O Renascimento Cultural foi a transcendência dos séculos XIV, XV e XVI. A mudança da idade média para idade moderna tem seu berço na Itália, com o fim do feudalismo e o teocentrismo ficando para trás, e com o surgimento das cidades livres, "burgueses" e sociedade em geral obtém uma nova visão do mundo. Predominando agora o individualismo, antropocentrismo, humanismo, classicismo (greco-romano), racionalismo, naturalismo, otimismo e o hedonismo. Os burgueses passam a ser os patrocinadores dos artistas "micenas", e o grande fator foi a volta do comércio através dos burgueses que passam agora a ser a elite da sociedade. Agora os estudos e a educação passam a questionar tudo e a ciência é mais valorizada. No renascimento cultural foi onde começou as grandes navegações e tivemos um novo mundo, uma visão sempre além. Na época, a Idade Média era vista como idade das trevas, superstições e etc. Na Idade Moderna agora se teria um novo homem, uma nova forma de pensar.

A reforma protestante se deu logo em seguida ao Renascimento Cultural, a Igreja Católica já passava por crises e corrupções. Foi então que Lutero escreveu as 95 teses, como não teve sucesso dentro da Igreja, houve o primeiro protesto na Alemanha. A Igreja vendia indulgências , perdão e cometia todo tipo de censura, as pessoas comuns não tinham acesso a Bíblia e era isso que Lutero defendia ser errado. Na Suíça, os burgueses não poderiam ter altos lucros no comércio pois a Igreja Católica não permitia, foi então em nome da liberdade religiosa que Calvino publica a obra "Instituição da religião Cristã", ele diz que todos já nascem escolhidos e que Deus nos predestina a tudo desde o nascimento. Na Inglaterra o Rei Henrique VIII não pode divorciar-se pois o Papa não o permitiu, e o mesmo então cria a Igreja Anglicana, no qual ele comanda, e então acabou podendo divorciar-se. Em suma, Para alguns a reforma visava apenas a verdade em relação a Deus, como Lutero e as 95 teses, e para outros apenas prosperidade, lucro e ascensão social.

A contrarreforma veio em seguida para combater o que já havia se espalhado por quase toda Europa, foi então que a Igreja Católica criou a Sociedade de Jesus, (Jesuítas), cujo objetivo do grupo era catequizar, pregar, levar o evangelho ao resto do mundo, converter os hereges e pagãos, foi uma arma muito poderosa para a Igreja. Houve também o Concílio de Trento, (1536-1563) longos concílios para realizar uma reconfirmação de seus dogmas e ritos, a Igreja até autorizou a tradução bíblica, mas não sua livre interpretação. Com essa ferramenta a Igreja Católica conseguiu fortificar o catolicismo em terras onde ainda não haveria chegado as doutrinas de Lutero. Houve reuniões onde o objetivo era refutar todas as teses feitas pelos protestantes, a Igreja também reeditou o Index, que era uma lista de trabalhos proibidos a todos os católicos, tudo que poderia por em risco a soberania da Igreja entrava nesta lista. Foi também criado os seminários, para que os sacerdotes fossem mais instruídos e pudessem refutar aos protestantes, e finalizando temos a Inquisição, também pelo concílio de Trento conhecida como a Santa Inquisição, era uma instituição voltada a combater todo aquele que era contra os dogmas católicos, existia um tribunal a julgar todo aquele que a Igreja considerava Herege, a Igreja até conseguiu combater o protestantismo, mas não elimina-lo.

Felipe d’Avila.