em 2003 o Governo reconhece este fato de inclusão digital e sócio-digital visando assim a melhoria do quadro de excluídos digitalmente, e neste sentido iniciou-se a implantação de centros digitais que faz parte do Programa de Inclusão digital e sócio-digital do Estado da Bahia, onde o presente estudo analisa esta política nesses espaços públicos que se encontram no Município de Governador Mangabeira-BA, afim de perceber se a mesma contribui para a inclusão digital e sócio-digital dessa população. Por meio da abordagem qualitativa e quantitativa, a qual foi feita uma pesquisa de campo para verificar a viabilidade da inclusão digital e sócio-digital desses Centros, com o foco nas comunidades de Lagoa da Rosa e no Centro da Cidade, e por meio do questionário aplicado feito com perguntas fechadas e a sua interpretação de dados formuladas com base em fundamentos estatísticos através do Excel e do software Biostatic o qual foi medido a adesão dos usuários e a percepção deste quanto aos objetivos das políticas e pela entrevista que foi realizada com um funcionário de cada centro digital sendo eles chamados de monitores, além das visitas de quatro horas em cada um desses realizando assim a observação direta, que foi possível constatar que esta política de implantação de centros digitais possui uma falha em relação à quantidade de equipamentos de informática disponibilizados, e na capacitação dos agentes mediadores. 

Palavras-chaves: Inclusão digital e sócio-digital. Política de Inclusão digital e sócio-digital. Centro Digital de Cidadania.