Em um mercado tão competitivo, as empresas buscam cada vez mais profissionais que além de capacitação, possuam habilidades para lidar com situações e imprevistos do dia a dia.

A gestão de pessoas é a área responsável por trabalhar nessa seleção e garantir o sucesso da empresa, trazendo para dentro dela os melhores colaboradores. E para isso, muitos adotam uma boa dinâmica de grupo para conhecerem e descobrir o perfil e habilidades de cada candidato, e assim, selecionar o melhor para determinado cargo.

Para preencher a vaga são levadas em conta as habilidades exigidas para desenvolver as atividades atribuídas ao cargo, assim como as características pessoais que também são extremamente importantes, já que as aptidões para determinadas atividades sempre variam de pessoa para pessoa. Em alguns casos, essas aptidões não são passíveis, o que pode dificultar e muito o profissional do departamento de gestão de pessoas capacitar e treinar o candidato.

A dinâmica de grupo, também é bastante utilizada para capacitar as pessoas que já fazem parte da organização, para que assim, possam ter conhecimento da reação e como cada um vai lidar com as novas situações pela qual a empresa está passando. Assim como também é utilizado em alguns casos para remoção estratégica de colaboradores, principalmente aqueles em determinados setores ou cargos onde a falta de rendimento é causa da falta de competência, às vezes pela falta de aptidão física ou mental.

As realizações das dinâmicas de grupo são grandes facilitadores e também, uma oportunidade para que as pessoas possam se libertar de algumas filosofias e crenças. Em se tratando de um recrutamento, esse é o processo que vai garantir aos profissionais do departamento que está contratando, conhecer o candidato e suas aptidões perante aos encargos da vaga em questão.

A dinâmica em processo de recrutamento é uma ferramenta de grande valia.