Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos / Consultoria de RH

Profº Orientador: Lauton Benatti

Jaqueline Silva campos

A IMPORTANCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO

A avaliação de desempenho é um processo utilizado para medir a capacidade e desempenho do funcionário. É um instrumento muito importante na administração de Recursos Humanos, pois permite que o gestor identifique se o funcionário está apto ou não para exercer determinada função e se o mesmo precisa de algum treinamento específico.

A AD serve para estimar o valor e a excelência do trabalho de uma pessoa dentro da organização, ou seja, mensurar a possibilidade de crescimento profissional. É também, um meio de medir problemas e ajudar a melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Existem vários métodos de avaliação que podem ser utilizados, alguns mais simples outros mais complexos, porém todos com o mesmo objetivo. Sendo assim, cabe ao gestor analisar cada caso e identificar qual o método mais adequado a ser aplicado.

A avaliação de desempenho foi criada para acompanhar o desempenho do funcionário e medir seu nível de CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). De acordo com Chiavenato (2010, p.242) “toda pessoa precisa receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como está fazendo seu trabalho e fazer as devidas correções”. A AD beneficia tanto o funcionário que tem a chance de conhecer seus pontos fortes e fracos, quanto à chefia e a organização que podem identificar as necessidades de aperfeiçoamento procurando melhorar e aumentar sua produtividade.

Os resultados podem ser avaliados quantitativamente ou qualitativamente ao final de tudo é preciso passar o feed back seja ele negativo ou positivo, somente através dele será possível identificar os erros e acertos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de Pessoas, 3ª ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.