Poupar dinheiro é algo essencial para a realização dos sonhos e aquisição de alguns bens como casas, apartamentos, carros ou investir no estudos e empreendimentos. Muitas pessoas possuem dúvidas e se perguntam: qual a melhor maneira de fazer poupar dinheiro?

Especialistas em economia afirmam que existem diversas maneiras de juntar dinheiro sem necessitar fazer um grande esforço. Para isso, basta realizar algumas conta levando em consideração  a renda mensal individual ou familiar e estabelecer uma porcentagem que será guardada frequentemente.

Muitos economistas recomendam não comprometer mais de 30% da renda mensal, evitando assim inconvenientes desnecessários e facilitando o ato de poupar. Confira seguir 5 maneiras de juntar dinheiro de forma prática e segura.

- Abra uma poupança no banco

Uma das maneiras preferidas do brasileiro de juntar dinheiro é a famosa poupança bancária. Para conseguir um bom montante no final de algum período, é necessário ter disciplina e depositar dinheiro mensalmente. Uma das vantagens desta opção é que dinheiro depositado na poupança é isento de imposto de renda e IOF.  

- Consórcio

Tomar crédito também pode nos ajudar a poupar dinheiro (para pagar a dívida). O consórcio é uma das maneiras de empréstimos com taxas baixas, ideal para quem deseja adquirir um bem a longo prazo como imóveis ou carro novo.

No Brasil, é possível encontrar diversas empresas de crédito que trabalham com essa modalidade e oferecem excelentes planos para vários tipos de cliente.  A realiza consorcios é umas melhores empresas do segmento  e conta com o aval do Banco Central para disponibilizar seus serviços. Para consultar o índice de reclamações da empresa, basta utilizar o termo consorcio realiza reclamação no Google ou no Reclame Aqui.

- Aplicações em ações

Para quem possui um alto capital guardado e deseja melhores rendimentos  uma ótima alternativa são as aplicações da Bolsa de Valores. Para obter lucros com aplicações, aconselha-se a realização de um curso que ensina todos os detalhes de funcionamento e investimento na bolsa. Algumas pessoas preferem investir através de corretoras que dão ao investidor um excelente suporte, caso seja necessário.