Um cartão de visita é como uma janela para o seu website: a informação deve ser organizada de forma coerente e deve ser alcançada em apenas alguns cliques, caso contrário os usuários irão mudar de página.

E o facto de se ter tão pouco espaço torna essencial essa comunicação pois o resultado tem de ser atraente, transmitir o espírito da sua empresa e permitir que este seja reconhecido facilmente.

Os elementos essenciais a ter em mente são: o que comunicar, como o comunicar, para quem é que se deseja comunicar.

A criação de cartões de visita é um processo que não requer muito esforço e se você não tem experiência em design gráfico, poderá realizar o seu cartão sem ter de pagar a um designer gráfico profissional.

Conteúdo

Em que é que se decidiu focar? Ao responder a essa pergunta, poderá já organizar o seu trabalho de acordo os critérios básicos do seu cartão: se deseja comunicar a sua criatividade, tem de organizar o conteúdo de um jeito, se o seu objectivo é uma comunicação corporativa, deve trabalhar a informação de outra maneira.

A marca e a cor

O seu logotipo representa a sua empresa/actividade, então pense numa maneira original e nas cores necessárias que poderá utilizar; crie um logotipo com a intenção de reutiliza-lo para toda a sua imagem corporativa (papel de carta, cartões de visita, blocos de notas, etc..); existem websites gratuitos que em poucos cliques o permitem criar o seu.

Insira o seu logotipo no centro do seu cartão de visita e talvez separe-o por uma linha onde terá depois as informações relativas à sua pessoa como: nome, sobrenome, endereço, telefone e endereço de e-mail.

Se tiver, coloque também o endereço do seu website e as suas qualificações profissionais, e talvez os logotipos das redes sociais onde os seus clientes o possam encontrar.

Poderá também optar por colocar o seu logotipo na frente dos seus cartões de visita e as suas informações na parte de trás, assim na frente poderá ampliar o seu logotipo e torna-lo mais visível.

O tipo de letra

Escolha entre as várias fontes disponíveis (nós aconselhamos a Arial ou a Helvetica) e considere atentamente a sua dimensão para que a leitura da sua informação seja clara. Atenção ao espaço entre as letras e também ao espaço da entrelinha pois uma distância correcta dará um aspecto polido e organizado ao seu cartão.

Dimensões

Observe o espaço disponível no seu cartão para trabalhar a sua informação; os formatos dos cartões de visita varia entre um mínimo de 8x5cm e um máximo de 9x5cm mas existem também formatos menos clássicos como o 5x5cm; escolha o seu formato em função do seu conteúdo, do tamanho do seu logotipo e do tamanho da sua letra.

Escolher o tipo de orientação que deseja para o seu cartão de visita: horizontal ou vertical?

Dependendo de como quiser organizar o espaço no seu cartão, lembre-se sempre que o objectivo é sempre comunicar algo! No caso de ser um criativo, o seu logotipo terá uma função predominante e o formato 5x5cm poderá ser ideal para centra-lo. Imprima o seu cartão tendo em mente aqueles que irão receber os seus cartões de visita. Se a sua comunicação é corporativa, um formato clássico horizontal poderá ser o ideal para o seu caso.