Evangelho de Nicodemos.

Existe um Evangelho  escrito por Nicodemos tido como apócrifo. O que diz exatamente o Evangelho de Nicodemos? A respeito da morte de Pilatos, mas não relata com muita clareza.

O que  diz nesse Evangelho do novo testamento, Atos de Pilatos, atribuído a Nicodemos, o que tudo indica que tenha sido escrito provavelmente no século IV, quando a condenação de Jesus recai sobre os Judeus.

Com efeito, o papel de Pilatos foi não apenas diminuído, mas até mesmo apresenta como eminente defensor de Jesus. Sabemos por outro lado, que os Evangelhos são as únicas fontes menos hostis a Pilatos.

Com exceção do Evangelho de Lucas, segundo essas referencias, Pilatos sempre fora inimigo de Herodes,  mas ficaram amigos após este ter recebido Cristo das mãos de Pilatos, em razão do mesmo ser natural da Galileia.

Fílon de Alexandria, eminente escritor da biblioteca da Alexandria, condena Pilatos a Herodes. Fílon tinha uma filha casada com um filho de Herodes, motivo de ser próximo ao poder de Israel.

Então a referida culpa de Pilatos por mortes contínuas ao povo Judeu, relata ainda através dos seus escritos as ofensas de Pilatos ao palácio de Herodes, fazendo colocar no mesmo o nome do imperador de Roma no palácio na cidade de Jerusalém.

Flávio Josefo, outro escriba de renome, porém apócrifo, relata um episodio que deixou as autoridades judias descontentes, Pilatos teria entrado a cidade de Jerusalém, portando a efígie do imperador como se o mesmo fosse Deus.

Esse fato causou grande tumulto entre os Judeus. Ainda no mesmo relato apócrifo, o referido autor menciona outro acontecimento, segundo o qual Pilatos teria apropriado dos tesouros do tempo para financiar um aqueduto, além naturalmente de ser acusado pelo menos na literatura de corrupção.

Outro fato importante a ser relatado, foi o grande número de samaritanos, os quais protestaram ao seu superior Vitélio, o provincial da Síria, sendo que Pilatos matou grande numero deles, o verdadeiro motivo de cair em desgraça.

Esse fato criou uma grande rebelião e como os samaritanos eram ligados ao império de Roma contra os judeus naturalmente, Pilatos foi convidado a voltar ao governo central, tendo certeza da sua condenação suicidou antes.

Outro apócrifo elaborado por Eusébio de Cesaréia relata que Pilatos caiu em desgraça perante o imperador romano Calígula e cometeu realmente suicídio pelo ano 37 depois da era cristã.

Mas o que se sabe de toda essa história que o Evangelho apócrifo de Nicodemos resgata Pilatos. O que é absolutamente verdadeiro, algumas Igrejas Ortodoxas conduziram ao ponto máximo de sua canonização, fato realizado pela Igreja de Etíope e do mesmo modo a sua esposa santa Prócula.

Nicodemos, um sábio doutor da lei, da época de Jesus, o que se desconfia, que todos esses Evangelhos apócrifos, foram escritos posteriormente pelos romanos.

 Como o Evangelho de Madalena, Tomé, Tiago entre outros com segundas intenções, com efeito, não se sabe a originalidade dos Evangelhos, os quais foram atribuídos a outros tempos históricos.

Talvez o único Evangelho apócrifo escrito realmente fora do âmbito dessa estratégia seja o Evangelho escrito por Judas, o que de fato não é de Judas, porque o que ele realmente fez foi relatar diversas conversas particulares que teve com Jesus durante toda sua vida.

Mas para evitar transtorno, esse Evangelho apócrifo supostamente escrito por Judas, quando na verdade seria o Evangelho escrito por Jesus, porque as reflexões são de Jesus Cristo, mas foi publicado como se fosse de Judas.

Escrevi um artigo em referência a esse Evangelho, acho interessante que as pessoas procurem pela internet e vão encontrar a publicação: O Evangelho de Judas sendo que o verdadeiro autor, tudo indica que seja Jesus Cristo, isso supostamente.

Edjar Dias de Vasconcelos.