A importância da Análise de Crédito nas Organizações
 
A importância da Análise de Crédito nas Organizações
 


A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CRÉDITO NAS ORGANIZAÇÕES.

A constante evolução no mercado, o aquecimento do mercado consumidor, as facilidades oferecidas pelo governo, entre outros fatores, tem feito da análise de crédito, uma ferramenta mais do que necessária em qualquer empresa que se preocupe em conhecer melhor seus clientes e que principalmente, não queira ter surpresas desagradáveis na hora de receber seus títulos.

Outro ponto, desta vez sem lado positivo, que torna a análise de crédito fundamental é a grande variedade de formas e pessoas agindo de má fé.
Com a grande competitividade e igualdade no mercado fornecedor, a cada dia fica maior a disputa por novos clientes e, é desta busca por mercado consumidor que os mais variados tipos de golpistas se aproveitam.

Com o propósito de identificar estes golpistas, ou no mínimo, diminuir o risco de sofrer um golpe ou um prejuízo de ordem natural, o processo de análise de crédito vem ganhando força e importância dentro das empresas e, principalmente, na consciência de seus administradores.

Num passado não tão distante, um setor de análise de crédito ou o desenvolvimento de um processo de análise, era visto como despesas desnecessárias, gastos supérfluos ou ainda, como um capricho de algumas organizações. Mas o bom resultado apresentando às empresas que adotaram o processo de análise de crédito e a relação custo x benefício deste processo, está mudando a avaliação da grande maioria dos administradores no Brasil.

O processo de análise de crédito exige grande comprometimento e conhecimento do mercado, por parte das pessoas que desenvolvem esta função. Sem importar o ramo ou tipo de clientela que a empresa busca.
Pessoas despreparadas, sem instrução, ou ainda, sem comprometimento com o processo, podem sim, fazer da análise de crédito uma despesa desnecessária e pior, pode ir em direção totalmente oposta ao que se destina o processo de análise de crédito.

Profissionais despreparados, sem conhecimento do mercado, ou descomprometidos com o processo e a organização que os emprega, podem fazer deste processo uma fonte de prejuízos incalculáveis. Por isso, é importantíssimo contratar profissionais altamente capacitados, sem deixar de reciclar os conhecimentos destes profissionais, uma vez que o mercado não para. O que hoje é tendência ou não faz a menor importância, amanhã pode não valer mais nada ou ser extremamente importante.
 
Avalie este artigo:
1 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também