1 INTRODUÇÃO

A Língua Inglesa é a mais importante do mundo moderno. Ela tornou-se uma das armas mais importantes da linguagem oral. O povo brasileiro acredita que língua inglesa é muito rica, mas estamos sendo influenciados por palavras inglesas no nosso cotidiano. Como por exemplo: hambúrguer, show, sites e outros.
Esse idioma se tornou uns dos principais ativos na liderança global, pois temos muitas relações como à Língua Inglesa, como: Através de filmes por uma boa parte se tornam legendados, livros escritos em Língua Inglesa para ampliar os conhecimentos para o vocábulo. Serve também como auxílio de transações comerciais e negócios. Quando estudamos Língua Inglesa os alunos acabam desenvolvendo habilidades na fala, na escuta, na leitura e na escrita que eles terão de participar do emprego na sociedade.
Os alunos aprendem a se expressar de forma criativa e imaginária e se comunicam com outras pessoas com confiança e eficácia e acabam ficando entusiasmados para o aprendizado. Falar fluentemente a língua é importante, pois começa o gosto para ler histórias, poesias, dramas, ficção ou não ficção, e textos da mídia escrita todo em Língua Inglesa como forma de prazer para o conhecimento.
A sua importância é bastante abrangente: Pois esse idioma é fruto de comercialização mundial. A Língua Inglesa foi sendo ampliada na tecnologia (computadores) para facilitar o acesso de uma nova língua como forma de desenvolvê-la. Hoje existe a ampliação dessa língua na educação e universidades. A educação a 2º língua está sendo obrigatória, pois os alunos terão que terem um contato direto para uma Língua Estrangeira. No Ensino Fundamental a Língua Inglesa se torna por ser básico. Os alunos aprendem as regras gramaticais, abrangência de alguns vocabulários e analisar superficialmente a leitura do texto, buscando só o assunto geral. Os estudantes não aprendem a pronúncia da Língua Inglesa e acaba buscando cursos de línguas com período de quatro anos de estudos para falar fluentemente.
Existem vários fatores que fazem um aluno do Ensino Fundamental a não falar a Língua Inglesa:a)A questão do bom profissional, pois existem muitos professores que ensinam a disciplina de língua inglesa, mas não tem muita influencia da língua e o professor acaba sendo tapa buraco;b)Não tem um bom material didático, pois os alunos terão que ter livros de boa qualidade para ampliar os conhecimentos. c) Os alunos terão que ser motivados para aprender uma nova Língua. d)As escolas terão de ampliar seus cursos financeiros para a melhoria do ensino.
Então podemos falar dos recursos para facilitar o aluno do Ensino Fundamental a aprender a segunda língua:a)O ensino tradicional: O professor repassa as matérias e os alunos procuram aprender mais de horários de aulas e intervalos e com a utilização de livros.b)A internet: Hoje vivemos no mundo globalizado onde a tecnologia está sendo ampliada para o rumo do conhecimento humano. O aluno poderá visitar vários sites em Língua Estrangeira e retirar materiais para aprimorar o grau de compreensão textual. c)Imersão: Quando uma determinada pessoa já possui uma grande facilidade em Língua Inglesa, essas mesmas pessoas acabam fazendo o intercâmbio, para ser realmente um fluente na língua. Pois sabemos que a linguagem é uma forma de comunicação por símbolos e sons específicos que através de leitura ou da fala. Todos sabem que a Língua Inglesa é a mais popular de hoje em dia. Quando o aluno quer aprender uma nova língua, ele utiliza métodos para facilitar a aprendizagem.
Segundo ELLIS (1985, p.92), um dos métodos é a motivação.

A motivação faz o aluno interagir na sala de aula. É através dela que constitui uma aprendizagem com grande interesse. O interesse leva o estudante de Língua Inglesa a interagir na sala de aula. Quando um aluno é motivado tem uma grande facilidade para o estímulo do interessado. Com o aumento desse interesse gradativamente o aluno terá um bom rendimento e tirarás boas notas.

A principal idéia da escola é na busca para a retirada de notas boas e com isso leva o estudante a se estimular para a busca da premiação. São através das notas, elogios e outros que acabamos sendo motivado e influenciado no meio social, pois sempre gostamos que o professor nos elogiasse. E com isso tornamos motivados para aprendermos algo novo.
A língua não é apenas um veículo para a expansão de pensamentos, percepções, sentimentos e valores característicos de uma comunidade, mas também representa uma expressão fundamental da identidade social.
Portanto a Língua Inglesa está se tornando a segunda Língua oficial. Os estudiosos da Língua acabam sendo influenciados e isso deverá ser o grande salto para que esses alunos, principalmente no Ensino Fundamental e Médio se ampliem para a busca de melhores benefícios para o rumo profissionalizante.
2 JUSTIFICATIVA

O ensino da Língua inglesa por meio social se torna importante, porque é a segunda língua que o aluno tem para o desenvolvimento cultural.
Deve-se procurar através das pesquisas o aprofundamento da Língua Inglesa para o Ensino Fundamental, pois os alunos ao aprenderem ficarão estimulados. E o estímulo é um fator muito importante para a busca do conhecimento.
O ensino de Língua Inglesa se torna preciso, pois o aluno do Ensino Fundamental deverá opinar a respeito da metodologia do ensino. Qualquer escola tem que buscar profissionais competentes e materiais didáticos para ampliar a língua.
A diversidade de uma pessoa falar várias línguas se torna muito importante para o currículo profissional e facilita oportunidades para o seu futuro profissional.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
A pobreza é presente em Colégios Públicos. Os alunos vão para o colégio muitas das vezes só para a alimentação e acabam não compreendendo e nada. A realidade prevalece no nosso País. O que devemos fazer para mudar essa situação?
Em muitas escolas possuem professores como chamado de "tapa buraco" que não sabem de quase nada. Esses alunos fazem de conta que aprendem. O que se pode fazer para mudar esse quadro educacional?
Na questão do material didático. É muito importante o aluno possuir o livro e tem muitos colégios que não utilizam o material para o aprendizado desses alunos. O que se deve ser feito para aprimorar o conhecimento do aluno?

4 HIPÓTESES
4.1 HIPÓTESE CENTRAL

Um dos problemas que assola o meio educacional é o mal profissional.O professor muitas das vezes não tem um grau superior e acabam repassando a matéria de má qualidade.

4.2 HIPÓTESES SECUNDÁRIA

O ensino de Língua Inglesa tem que primar por um ensino de qualidade. Pois o ensino de línguas está cada vez mais sendo globalizado nos estudos, comércios, e outros.
O aluno tem muitas dificuldades aprender uma nova língua. Mas existem projetos que buscam a aprendizagem desse aluno. Através da dinâmica, das palavras que buscam facilitar a memorização.

5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver métodos para que o ensino de Língua Inglesa seja um ensino de alto nível para o aprendizado dos estudantes da língua.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Produzir melhoria da formação profissional de LI para serem mais competentes nesta área.
Buscar o desenvolvimento de programas que estimule o estudante a ser a motivado para nova língua.

6 A LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO

A disciplina da Língua Inglesa é muito importante para a sociedade. A Língua Inglesa abrange vários ramos de estudos. Ela busca beneficiar os alunos para a aprendizagem. Ela trabalha com a gramática, no ensino da pronúncia, nos tipos de materiais instrucionais para o desenvolvimento de várias habilidades comunicativas e a interação do professor na sala de aula.
A Língua Inglesa preocupa-se na leitura, pois o aluno terá que abranger metodologia para a compreensão. Ao aprendermos uma segunda língua, acaba contribuindo para a formação cultural e para o desenvolvimento de habilidades intelectuais.
Para SWEET (1998, p.23) a aprendizagem da língua é: "Na sociedade de uma segunda língua, devemos progredir regularmente com andamento fixo nem rápido demais ou lento demais."
Essa é a forma para o aluno ter um bom ritmo no aprendizado. Sween propõe que o aluno ideal é: Aquele aluno que buscar o conhecimento e tem o domínio da língua, mas de forma que o aprendizado seja de qualidade. O material para o estudante não deve ser tão baixo e nem um nível elevado, portanto só acarretaria desânimo para o aluno.
Uma grande responsabilidade do professor é na busca de leituras e textos para o nível dos alunos. Pois o professor é que determina qual a matéria adequada para ser dada na sala. E os alunos terão que acompanhar através do conhecimento da disciplina de forma qualificativa para o futuro.
O professor sempre busca abranger a matéria de acordo com o material didático (livros) e não se preocupam de trazer outros conteúdos para a sala. Esses alunos ficam alienados e essa forma de alienação vai do colégio para a Universidade e ainda volta para o colégio como circulo vicioso.
O professor poderá ampliar suas aulas, mas podemos perceber que a metodologia não muda. É o professor que repassa as matérias, o dever é repassado para casa ou sala. O aluno terá que armazenar o conteúdo no final e fará uma prova para vermos o nível do aprendizado desses alunos.
A Língua Inglesa não é diferente, pois os professores se prendem em suas aulas nos vocábulos. O mais importante é o aluno saber o significados das palavras e uma gramática superficial. Esses educadores não buscam trabalhar com músicas, fonética e fonologias das palavras, mas também não buscam trabalhar com lessen (ouvir) e speak (fala). E esses alunos acabam passando o tempo no fazendo de conta que aprendem e o professor também no faz de conta que ensinam.
Segundo DAVIDOFF (1973, p.22) a visão do professor no ramo de sua profissão é:

A visão do professor a respeito de sua profissão é fundamental em qualquer mitologia. Se ele tem como objetivo a capacitação de uma pessoa para tornar sua própria vida melhor e não, simplesmente, ensinar a matéria, realizará uma das máximas dos psicólogos humanistas: Visar à expansão e o enriquecimento das vidas humanas.

O papel do professor seria a transmissão do conhecimento e os alunos deverão que aprender a pronunciar as palavras. A maior dificuldade para o aluno é a pronúncia.
Segundo dado científico que é bem mais fácil uma criança aprender a pronunciar as palavras Inglesas do que um adulto.
Isso ocorre por motivos que a criança ainda está aprendendo a fonologia das letras e seus órgãos fonadores possuem mais facilidades para pronúncias novas, como não é o caso do adulto, pois seus órgãos de fonação já estão adequados aos sons da língua de origem, mas isso não é um empecilho para um adulto aprender as palavras foneticamente.
Segundo SWEET (1899, P.48) a pronúncia é: "É um método fonológico das palavras. Um bom professor de língua não precisava ser nativo, mas foneticamente treinado."
Quando pronunciamos uma palavra da Língua Inglesa errada, sempre acaba tendo uma confusão no seu sentido. Por exemplo: "a palavra" was se ela for mal pronunciada terá um novo sentido no texto.
Uma das maiores dificuldades da Língua Inglesa não só no aprendizado dos vocábulos, mas sim no domínio do sistema sonoro; uma pessoa só aprende dominar verdadeiramente outra nova língua se aprender o sistema fonético, pois a Língua Inglesa tem uma grande abrangência de sons.
A Língua Inglesa tem uma grande importância na questão da comunicação oral. É válida que uma determinada pessoa fale como um falante nativo. Para um ter um bom aprimoramento da Língua Estrangeira acaba fazendo um intercâmbio para aprender uma nova língua.
Quando um determinado estudante da Língua Inglesa se forma tem um diploma específico de professor de línguas, ao começar, a dar uma aula, o seu maior desafio é pensar em planejar o ensino da fonética como o objetivo de aprimorar os seus conhecimentos para as necessidades dos aprendizes. Para isso o professor terá que ter o conhecimento fonético bem ampliado.


Ainda existem muitos professores que não tem o domínio da pronúncia, e ficam atrelados como proprietários da escola, cujo critério de seleção não terá um rendimento de qualidade e acabam engajando o professor com deficiência no ensino. Para um professor ser um bom profissional na pratica escolar, é evidenciar que os alunos tenham que fazer um progresso diferente através de motivações.
Portanto o professor da Língua Inglesa tem que ser motivado para se tornar um profissional de qualidade com pronúncia igual à do nativo.
7 O PAPEL DO PROFESSOR NA LÍNGUA INGLESA NO ÂMBITO DO ENSINO

Antigamente a Língua Inglesa não era tão abrangida como a segunda Língua. Não existia especificamente um professor de Língua Inglesa. A maioria dos estudantes ao ingressaram na faculdade de Letras acabavam por optar pela Língua Portuguesa. Já hoje como a Língua Inglesa se tornou tão conhecida mundialmente que todos os estudantes querem falar uma nova língua.
O processo de ensino deve se primar pela busca do eficiente do significativo e do criativo. Essas são as exigências com as quais nos defrontamos e parte do aluno que se prepare para atuar numa sociedade que vive sobre o signo de competitividade onde a excelência é o objetivo almejado.
O conceito de aptidão para aprender a Língua Inglesa tem sido definido com muitas dificuldades. Carroll (1982, p.84), por exemplo, define:

A aptidão como conceito que corresponde que noção de que ao se aproximar uma tarefa ou um programa particular de aprendizagem, o individuo pode ser visto como sendo dotado de um estado atual de capacidade para aprender aquela tarefa se estiver motivado e se tiver oportunidade para aprender.

E essa forma como o aluno aprende uma língua. Sempre quando temos aptidão por algo acabam nos analisando através de testes. Quando fazemos testes e saímos bem é que na verdade temos habilidades em algo. Mas, a motivação nem sempre está relacionado com a aptidão, pois quando somos motivados temos um aprendizado. O rumo de sermos um bom profissional é tornamos motivado. Sabemos que o aprendizado de Língua Inglesa depende da motivação e não da aptidão.
Sabe-se que a motivação é acompanhada com a inteligência, pois somos inteligentes para tornarmos um bom profissional de línguas.
Segundo ELLIS (1985, p.111) a inteligência se dá: "As pesquisas relatadas e demonstradas é que a inteligência pode influenciar o aprendizado de Língua Inglesa no contexto formal, mas muito menos provavelmente em contextos naturais do aprendizado."
É dessa forma que a inteligência é um fator para a estimulação do aluno. Os fatores que realmente influenciam um estudante a ser um bom pronunciador de Língua Estrangeira são: (Inteligência, motivação, atitude, oportunidades, outros), porem essas é as principais palavras para nos tornarmos um profissional competente.
Iremos também pesquisar as percepções do conceito de competência comunicativas por ponto do professor de Língua Inglesa. Essa investigação é centrada no processo de ensinar/ aprender, conforme realizado na sala de aula, com práticas de ensino de línguas com métodos, que busca a repassagem do conteúdo.
Quando se tornarmos professores de Língua Estrangeira (Inglesa), acabamos se tornando um responsável no processo que prepara o aluno a interagir com a competência, segurança e criatividade no sistema de globalização como, por exemplo: A linguagem e a internet.
Iremos também pesquisar as percepções do conceito de competência comunicativas por ponto do professor de Língua Inglesa. Essa investigação é centrada no processo de ensinar/ aprender, conforme realizado na sala de aula, com práticas de ensino de línguas com métodos, que busca a repassagem do conteúdo.
Segundo MAZA Apud ALVES (1992. s/p), ensinar é: "Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma aqueles cujos olhos aprenderem a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim não morre jamais".
A análise do ensino é por exercícios, que o poder da palavra é forte, pois é o professor que dita. E com isso o professor é a principal fonte do aprendizado, pois é ele que ensina e tira dúvidas com o aluno de forma que facilite uma boa compreensão.
O professor ao entra na sala de aula não só deverá selecionar os materiais para os estudos textuais, mas também deverá estudar com os alunos apontando novos itens gramaticais e lexicais. E quando isso ocorre inicia uma interação entre o professor e o aluno.
Através da interação é que se aprimora um aprendizado de qualidade; logo através da repassagem do assunto o aluno que está interessada aprenderá com grande facilidade na sala de aula. O professor de Língua Inglesa terá que passar um texto em Língua Inglesa, sendo de um nível médio que o aluno possa buscar no texto o assunto geral e específico. Depois irá ser analisada com os alunos e com o professor na forma de debate. Após isso o professor deverá abranger palavras para a memorização. Então os alunos têm que saber um grande número de significados dessas palavras e por fim os aspectos gramaticais.
Para JESPESEN (1904, p.90) a respeito do professor é: "A língua deve ser tratada como algo vivo, e o método para ensiná-lo deviam ser tão elástico e adaptável quanto à vida. Portanto, ela não devia ser um fim em si, mas o caminho para a comunicação."
Essa forma de análise do papel do professor é muito importante, então o professor tem um objetivo maior de ensinar e repassar o conteúdo. O caminho do ensinamento é a comunicação.
Além disso, o professor deve preparar os alunos para a vida e não só apenas para a tirada de boas notas e passar nos exames finais. Portanto, o professor irá despertar nos alunos a idéia de que o aprendizado de uma nova língua, principalmente a Língua Inglesa deve ser algo útil e valioso, pois é por meio dele que podemos ter uma noção sobre a Língua Estrangeira na leitura de algumas palavras. E é esse o sentido do leitor de Língua Inglesa de ter que se situar no ambiente onde possa compreender os aspectos teóricos e culturais de outra língua.

8 A PERCEPÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA DE LINGUA INGLESA

O ensino de Língua Inglesa é abrangido em vários níveis de ensino. As escolas já põem a Língua Inglesa desde o Ensino Fundamental. Sabemos que uma criança ao estudar uma língua, ela tem um aprendizado qualificativo, pois o sistema fonador está se aperfeiçoando através da fala. Logo após existe o Ensino Médio que se preocupa mais nas questões gramaticais. Cursos de Língua Estrangeira tem por base a análise inicial de fonação e vocabulários das palavras.
Um jovem poderá aprender falar a Língua Inglesa. Não é verdade que só as crianças aprendem a falar uma nova língua. Existe o querer do aluno, o interesse. Devemos ser motivados para aprender. E dessa forma que iremos engajar na sociedade com o futuro profissional próspero.
Para lermos um texto escrito todo em Língua Inglesa, sempre devemos utilizar métodos para facilitar uma boa leitura. O método mais utilizado é o método internacional. Que se faz o uso do processo de interação entre o leitor e o escritor do texto.
O leitor é visto então como sendo parte do processo de negociação do significado com o leitor, por assim dizer do mesmo modo que dois interlocutores estão interagindo entre si na busca dos significados. E essa interação é caracterizada por procedimentos interpretativos que são partes da capacidade do leitor de se engajar no discurso para operar no nível da linguagem.
Segundo COLLINS (1979, p.138) o ato de ler é: "O ato de ler aqui é visto como o processo que envolve tanto a informação encontrada na pagina impressa. Um processo perceptível quando na informação quer o leitor trazer no texto."
Quando se tornamos um bom profissional em Língua Inglesa (professor) devemos expor através do conhecimento as técnicas que facilita um bom desempenho no aluno.
Segundo KELLY (1969, p.384) o ensino de língua é: "O ensino de língua é a vida ou a morte de uma idéia que repousa principalmente no professor que irá aplicá-la."
Isso foi uma análise crítica dita por Kelly (1969) que o professor de Língua Inglesa é o portador do conhecimento, pois é ele que repassa a matéria.
Se o professor não for bem qualificado, não sabe repassar a matéria e deixando uma deficiência no ensino, os alunos irão ficar com deficientes do conhecimento. Já caso contrário se esse mesmo professor for um profissional qualificado e sabe repassar a matéria, os alunos têm um bom desempenho e notaremos que o professor é um bom orientador e podemos confiar nele. O principal papel do professor é ampliar o conhecimento.
A leitura na Língua Inglesa é voltada muito mais para a investigação sobre o processo de ler no material didático e nos objetivos da leitura. O professor ao dar um texto em Língua Estrangeira (Inglesa) se preocupa mais em analisar o assunto do texto e não numa boa leitura com processos de fonação das palavras. Quando lemos algo principalmente na Língua Inglesa, textos todo escrita em outra língua sempre acabamos tendo uma interação entre a leitura e o leitor.
Uma das formas para o professor dar uma aula bem criativa principalmente em outra língua, ele deverá usar textos, mas como forma de ampliar a oralidade e ortografia.
Uma das formas que JASPESEN (1904, p.90) cria um método para a leitura: "O professor lê alto após a cada frase, ou o professor ou o aluno repete. O exercício é também o aluno ler essa mesma frase e fazer essa modificação nela."
Esse é um dos outros métodos para aprimorar o vocábulo. E através da ampliação desses vocábulos que somos levados a ter uma leitura de qualidade. O conhecimento das palavras é obrigatório para a Língua Inglesa.
Segundo WIDDOWSON (1993.p.124) o ato de ler é: "Uma vez é que se pretende dar conta do ato de ler visto como processo comunicativo é importante olhar a realização da linguagem em uso."
O engajamento do aluno, leitor com o texto é obrigatório, porque aproxima o leitor a analisar lentamente os aspectos textuais e principalmente a parte semântica (sentido) e logo após será analisado os aspectos do dicionário, pois possuem no texto algumas palavras que você não irá reconhecer. Então o leitor busca as informações precisas com o uso de dicionário. Vale lembrar que não devemos utilizar o dicionário para a interpretação de todas as palavras inglesa do texto, só as principais ou as mais importantes, o resto da leitura é através de sua memorização e entendimento do contexto geral.
Portanto, um professor de Língua Inglesa deverá situar? se na sala de aula com o material de qualidade e ter uma boa oralidade diante do aluno e com isso o aluno deve se engajar numa nova língua que futuramente você será um bom profissional.
9 METODOLOGIA
9.1 MÉTODO
Segundo Ruiz (1958, p.138) método é: "Um conjunto de normas patrão que devem ser satisfeitas, caso, se o desejo que a pesquisa seja dita por adequadamente e conduzida e capaz de levar a conclusão merecedora de adesão racional."
Quando utilizamos livros, internet ou algo para nossa pesquisa sempre utiliza uma forma patrão, para os conteúdos trabalhados.
Segundo Severino (1958, p.162) método é: "Entende-se por método os procedimentos mais amplos de raciocínio, técnicas são procedimentos mais restritos que operacionalizam os métodos, mediante ao emprego de instrumento adequado."
9.2 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Segundo Ruiz (1958, p.58) a pesquisa bibliográfica é:
Bibliografia é um conjunto de livros escritos sobre um determinado assunto. Por autores conhecidos e identificados ou anônimos, pertencentes a correntes de pensamentos diversas entre si, ao longo da evolução da humanidade. E a pesquisa bibliográfica consiste em no enxame desse manancial, para levantamento e analise do que já se produziu sobre um determinado assunto que assumimos como tema da pesquisa cientifica.
9.3 TÉCNICAS DE PESQUISA
Acervo e o conteúdo de coleção privada ou pública, podendo ser de caráter bibliográfica, artigo, fotográfica, cientifico, documental, misto ou qualquer outro.
Este gigantesco acervo de texto escrito costuma ser dividido em duas classes de obras:
Fontes: São textos originais, ou textos de primeira mão sobre um determinado assunto.
Esses textos,pela sua importância que tiveram ou que lhe atribuíam,geram toda uma literatura mais ou menos ampla.
Bibliografia: É um conjunto das produções escritas para esclarecer as fontes, para divulgá-las, para analisá-las, para refutá-las ou para estabelecê-las, e toda a literatura originaria de determinada fonte ou a respeito de determinados assuntos.
CRONOGRAMA
2010.2

ATIVIDAD. PERIODICIDADE
AGOSTO SETEMB. OUTUBR. NOVEMB. DEZEMB.
1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4
AULAS TEÓRICAS NA UVA X X X X X X X X X X X X X X X X
ELABOR. DO PROJETO X X X X X X X X X
LEVANTAM. DO REFERÊNC.
TEÓRICO X X X X X X X X X X X X
IDENTIFIC.
DAS FONTES X X X X X X X X X X X X X X X
ENTREGA DA 1°REVISÃO X X X X X X X X X X X
ENTREGA DA
2° REVISÃO X X X X X X X X X X X X X X
ANALISE FINAL DA DISCIPLINA X X X X X

2011.2

ATIVIDADES PERIODICIDADES
AGOSTO SETEMB. OUTUBR. NOVEMB. DEZEMB.
1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4
AULAS TEÓRICAS NA UVA X X X X X X X X X X X X X X X X
ELABOR. DA MONOGRAF. X X X X X X X X X
LEVANTA?MENTO DO REFERÊNC. TEÓRICO X X X X X X X X X X X X
IDENTIFIC.
DAS FONTES X X X X X X X X X X X X X X X
ENTREGA DA 1°REVISÃO X X X X X X X X X X X
ENTREGA DA 2° REVISÃO X X X X X X X X X X X X X X
ANÁLISE FINAL DA DISCIPLINA X X X X X

OBS: Todas as atividades poderão sofrer alterações em virtude dos aspectos sociais, culturais e econômicos da pesquisa.


CELAN, Maria Antonieta Alba. O ensino da Língua Inglesa. 1º. Ed.-São Paulo: EDUC, 1997.
ELLIS,R.Undestanding Second Language Acquisition.1ªEd. O Ford University Press, 1985.
LOPES, Luiz Paulo da Moita. Oficina de Lingüística Aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas-1ª. Ed.-Campinas, SP: Mercado de letras, 1996.
?????????. 1992. Interação em sala de aula de Língua Estrangeira: A construção do conhecimento. Uma publicação de trabalhos em lingüística aplicada- 1ª. Ed.-PUC-São Paulo.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Cientifica: Guia para eficiência nos estudos-5ª. Ed.-São Paulo: ATLAS, 2002.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª. Ed.rev.e ampl. De acordo com a ABNT. -São Paulo: Cortez, 2002.