Melânia Z. Ferronato
Drº Nicolas Floriani
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Resumo
Os signos da paisagem são atributos qualificados pelo indivíduo que percebe o espaço, isto é, subjetivamente representa a paisagem e, em base a sua matriz sociocultural, impondo valores e sentidos ao espaço. Destacadamente, o ato de apreciar e vivenciar a paisagem, inclui também variáveis estéticas (inerentes ao indivíduo, mas também culturalmente condicionados) marcantes na definição de atrativos turísticos. Portanto, a investigação dos atributos estéticos da paisagem remete ao estudo da percepção e representação espacial, qualificando, assim, os espaços. Assim, esta pesquisa tem como intuito caracterizar a paisagem do ponto de vista dos atrativos turísticos, do espaço urbano, com metodologia do meio natural, tentando enganchar características desta com o meio urbano do município de Irati-PR, tendo como objetivos específicos verificar a aplicabilidade da metodologia de Planejamento do Espaço Turístico, de Roberto Boullón, e por fim, selecionar resultados que tornem propícia a pesquisa de dissertação de pós-graduação em "Gestão do Território" pela UEPG.

Palavras-chave: paisagem, planejamento local, Irati-PR

Abstract
The signs of the landscape are qualified attributes by the individual who realizes the space, that is, subjectively represents the landscape, and its socio-cultural basis, imposing values and meanings to space. Remarkably, the act of enjoying and experience the landscape, it also includes aesthetic variables (inherent to the individual but also culturally conditioned) outstanding in the definition of tourist attractions. Therefore, investigation of the aesthetic attributes of the landscape refers to the study of perception and spatial representation, qualifying, this way, spaces. Thus, this research has the aim to characterize the landscape from the viewpoint of the tourist attractions of the urban space of Irati-PR, and has the specific objectives as verifying the applicability of the methodology of Space Tourism Planning, of Roberto Boullon, and finally, select favorable results to make the dissertation research of graduate "Gestão do Território" by UEPG.

Keywords: landscape, local planning, Irati-PR

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como finalidade caracterizar a paisagem no caráter turístico do município de Irati-PR, e como objetivos específicos verificar levantamentos bibliográficos, interpretar metodologia de pesquisa selecionada, e, por fim, selecionar resultados que engrandeça a pesquisa de dissertação de mestrado.
Em primeira ordem metodológica, o levantamento bibliográfico é uma necessidade fundamental, que analisa a paisagem, sua identidade e esclarecimento das idéias do turismo
A idéia num segundo momento é de apresentar os significados de: análises, propriedades, tipos e a descrição, a bibliografia utilizada do livro Planejamento do Espaço Turístico, de Roberto Boullón, que, juntamente, com o turismo consegue descrever a paisagem do meio natural, mas num primeiro momento, tenta-se encaixar a ideia no meio urbano. Para que assim num terceiro momento a caracterização da área de estudo juntamente com as interpretações desses dados, consiga-se apontar a caracterização da paisagem no município de Irati-PR. As fotos foram selecionadas pelos próprios autores.
Para Murta e Albano (2002, p.9):

"(...) a experiência turística é fortemente visual, o olhar do visitante procura encontrar a singularidade do lugar, seus símbolos e significados mais marcantes. Os ambientes, sobretudo as cidades, devem ser vistos como um enigma a ser desvendado pela exploração, como um texto a ser interpretado pelo explorador."

Portanto, visa ao tópico análise da paisagem, com todos os itens encontrados segundo Boullón (2002, p.124), com uma grande quantidade de informação sobre o ambiente natural, tendo quatro fatores sendo, topografia, tipo de vegetação, clima e habitat.
A topografia (relevo do terreno, morfologia do terreno), "refere-se às diferentes formas que a crosta terrestre pode assumir, sendo um dos extremos a planície e outro as altas montanhas, passando por uma série de formações intermediárias que, por sua singularidade, podem-se transformar no elemento paisagístico (...)."
O tipo de vegetação, (original e plantada) "nas paisagens abertas que abrangem um panorama extenso, atua como a "vestidura" da topografia e pode representar o elemento principal para as visões próximas que se têm quando se entra e circula (...)."
O clima (situações atmosféricas perceptíveis) (...), "serve para conhecer em que época do ano e a que hora do dia cada paisagem encontra sua plenitude estética. Por outro lado, o clima pode mudar o aspecto de uma paisagem, até fazê-la perder suas qualidades, como ocorre com a neblina ou com as nuvens, (...)."
(...) o conhecimento do habitat (efeitos da ação do homem e condições de habitabilidade do mundo biótico) "é necessário porque, graças a ele, a informação se enriquecerá e mostrará, por um lado, as formas de vida de cada lugar e seu efeito sobre a natureza e, por outro, as condições ecológicas requeridas pelas espécies selvagens e plantas autóctones para sua existência".
As propriedades da paisagem, também no Boúllon (2002, p.129 e 130) contém os itens: diversidade, repetição, unidade e mudança.
Diversidade "que depende da quantidade de componentes, visualmente diferenciáveis dos diversos pontos de vista dos quais se pode contemplar uma paisagem. A análise da diversidade é um dos indicadores básicos para definir os percursos e os mirantes de uma paisagem."
Repetição "que indica a presença reiterada de uma forma ou motivo natural em tal grau que cheguem a dominar a cena."
Unidade "que se refere ao equilíbrio visual dos componentes de uma cena. A unidade de uma paisagem é um dos valores da natureza que mais dificultam sua leitura às pessoas não treinadas na captação da diversidade."
Mudança "faz função as matizes que uma mesma paisagem adquire conforme as horas do dia e os dias do ano."
Verificando os tipos de paisagem Boullón (2002, p.130) classifica em homogêneas e heterogêneas, portanto
As paisagens homogêneas são as que, como as planícies ou mar, estão integradas por muito poucos elementos e apresentam a vantagem de que sua leitura é simples, mas também o duplo inconveniente de que é muito difícil diferenciá-las e reconhecê-las e que, por sua monotonia, fazem com que o turista comum que permanece longo tempo nelas acabe por se entediar. Por sua vez, a paisagem heterogênea são formadas por uma grande quantidade de elementos, o que embora consiga prender a atenção do observador, dificulta sua interpretação e memorização.
Há três fatores que contribuem para se decifrar a paisagem, a saber: estrutura, forma nítida e diferenciação.
A estrutura para Boullón (2002, p.133) "é a lei de distribuição, disposição e organização das partes que integram a cena natural que se observa. Geralmente é determinada pelo relevo, que é o principal elemento visual de identificação de uma paisagem."
As formas nítidas para Boullón (2002, p.134) "são partes mais visíveis ou identificáveis, e, por sua própria notoriedade, qualificam o tema da paisagem. Uma forma nítida pode ser constituída por coisas tão diferentes entre si como o cone de um vulcão, um lago ou uma flor."
A diferenciação para Boullón (2002, p.135) "apóia-se em uma relação entre a paisagem e o observador, que surge quando a permanência aumenta e a observação se aguça, o que permite descobrir suas partes secundárias."
A análise dos itens a partir das fotos ou mesmo da descrição do local, há a necessidade de detalhar questões problemáticas, que são feitas a todo o momento na pesquisa, como: a caracterização da paisagem no município de Irati-PR pode vir a ajudar no seu desenvolvimento junto aos órgãos públicos e privados? O que toda a pesquisa junto com o turismo pode trazer à comunidade?
Para tentar responder às questões, o artigo traz a contextualização teórica que analisa a paisagem, sua identidade e esclarecimento das idéias do turismo.