O PATRIMÔNIO PÚBLICO DE ITAITUBA - PA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO HISTÓRICA.
 
O PATRIMÔNIO PÚBLICO DE ITAITUBA - PA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO HISTÓRICA.
 


RESUMO

O presente trabalho procura discutir o patrimônio de Itaituba, numa abordagem histórica. A preocupação com a reconstrução histórica de Itaituba município localizado no Sudoeste do Pará, através de seu patrimônio público surgiu da necessidade do resgate da memória sobre o patrimônio história local, que faz parte da história do município e que pode ser contado através dos monumentos.
A monografia discute a possibilidade de interpretar a história de Itaituba através de seu patrimônio público, demonstrando, através deles, expressivos acontecimentos sócio-historicos ocorridos nesses locais e uma gama de informações ainda não escritas.
Itaituba vivenciou os mais importantes ciclos econômicos que aconteceram na região Amazônica e, mesmo possuindo mais de um século de vida, a sua história apresenta muitos pontos a serem discutidos e questionados.
Os locais que fizeram parte dessa construção histórica do município foram as praças e os prédios que abrigaram os mais importantes órgãos do município como a Antiga Prefeitura Municipal, e visando a reconstrução dos momentos históricos que ali ocorreram, o registro desses fatos e a contribuição que os mesmos deram para o município no decorrer da pesquisa. O estudo também apresenta uma visão dos moradores locais quanto a essas transformações e a construção da historia local.

 
Download do artigo
Avalie este artigo:
5 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Raquel Peres Rocha
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou professora no curso de Licenciatura Plena em História da Faculdade de Itaituba, ministro aulas no Ensino Médio e fundamental. Especialista em Metodologias de História e Geografia e Docência no Ensino Superior.
Membro desde fevereiro de 2013
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: