Autor: José Patrocínio de Souza 

PROFESSORES E ESTUDANTES.

Arquimedes, o sábio grego, disse se lhe dessem uma alavanca levantaria o mundo. Ele usou o que chamamos de linguagem figurada, isso só é, criou uma linguagem para facilitar o entendimento. O que ele queria dizer, trocando em miúdos, é que havia descoberto uma maneira simples de mover um grande peso aplicando apenas uma pequena força.

Lembramos Arquimedes para falar do tema ao qual me pronuncio a educação brasileira e em especial na Paraíba neste momento que os professores lutam por melhores salários e melhores condições de ensino.

A educação é a alavanca do progresso de uma nação.

A instrução é como aquela barra de aparência frágil, mas que como descobriu o estudioso grego, aplicada num pesado objeto, permite move-lo, porque é capaz de gerar uma força maior que a de dezenas de homens ou animais de tração.

Por sabermos da importância da educação para o progresso das pessoas e das nações é que nos entristece o tratamento dado aos professores em nosso País ou em nosso Estado.

Estamos assistindo á lenta agonia dos professores das Universidades publicas federais, há alguns anos, sem aumento de salários, e a falta de compreensão a se chegar a um acordo para atender as reivindicações dos professores.

Nas escolas publicas Estaduais e municipais de todo Brasil, os professores sofrem também com salários baixos, menores do que suas necessidades de sobrevivência  ao que lhe são impostos.

Longe de nós pretendermos, aqui, pedir milagres ou gestos demagógicos dos governantes.

Achamos, sim, que a educação tem de ser eleita prioridade numero um no Brasil e em todas as escolas Municipais e estaduais dos respectivos Estados da confederação.

Não conheço instrumento  pior e mais claro de justiça social do que a educação. Dê boas escolas para a população, escola publica gratuita, e as próximas gerações terão uma vida melhor que a de seus pais e avós. A maior injustiça que se pode fazer ao povo é não lhe oferecer instrução de graça e de boa qualidade.  

A educação contribui para a igualdade de oportunidades, lembrando que esta filosofia depende da personalidade de cada individuo, principalmente nos dias de hoje, onde o reconhecimento e qualidade de profissionais faltam certo respeito, neste caso costumo tocar na questão da pessoa humilde, este ficará de fora desta tal igualdade, a qual me referir.

Não vamos nos iludir com “igualdade” em nosso País, principalmente nos dias de hoje. Em minha opinião, não existe igualdade de pessoas e sim na matemática e suas operações.

Lembrando que não há educação sem investimentos, especialmente em prédios escolares em boas condições de uso e livros e todos os materiais didáticos de boa qualidade e sem esquecermos os salários dos professores.

Não podemos aceitar que as universidades públicas sejam sucateadas, como vem acontecendo hoje em dia.

O ensino público é obrigatório , e é obrigação do estado brasileiro e de todos os estados da confederação e deve ser prioridade número um junto a saúde e a segurança da população .

Devemos fortalecer o ensino fazendo investimentos na estrutura escolar e na renumeração de professores. Não podemos aceitar que os professores continuem sendo tratados com prepotência e descaso por aqueles que se julgam donos do mundo.

Reafirmo aqui, minha solidariedade á justa luta dos estudantes e professores de nossa rede pública de ensino e de nossas universidades. A eles que lutam por melhores salários ou correm o risco de perder o ano letivo e de terem os exames vestibulares cancelados, meu apoio.

_______________Especialista em Docência do Ensino Superior.