FAMESP -FACULDADE MÉTODO DE SÃO PAULO

MBA GESTÃO EM EVENTOS

Aluna: Sandra Mara Marques de Matos

Prof. Orientador: Lawton

Este artigo descreve a importância da precificação nos serviços de eventos.

A realização de um evento engloba diversos outros segmentos de serviços, tais como: decoração, recursos humanos, fotografia, equipamentos e utensílios, alimentos e bebidas,dentre outros. 

É primordial que cada um desses serviços seja contabilizado, e seus custos calculados detalhadamente para que não hajam surpresas desagradáveis.

Segundo Bernardi (2004, notas de resumo, São Paulo, Atlas), os conceitos de bens e serviços, nos dias atuais, determinam o quanto o mercado está disposto a pagar, o que torna o preço um assunto de vital importância. O paradigma Preço de custo mais lucro da empresa precisa ser revisto, em vista de que o lucro depende da competividade da empresa, e de sua presença no mercado.

O custo é fator determinante para a formação correta do preço, pois ele é o que se gastou para a realização daquele serviço. Caso não seja calculado de forma adequada, há o risco de na contabilização final de um evento obter-se prejuízo em vez de lucro, o que seria desastroso.

A formação do preço a ser cobrado por um evento deve levar em consideração diversos fatores: mercado, custo real do 'produto ou serviço", a expectativa do cliente, o lucro desejado, dentre outros.

A gestão financeira é um fator indispensável para o sucesso de uma empresa organizadora de eventos.