O capitalismo como causa de depressão psicológica

Vivemos atualmente em um sistema econômico-social chamado capitalismo. Tal sistema já passou por várias fases e, atualmente, estamos na fase chamada de capitalismo financeiro.

O capitalismo financeiro vive agora o que os especialistas chamam de neoliberalismo cuja idéia central é a noção de que todo e qualquer indivíduo tem a possibilidade de ascensão social, ou seja, qualquer pessoa indistintamente pode enriquecer desde que trabalhe, pois o “trabalho dignifica o homem” e o trabalho em demasia enriquece-o.

Há a idéia de que, cada um fazendo a sua parte, a nação enriquecerá, como um bolo que está crescendo e, depois, será dividido entre todos.

A verdade é que o mercado de trabalho não comporta vários miliardários ao mesmo tempo.

Provavelmente, as pessoas que desconhecem tal situação continuem trabalhando, ou para se dignificarem ou para se enriquecerem ou, então, o que é desagradável, apenas para se manterem vivas.

Entretanto, as pessoas que conhecem a situação, estão trabalhando duro e não conseguem a tão sonhada ascensão social, por causa de motivo supracitado, começam a crer que a causa de tal frustração é a incompetência, a falta de capacidade, porque, talvez, esteja fazendo algo errado e daí entra em estado de depressão psicológica.

Esta situação, repetindo-se muitas vezes, leva indivíduos e mais indivíduos ou ao suicídio ou à mendicância, pois acreditam que a causa de tal frustração sejam eles mesmos.

A verdade é que o sistema não dá a mesma oportunidade para todos os “cidadãos” terem o seu pedaço no bolo e isto tem que começar a ser observado enquanto injustiça social e não enquanto incompetência!

                                                                                Por Antônio de Pádua Pacheco

                                                                                                (27.08.94)