Muitos empresários ficam tentando imaginar o que seria preciso para aumentar substancialmente as vendas e ganhar mais dinheiro. Mas muitas vezes isso é muito difícil, especialmente em curto prazo. Nesse artigo vou lhe dar 10 dicas para aumentar suas margens de lucro.

1 - Descubra sua margem de lucro bruto:

Descubra a margem de lucro bruto de seu produto ou serviço, se necessário utilize softwares para esse fim.

2 - Analise suas margens de lucro:

Sua margem de lucro bruta global pode ser enganadora. Descubra a margem de lucro bruto em cada um de seus produtos e serviços e além disso, analise as suas margens brutas em diferentes categorias de negócios, categorias de produtos, fornecedores ou categorias de clientes de acordo com o seu negócio. Desta forma você pode identificar tanto a margem de lucro como alguns itens de baixo rendimento. Feita essa identificação, você poderá deixar de vender produtos com baixa margem e focar nos produtos de margem mais alta.

3 - Aumente os seus preços:

Sei que parece estranho, mas muitas vezes os empresários estão mais preocupados com os preços do que os próprios clientes. Afinal os custos sobem o tempo todo. Poderá acontecer de perder alguns clientes, porém serão compensados no preço do produto que aumentou. Esse aumento não pode caracterizar um abuso e sim uma margem pequena de forma que você consiga ganhar na quantidade. Um produto com margem de 50%, se você aumentar em 10%, pode haver um percentual de desistência em mais ou menos 15% dos clientes.

4 - Reveja todos os seus preços:

Você vende para todos os clientes com o mesmo preço? Se sim, por quê? Você verá que alguns clientes são menos sensíveis ao preço do que outros, sendo assim uma venda acaba compensando a outra.

5 - Corte o desconto:

O desconto pode ser o fim de muitas empresas que não percebem o quanto isso destrói suas margens. Na mesma margem de 50%, se você descontar seus preços em 10%, será necessário um aumento de 25% nas vendas só para continuar na mesma.

6 - Não competir com preço:

Diferencie-se de outras formas da concorrência, seja por vender um produto de valor superior, ou um brinde para agradar o seu cliente. Reduza todos os outros custos.

7 - Peça descontos para pagamento à vista a seus fornecedores:

É normalmente um negócio muito melhor do que parcelar essas compras ou deixar para pagar mais pra frente.

8 - Impeça o roubo de seus produtos:

Tenha sistemas de prevenção ou anti-furto no local onde ficam expostos seus produtos, com isso você reduzirá consideravelmente o gasto com roubos.

9 - Acerte as contas com seu fornecedor:

Organize as compras de seus fornecedores, dê uma atenção especial a esse ponto, de forma que não seja pego de surpresa ao saber que está pagando por uma conta que já foi paga anteriormente, ou achando que um produto foi entregue, mas na verdade ele está com a entrega atrasada.

10 - Controle seu estoque

Tenha controle total sobre o que você tem em seus estoques, faça inventário regularmente, pelo menos uma vez ao mês e faça contagens de seus produtos semanalmente, isso fará com que diminua as faltas de mercadorias ou roubos por funcionários mal intencionados.

Se gostou! Comente abaixo.