A revolução industrial, ocorreu na Inglaterra na segunda metade do século XVII , para alguns historiadores foi o inicio do capitalismo e o fim do feudalismo. Foi também um processo onde o desenvolvimento tecnológico veio substituir o modo de produção doméstico.

As primeiras conseqüências da revolução industrial foram à migração da população campesina para a cidade provocando dessa forma o aumento da população urbana, gerando assim o desenvolvimento urbano. Esse deslocamento de grandes massas de trabalhadores rurais e sem qualificação profissional fez com que muitos ficassem em condições miseráveis de trabalho e submetendo-se a grandes jornadas trabalhistas.

Livro relacionado:

Os artesãos que antes ditavam seu ritmo de trabalho, agora eram obrigados a submeter-se a disciplina das fabricas. Passaram também a sofrer concorrência de mulheres e crianças. Na indústria têxtil do algodão, as mulheres formavam mais de metade da massa trabalhadora. Crianças começavam a trabalhar aos 6 anos de idade. Não havia garantia contra acidente nem indenizações.Em conseqüência fortaleceram-se o poder econômico, social e político dos grandes empresários, que pagavam baixos salários pela força de trabalho.

A mecanização tornou os métodos de produção mais eficientes com a aplicação de inovações técnicas no campo da industria e com o descobrimento de uma inovadora fonte de energia produzida pelo vapor. Os produtos passaram a ser produzido mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.

Ocorreu também uma enorme expansão do comércio que foi favorecida pela melhoria das rotas de transportes. A aplicação de novas invenções de meios de transportes terrestres e marítimos influenciaram o acesso a mercados cada vez mais distantes. Gerando assim uma ampliação da dimensão dos mercados estrangeiros, acompanhada de uma nova divisão do trabalho.