A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA CARREIRA COMO FATOR DE SUCESSO PARA O ADMNISTRADOR DO SEC. XXI. [1]

 

                                                                                                          Arthur de Brito Mota²

Jaqueline Pimentel Dias Caeneiro³

Sumário: Introdução; 1. O Administrador; 2. Gestão da Carreira; 3. Utilizando a Gestão da Carreira Para que o Administrador Consiga Sucesso Profissional; Conclusão.

 

RESUMO

 

O presente artigo tem como objetivo apresentar as características do administrador, as suas habilidades e competências, e evidenciar a administração como ciência. Evidenciar também a gestão da carreira e seus conceitos, o conceito de carreira e demonstrar como o administrador poderá utilizar a gestão para que ele consiga atingir o sucesso profissional.

 

PALAVRAS-CHAVE: Administrador. Gestão da Carreira. Sucesso Profissional. Empregabilidade.

 

INTRODUÇÃO

 

A administração é um curso e profissão de destaque nos dias atuais, tendo em vista que é fundamental que toda a organização tenha um administrador. Para que ele possa gerenciar os seus recursos.

O administrador tem um grande papel na sociedade, devido ao desenvolvimento das empresas que sempre buscam a melhoria local, geram rendas e empregos.

Para o sucesso da profissão o administrador tem sempre que estar se atualizando e se qualificando, sendo necessário o conhecimento de suas qualidades básicas necessárias ou suas habilidades e competências que ele tem que adquirir ao longo de sua carreira.

Diferencia a carreira de emprego é algo fundamental para quem busca o sucesso, tendo em vista que o sucesso é algo conquistado com muito esforço, tem que ser feitas ações planejadas e executadas com visão no futuro para que isso aconteça, a partir daí colher os frutos de um trabalho bem feito.

Atualmente a carreira tem se diferenciando do que era pensado na década de 70 ou 80, em que se pensava em “fazer carreira na empresa”, aquele que você vai subindo de cargos até chegar ao topo, mas nos dias atuais existem outras formas devido a adequação das empresas as mudanças do mercado.

Para que o administrador seja um profissional bem sucedido ele edeve aplicar conceitos da administração e sua carreira, passando por planejar, organizar, liderar e controlar.

O autoconhecimento é uma ferramenta que deve ser analisada para que se consiga o sucesso na carreira, devendo saber suas competências e habilidades e qualidades suas necessitas e gostos pessoais.

O mercado atualmente está em constante mudança e o administrador deve saber como estar preparado para as situações diárias, sempre se preparando para o futuro, buscando formas de aperfeiçoar suas técnicas que resultaram em torna-lo num profissional requisitado no mercado, um profissional que seja necessário para a sua empresa, que desempenhe um trabalho com eficiência e eficácia.

1        O ADMINISTRADOR

A administração como ciência tem muito destaque nos dias de hoje, portanto o administrador é fundamental para o sucesso de uma empresa e assim também tem uma grande importante para a nossa sociedade.  

Tamanho é o crescimento da administração que hoje o curso em geral, no Brasil forma 114 pessoas, tendo mais de 1500 cursos superiores na área. Portanto o administrador é um profissional que está presente no mercado e cada vez mais é necessário o entendimento da sua importância nas organizações (PERIARD, 2015).

Administração pode ser dita como um conjunto de processos que visa o alcance dos objetivos da empresa, utilizando todos os seus recursos disponíveis, tanto materiais quanto humanos.

O administrador tem 4 processos fundamentais para executar o seu trabalho, sendo o primeiro de planejar, que é onde se define os resultados que se deseja alcançar com aquela ação, depois organizar, que é onde se define os recursos necessários para a execução da tarefa, depois liderar, que é onde se distribui as tarefas e motiva os funcionários a fazerem aquela ação, e por último o controle, que acompanha a evolução das atividades adequando aos objetivos previamente estabelecidos (CHIAVENATO, 2011).

O alcance dos objetivos é algo fundamental na administração, onde se existe a “cultura” de foco nos resultados e para isso sempre o administrador deve buscar formas eficazes e eficientes de execução de uma atividade para que a empresa em que ele trabalhe tenha sucesso em suas operações.

O administrador não deve ser visto apenas como um gestor, pois suas atividades contribuem tanto para o desenvolvimento do mercado local, quando para a sociedade, já que se o administrador for um empreendedor ele emprega vários funcionários e com isso faz com que suas famílias obtenham renda mensal, também faz com que o mercado se desenvolva pois é mais uma opção para o público em geral (CHIAVENATO, 2011).

Para o desenvolvimento de uma atividade administrativa de sucesso, existem três habilidades  que são: habilidades técnicas, que consiste na execução de tarefas, como lidar com objetos físicos e números; habilidades humanas que consiste na relação pessoal, pode também ser confundida com inteligência interpessoal, que é a facilidade de se relacionar com as outras pessoas e exercer uma influência sobre elas; e por último as habilidades conceituais, que é um conhecimento mais teórico e ampliado sobre o ato de planejar e o que deve ser feito na empresa, o administrador que é dotado dessa habilidade tem mais facilidades a diagnosticar e resolver problemas dentro de sua empresa, sempre com um olhar no futuro da organização (MAXIMIANO, 2004).

Essas 3 habilidades são importantes para todos os administradores, pois são fundamentais nos 3 níveis da operação, no operacional onde se deve ter uma maior habilidade técnica, no gerencial tem que ter uma habilidade humana muito grande já que tem que lidar com pessoas o tempo todo e está sempre motivando elas e buscando que elas façam o seu melhor para que a empresa tenha um resultado positivo, e na direção da empresa tem que ter uma grande habilidade conceitual, já que é onde é feito o planejamento da empresa e onde deve estar sempre buscando o melhor de toda a operação (CHIAVENATO, 2011).

As habilidades que o administrador deve ter está demonstrada na figura a seguir:

Figura 1: Habilidades do administrador

Fonte: CHIAVENATO, 2011, p.4.

Além das habilidades o administrador tem que possuir competências pessoais, que é uma qualidade que o administrador deve possuir que o permite avaliar uma determinada situação e apresentar uma solução para o caso.

O administrador de hoje vive num mundo de mudanças, que vive evoluindo e sempre surgindo novas informações, e para isso ele deve adquirir competências, que ao longo do tempo podem ser perdidas, mas existem 4 competências que o administrador deve ter que deverão ser duráveis para o sucesso de sua carreira.

O conhecimento que compreende o acervo de informações que o administrador deve possuir, e além de possuir um acervo de informações, deve estar sempre lhe atualizando para que se possa acompanhar as mudanças no mundo dos negócios. Mas além de possuir o conhecimento, deve-se também poder a capacidade de saber compartilhar esse conhecimento pois se ele não souber compartilhar, só ele vai ter esse conhecimento e a sua empresa não poderá partilhar de uma informação que possa ser importante.

Perspectiva, consiste na aplicação do conhecimento, trabalhar com eficiência e eficácia, torna-se uma peça fundamental na empresa, e dar o melhor de si para executar uma determinada tarefa. Essa competência incide na aplicação dos conhecimentos que o administrador possui em sua mente, adquirido após anos de estudos. A perspectiva também é a capacidade de avaliar situações e propor soluções para que sejam resolvidas.

Julgamento é a competência que completa as duas anteriores, pois consiste em avaliar uma situação com clareza, obtendo os dados necessários para que se analise a situação com maior embasamento possível e assim sugira soluções para o caso.

A competência atitude consiste na forma que o administrador confronta as situações do dia a dia, se ele tem inciativa, se ele busca inovar em sua gestão, buscando novas formas de execução e quando se deparar com obstáculos, saber como enfrentar a situação, buscando sempre resultados. A atitude compreende mais o fazer acontecer, é ter uma meta e buscar sempre atingi-la, estar numa situação de crise e saber confrontar ela.

Figura 2: Competências do administrador

Fonte: Chiavenato, 2011, p.5.

Este capitulo tem como pretensão demonstrar os conceitos tanto da administração quanto do administrador e sua importância para a sociedade.

2        GESTÃO DA CARREIRA

A carreira é diferente de um emprego, tendo em vista que a carreira não é formada por um curto período de tempo, então a gestão da carreira auxilia o profissional a dar um direcionamento melhor com planejamento e definição de metas.

Sobre carreira existe uma distinção entre planejar, desenvolver, gerenciar, auto gerenciar, empregabilidade.

Planejar a carreira é quando a empresa diagnostica uma futura necessidade de promoção e busca formas de preenche-la, já a gestão de carreira é quando uma organização avalia as necessidades futuras e busca formas de qualificar pessoas para preenche-las, desenvolvimento é a junção do planejamento e gestão, auto gerenciamento é a gestão que cada pessoa tem sobre a sua carreira, tentando sempre se atualizar para se manter uma pessoa fundamental para a organização, ou seja com empregabilidade alta.

Antigamente era uma tradição a empresa montar um plano de carreira para o funcionário, de uma forma que o seu cargo fosse aumentando de forma gradativa, tendo em vista que isso funciona em empresas com o seu organograma vertical, daí o funcionário que merecesse ia crescendo de função/cargo até chegar ao topo.

Segundo Quishida et al. (2009, p.80) “Nas décadas de 1970 e 1980, predominava o modelo de carreira organizacional caracterizado pela carreira profissional dentro das organizações, pelo emprego de longo prazo e estabilidade no trabalho”

Atualmente as empresas já buscam enxugar mais o seu nível hierárquico, portando a mudança de cargos está sendo feita mais de forma horizontal, que é quando se muda de cargos no mesmo nível, mas que podem ser mais complexos e que envolvam outras especialidades.

Conforme Chiavenato (2014, p.197), constata:

Tradicionalmente, as empresas elaboravam um plano de carreiras para preparar as pessoas no sentido de ocuparem cargos gradativamente mais altos em suas hierarquias [...] Hoje, com organizações achatadas em razão do enxugamento dos níveis hierárquicos, o encarceramento está se tornando cada vez mais horizontalizado.

Existe também uma tendência para que a gestão de carreira passe a não ser mais por meio de cargos, mas sim por competências, que é a adequação do funcionário a partir das competências que ele possui para a necessidade da posição que ele tem que ocupar. Na figura abaixo pode-se perceber a competência adequada para cada cargo de gerencia.

Figura 3: Matriz de Competências

Fonte: Chiavenato, 2014, p.197.

Quando Se alinha os interesses das duas partes envolvidas na carreira, tanto o empregador quanto o funcionário, ai se consegue ter uma gestão estratégica da carreira, portanto o funcionário deve conhecer os interesses da empresa e a empresa deve buscar também saber os interesses futuros desse funcionário e quais são suas necessidades reais.

Para que o empregado entenda a carreira como um processo ao longo do tempo, ele deve se auto conhecer, tentar descobrir também quais são os seus gostos, os interesses e necessidades futuros para que ele possa planejar a sua carreira, definir metas e objetivos.

A empresa também deve buscar conhecer o seu funcionário pois a partir disso pode planejar também o desenvolvimento dele para que quando surgirem necessidades no futuro, aquele funcionário esteja preparado para supri-las, sem que a empresa tenha a necessidade de contratar mais pessoas. Quishida et al. (2009, p.90) afirma que “as pessoas precisam de ajuda no processo de pensar, discutir e estabelecer planos de carreira”.

Portanto para uma gestão estratégica da carreira é necessário que tanto o empregador quanto o funcionário conheçam as suas competências e metas, para que se possa alinhar e buscar sempre um futuro de sucesso pois se o funcionário crescer dentro da empresa, isso quer dizer que ela vai poder colher melhores resultados. Segundo Quishida et al. (2009, p.90) “a organização precisa desenvolver suas competências essenciais para garantir vantagem competitiva”.

3 UTILIZANDO A GESTÃO DA CARREIRA PARA QUE O ADMINISTRADOR CONSIGA SUCESSO PROFISSIONAL

O primeiro passo para o sucesso profissional consiste no administrador aplicar para a sua carreira aquilo que sempre estudou: metas. Sim pois a partir dela o administrador terá datas e objetivos finais e começar a planejar como atingi-los.

Estabelecer objetivos é um processo continuo já que no começo da carreira o administrador deve ter metas e objetivos estabelecidos, mas no decorrer de suas vidas vão ocorrer mudanças seja no mercado ou na vida profissional, então as suas metas sempre deverão estar de acordo com o mundo esterno e a vida pessoal.

Conforme constata Segundo Quishida et al. (2009, p.88) “Entendendo as demandas externas e utilizando o seu referencial interno, cada pessoa deve estabelecer objetivo, e depois, definir estratégias de ação [...]”

Conforme descrito acima definir estratégias de ação é o que deve ser feito após a definição das metas, e para isso o administrador tem que planejar ações e estudar o mercado para saber onde ele pode se empregar e quais especializações terá que fazer no futuro para se manter sempre atualizado.

Confirmando o descrito acima Quishida et al. (2009, p.87):

O plano deve incluir não somente um encarceramento de situações e posições, mas também atividades e ações que contribuam para o aperfeiçoamento pessoal como desenvolvimento de competências por meio da participação em cursos, projetos e experiências diversas.

Para que o administrador consiga o sucesso em sua carreira profissional é buscar o autoconhecimento, pois como explicado no capítulo anterior, isso auxilia em suas futuras escolhas, já que as escolhas que ele fará que irão definir o seu futuro.

Conhecer as suas competências é um fator importante para o sucesso de sua carreira, tendo em vista que muitas empresas já utilizam o gerenciamento de carreira por competências e se o administrador conhecer as suas ele deverá buscar maneiras de evidencia-las e também buscar adquirir outras.

As habilidades também farão diferenças pois a cada vez que ele quiser subir no nível hierárquico ele deverá obter mais conhecimento conceitual conforme evidenciado no capitulo 1.

Ter o conhecimento de suas competências, gostos, objetivos e habilidades e principalmente interesses e necessidades futuras fazem parte do autoconhecimento, que é algo importante para o sucesso da carreira, isso faz com que o administrador tenha uma visão de onde pode melhorar, e quais habilidades ou competências deve adquirir para chegar até onde sua meta previamente estabelecida diz.

Segundo Quishida et al. (2009, p.87):

Buscar o entendimento sobre os próprios pontos fortes e fracos, valores pessoais, estilo e personalidade são importantes [...] Esse processo (de autoconhecimento) pode ser realizado com o suporte de instrumentos eu a organização disponibiliza em sua estratégia de gestão de pessoas, como assessoria especializadas ou mesmo pessoas que atuam como mentores e fazem parte da rede de indivíduos.

Como citado acima é importante que o administrador tenha uma rede de indivíduos que o auxiliarão tanto como uma espécie de consultoria quando em aconselhamento profissional que pode ser muito útil, tendo em vista que os outros administradores podem oferecer um ponto de vista diferente que fará com que tenha uma outra ideia sobre um determinado assunto abordado.

A rede de contatos é algo de extrema importância pois também podem surgir novas oportunidades de emprego tendo em vista que algumas organizações fazem o recrutamento através de indicações.

As empresas atualmente utilizam muito o recrutamento por indicação podendo ser tanto de funcionários quanto de parceiros, tendo em vista que é um sistema de recrutamento de baixo custo e rápido. Essa forma de recrutar é muito eficiente já que quando alguém indica um funcionário para a empresa ela passa a se sentir “responsável” pelo rendimento do funcionário, então a pessoa sempre busca indicar alguém de confiança (CHIAVENATO, 2014).

Outro fator que ode gerar sucesso na carreira do administrador é estar sempre antenado no mercado para que ele possa identificar oportunidades, e tendências de mercado, pois ele pode ter certas competências e habilidades que são fundamentais para um cargo que está em evidencia no mercado atual.

Como diz Quishida et al. (2009, p.88) “Carreira é futuro. Por isso, cada indivíduo deve se conhecer, para conseguir adequar suas características às demandas externas”.

Deste modo é de vital importância que o administrador esteja antenado as mudanças tanto do mercado quanto das organizações, tendo em vista que mesmo em tempos de crise existem oportunidades.

Para identificar as oportunidades de carreira existem dois fatores a serem considerados: os tangíveis, que consiste na localização, situação do segmento em que trabalha, remuneração e qualidade de vida; os fatores intangíveis, ambiente das organizações, chefe ideal, e elementos de satisfação e insatisfação.

 Um conceito que deve estar sempre na mente do administrador de sucesso é a empregabilidade, ou seja se manter necessário para as organizações, não só para a que ele está atualmente trabalhando, mas também para outras empresas que poderão ter interesse nele.

Empregabilidade segundo Chiavenato (2014, p.199): “é a condição de uma pessoa se manter sempre empregada e constantemente procurada pelas organizações do mercado.”

Portando o administrador que administrar a sua carreira de forma estratégica com definições seguidas por execução de ações e conciliando com as demandas externas e internas, deverá obter sucesso em sua vida profissional.

CONCLUSÃO

Administração é um processo em envolve muito planejamento e na quando se trata de carreira não é diferente, pois o profissional tem a necessidade de conhecer suas competências e habilidades como ninguém para poder destacar elas, usa-las e estar em constante evolução, tendo em vista que sempre deverá executar suas ações com eficiência e eficácia.

A gestão da carreira como foi visto acima é uma ferramenta fundamental para o sucesso profissional seja do administrador ou de qualquer outro funcionário, pois nela você tem que se conhecer, para definir os seus objetivos, traçar metas, e planos de ações para que esses resultados sejam alcançados.

Por fim, o administrador tem que estar sempre de olho do conceito de empregabilidade, que é aquele funcionário que é desejado em sua empresa e por outras empresas concorrentes também, e esse funcionário vai estar sempre com opções de cargos a sua escolha.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Ed. Elsevier. 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo, Ed. Manole. 2014.

MAIMIANO, Antonio C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo, Atlas. 2004.

QUISHIDA, A. et. al. Gestão de Pessoas: Perspectivas Estratégicas. São Paulo, Atlas. 2009.

PERIARD, Gustavo. Quantos Administradores Existem no Brasil. Disponivel em: < http://www.sobreadministracao.com/quantos-administradores-existem-brasil/ >. Acesso em 7 de março de 2015.