Roberto Miguel Silvério

Consequências de Povoamento Bantu: Situação política, económica, social e cultural

Licenciatura em Ensino de História com Habilitações em Ensino de Geografia

0. Introdução

Pretende-se abordar no presente trabalho questões referentes ao tema: Consequências do Povoamento Bantu em Moçambique, mas antes da chegada destes povos habitaram a região da África Austral os Khoisan, um grupo de caçadores e recolectores que habitaram a região a quase 10.000 anos antes da fixação bantu, onde não existia a dominação do homem pelo homem. Com a expansão e fixação de povos de origem bantu originários, da região das grandes florestas (Congo) assistiu-se em quase toda a região austral e oriental do continente africano uma mudança brusca sobretudo nos padrões de vida dos nativos. Esta mudança caracterizou-se pela passagem de uma economia de caça e recolecção onde o nomadismo predominava para uma economia sedentária desenvolvida a partir da prática de actividades agrícolas e na criação de animais, surgindo por sua vez os primeiros estados caracterizando portanto a dominação de homem pelo homem.

Quanto a estrutura do trabalho, compreendetrês partes distintas, a introdução, o desenvolvimento do trabalho, a conclusão e finalmente as referências bibliográficas usadas pelo autor para o desenvolvimento do trabalho.

0.1. Objectivos

0.1.1. Geral

Compreender as consequências do povoamento Bantuem Moçambique. 

0.1.2. Específicos

  • Descrever os antecedentes do povoamento bantu em Moçambique;
  • Caracterizar os diferentes aspectos influenciados pela presença de povos bantu em Moçambique: económico, político, social e cultural.      
  • Apresentar as consequências do povoamento bantuem Moçambique.

0.2. Metodologia

No que tange a metodologia do trabalho, este foi desenvolvido mediante a consulta bibliográfica, uma actividade que consistiu na leitura de principais livros que abordam sobre o tema como é o caso de: ROCHA (2006):Moçambique – História e Cultura; SENGULANE (2007): Das Primeiras Economias ao Aparecimento da Economia Mundo; NEWITT (1997): História de Moçambique, entre outros. A leitura destas obras culminou com compilação e organizaçãodas informações ai colhidas e posteriormente a elaboração deste trabalho.

0.3. Problematização

Durante um período relativamente longo, habitaram em Moçambique e na região de África Austral povos nómadas que viviam da caça e da recolecção. A partir do 3º ou 4º século da nossa era, em consequência da expansão do crescimento demográfico na região das grandes florestas chegaram em Moçambique povos de origem Bantuque mudaram por completo os modos vivendes dos povos autóctones sendo estes obrigados a se submeterem a estes novos hábitos e os que não se submeteram foram empurados para áreas desérticas e semi-desérticas do Kalahari.

Foi olhando para estes e outros aspectos envolventes a fixação bantu em Moçambique que se levantou a seguinte questão de partida: Que consequência tive a fixação de povos de origem bantu em Moçambique?

0.4. Hipóteses

  • A fixação destes povos trouxe a sedentarização.
  • A sua fixação contribuiu para o desenvolvimento de economia baseada na agricultura e na pastorícia.
  • Contribuiu para a formação dos primeiros estados como consequência do inicio da dominação do homem pelo homem como é o caso dos estados de Zimbabué, Mwenemupata, Marave. 

0.5. Justificativa

Como justificativa, a escolha deste tema foi motivada por diversos factores, mas o principal foi pelo facto de constituir-se de um tema que aborda questões referentes as primeiras formas de vida que os habitantes do nosso país tiveram e não só mas também pelo facto da fixação bantuem Moçambique ter mudado por completo as formas de vida dos nativos e que estas mudanças ainda vigoram até a actualidade.