Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Nome: Taliane Patricia de Carvalho

A busca por inovação nas empresas

A inovação e a tecnologia é uma das soluções mais buscadas pelas empresas para ter um diferencial, criar algo inédito ou melhorar algo que já existe fazendo com que se torne uma empresa melhor do que seus concorrentes.

Conforme Myerse Marquis (1969 apud TROTT, 2012, p. 3), a inovação é a união da concepção de uma nova ideia, a invenção de um novo dispositivo e o desenvolvimento de um novo mercado, de forma integrada.

Um exemplo de inovação e uma das empresas pioneiras no conceito de “loja virtual” laçado nos anos 90 foi a Magazine Luiza, trazendo conforto para seus clientes dando a opção de fazerem as suas compras de casa. Através dessa inovação as empresas começaram a criar essas lojas virtuais também.  

Outra empresa que podemos citar, pois inovou nas suas embalagens foi a Natura, ao criar a linha de produtos “Sou” que usa 70% a menos de plástico e o custo bem acessível e oferece ao consumidor que consuma até a ultima gota do seu produto.

Com isso essas empresas entraram no ranking e esta entre as 10 empresas mais inovadora da América do Sul, na lista elaborada pela Fast Company.

A inovação é um trabalho em equipe. Por mais que a ideia seja apenas de uma pessoa, o gestor tem que ter o papel importante de apoiar. Para a exposição dessas inovações, é necessário que o funcionário se sinta estimulado a apresentar as suas ideias, e que o mesmo se sinta a vontade de falar sobre elas.

Ter uma consciência da forma que é transmitida a informação e a maneira com que a organização recebe esses projetos, pois dessa forma, com um tratamento humanizado, cordial e mostrando o reconhecimento efetivo, consequentemente acabam aflorando ideias, entre elas inovadoras para a organização.

Vale lembrar que a inovação entra em vários outros fatores também, como ligar a inovação na estratégia da empresa, que pode trazer uma vantagem competitiva para as empresas, ser observador e enxergar o diferente com atenção e não se limitar apenas no que nos é mostrado, como no jogo dos nove pontos, por exemplo, que para conseguirmos alcançar o objetivo de conseguir realizar o desenho estipulado precisamos “ver além do quadrado” ter uma visão mais ampla, ir além, dar um pulo mais alto, digamos assim.

Inovar não só no produto em si, mais inovar da maneira como é apresentado ao mercado, para o cliente. Com isso, podendo obter espaço no mercado e na satisfação dos clientes.

REFERÊNCIAS

TROTT, Paul, Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. – 4. Ed.- São Paulo: Bookman, 2012