A aplicação e influências do composto de marketing no mercado de trabalho: O caso dos camelôs na cidade de São Paulo

CRISTINA SILMARA DA SILVA OLIVEIRA
ROSINÉIA OLIVEIRA DOS SANTOS

RESUMO

Esta monografia foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo que envolveu camelôs da cidade de São Paulo, mais especificamente região do Brás, conhecida popularmente como Shopping Popular da Madrugada.
Nosso objetivo principal foi verificar se a aplicação do composto de marketing traria lucratividade para o mercado informal, analisando se o camelô utiliza o mix de marketing no dia-a-dia de seu trabalho e as formas como aplica os 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). Pesquisamos se os trabalhadores informais possuem algum nível de ensino e se isto influência no seu desempenho.
Para as entrevistas com os camelôs, elaboramos um questionário onde há perguntas sobre o seu desempenho diário de suas vendas e se esse comerciante teria algum conhecimento sobre a forma de venda de seus produtos. Assim, com os dados coletados, fizemos à análise das respostas e pudemos constatar que mesmo sem ter conhecimento acadêmico da forma de vender, eles sabem que precisam de um ponto fixo e de boa localização, além de preço competitivo, menor ou igual ao de seus concorrentes. Eles sabem por experiência elaborar formas de descontos e brindes para cativar seus clientes. Chegamos à conclusão que este trabalhador informal, conhecido popularmente como camelô, consegue se sobressair perante os outros comerciantes não somente pela forma com que trabalha com seu produto, mas por conseguirem preços bem abaixo dos comerciantes formais e com isso conseguem vender mais e sua lucratividade aumenta.
Palavras-chave: Composto de Marketing; Camelô; Trabalho Informal.