FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA-FACETE
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA






RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I i







Zenaide Lopes da Silva







Capitão Gervásio Oliveira - PI
Junho de 2011


ZENAIDE LOPES DA SILVA







RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO 3ª "A e B" DO ENSINO MÉDIO





Relatório apresentado à FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA-FACETE como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II do 6º período do curso de Licenciatura Plena em Historia na Unidade Escolar Alfredo Carlos Alencar sob a orientação do professor Valdir Pereira de Castro.



Capitão Gervásio Oliveira - PI
Junho de 2011

AGRADECIMENTO
O Deus pelo dom da vida pela fé e perseverança para vencer os obstáculos, e proporcionar esta oportunidade de fazer mais um curso na área da educação, em Historia uma disciplina que está em todas as áreas do conhecimento. Ao VALDIR, pelas palavras de apoio e incentivo; pelo carinho. Por participar da realização deste Estágio, aos meus amigos de curso pela oportunidade concedida, a senhora Joelma diretora do Colégio Alfredo Carlos Alencar e ao coordenador pedagógico, pela paciência e dedicação, e o professor-regente da turma onde estagiei por proporcionar a realização deste estágio, aos alunos do 3ª ano "A e B" do Ensino Médio. Enfim, sou grata a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para realização deste trabalho.


















SUMARIO

1 - APRESENTAÇÃO --------------------------------------------------------------------------3
2 ? CARACTERIZAÇÕES DA INSTITUIÇÃO--------------------------------------------3
2.1 Corpos docentes----------------------------------------------------------------------------4
2.2 Corpos discentes---------------------------------------------------------------------------5
3 ? DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO---------5
3.1 Observação e co-participação -----------------------------------------------------------5
3.2 Planejamento---------------------------------------------------------------------------------5
3.3 Regência---------------------------------------------------------------------------------------6
4 ? APRESENTAÇÕES DOS RESULTADOS-------------------------------------------7
5 ? CONSIDERAÇÔES FINAIS--------------------------------------------------------------9
6 ? ANEXOS-------------------------------------------------------------------------------------10















1- PRESENTAÇÃO
Dando conclusão à segunda etapa do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Historia, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplicou grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em sala de aula, neste momento, avaliou a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente
O Estágio Supervisionado II foi realizado em duas turmas de 3ª ano. "A e B" do Ensino Médio no turno da noite na Unidade Escolar Alfredo Carlos Alencar, localizado à Rua Modesta Vítor de Sousa S/N Centro, Capitão Gervasio Oliveira, Estado do Piauí. Esta etapa, com carga horária de 120 horas, teve início no dia 17 de maio e terminou no dia 15 de julho de 2011, com carga horária semanal de 2 horas aulas, em dois dias da semana, terça-feira e sexta-feira. Cada aula com uma duraçãode45minutos.
O Estágio Supervisionado II teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
Este relatório é composto dos dados das observações; relata sobre a organização disciplinar da escola; descreve a situação administrativa, pedagógica, sala de aula e finalmente da avaliação; e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação; e também na tendência sociointeracionista do processo de ensino-aprendizagem.
Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que engloba uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.

2 - CARACTERIZAÇÕES DA INSTITUIÇÃO
O Colégio da rede estadual Alfredo Carlos Alencar como é estruturado atualmente iniciou-se nesta cidade em 2003, onde ficou até o ano de 2004 funcionando numa residência. A partir dai na gestão do prefeito José Filho é que anexou-se a Unidade Escolar João de Deus Rodrigues de Oliveira, situada a Rua Francisco Antonio Neto S/N, no centro da cidade ficando de 2004 até 2010.Hoje funciona em uma sede própria na Rua Modesto Vítor de Sousa e é uma instituição mantida pela rede estadual e gerenciada pela 12ª GRE. Com corpo docente composto por profissionais bolsistas em áreas específicas, todos com nível superior completo. Oferece Ensino Médio (1º ao 3º ano) nos turnos da tarde e à noite. Funciona em um espaço amplo com pátio com cobertura onde são realizados os eventos. As salas são amplas, bem arejadas, paredes e iluminação adequada instalações sanitárias (banheiros); além de bebedouros com higienização adequada, há mesa para professores e as carteiras são conservadas e quantidade suficiente para todos os alunos. Não possui refeitório e a cantina é ampla com uma janela por onde é distribuída a merenda. Não possui auditório, possui um espaço para a biblioteca, que serve como sala de vídeo com TV e DVD. Possui secretaria, sala da direção e dos professores.
Dentre os recursos disponibilizados na escola, encontra-se um instrumento ainda muito usado nas escolas: o mimeógrafo. Antigo para os nossos dias, mas funcional, Tem um laboratório de informática desativado não possui maquina de Xerox. Tem Internet da oi velox de 1 mega, porém sem funcionar. Existe ampla quantidade de livros fornecidos pelo MEC, mas pouco utilizados pelos professores como recurso.
Como foi discriminado, a iluminação do pátio à noite é suficiente. A escola possui apenas 2 entradas, 1 delas sempre vigiada. E existe uma pessoa encarregada pela inspeção e observação da área escolar.
2.1 Corpos docentes
Com um número significativo de professores para todas as disciplinas, com ensino superior completo, sendo um total de 14(quatorze) professores 1 diretora, 1 secretario e 1 coordenar, 2 professores de Matemática,2 em Língua Portuguesa, 1 de Educação Física 1 Biologia,1 de Língua Inglesa, 1 de História e os demais são polivalentes.
2.2 Corpos Discentes
A clientela da instituição campo de estágio é composta por alunos de classe social baixa, que residem em localidades adjacentes à instituição que está localizada no centro da cidade. Muitos destes necessitam de transporte escolar para chegar à escola. Já no turno da tarde, a clientela é de filhos de população que reside na sede. Nas turmas da noite predomina o sexo feminino. observou-se que a evasão é muito grande, não se sabe as causas desses transtornos.
3 - DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
3.1 Observação e co-participação
Um período que ocorreu de 17/05/2011à3105/2011, onde tudo o que acontece é novidade, principalmente para estagiários que ainda não têm ou possuem pouca experiência em sala de aula. É um momento muito enriquecedor para todas as partes envolvidas, pois, é onde professores, estagiários e alunos estão se encontrando pela primeira vez, então é natural que haja um clima novo, de descoberta ou mesmo, de incertezas e dúvidas que ao longo do estágio vai se quebrando e quando o trabalho está no ápice do desenvolvimento, é hora de encerrar.
Durante essa etapa, percebi que o professor-regente tem muito recursos, trabalha de forma dinâmica. Ele usava o quadro. Observou-se que apesar de todas as dificuldades existentes houve interação, interesse e aprendizado nas aulas.
3.2 Planejamento
Construído no início do ano, o Projeto Político Pedagógico se encontra com a direção à disposição dos professores e também da comunidade. O Planejamento Anual indica as diretrizes da relação dos conteúdos, objetivos e metodologias para a execução de cada disciplina.
O Planejamento de unidade foi realizado de 01/06/2011à 02/06/2011. Este é elaborado no final de cada unidade e, com a orientação dos coordenadores, participação dos professores e da direção. Foi um momento de reflexões sobre a prática educativa e onde se fez questionamentos em relação aos altos índices de evasão escolar característicos do turno da noite.
Os planejamentos desenvolvidos não possuem nenhum registro de elaboração, apenas a execução constada nos diários e poucos são os relatórios realizados pelos docentes. Durante o planejamento trabalhou-se somente os conteúdos específicos à cada área, mas sem nenhuma menção aos recursos a serem utilizados e como seriam utilizados, como também, as referências bibliográficas consultadas.
Existem alguns recursos visuais, além do quadro branco. Há também a disponibilidade de papel cartão, camurça, seda conseguida a partir de recursos pelo PDDE e o PDE, para a confecção de cartazes e é utilizado somente em algumas ocasiões, pouco explorado pelos professores.
3.3 Regência
Todas as etapas do Estágio Supervisionado II foram importantes e enriquecedoras, mas nenhuma delas se compara aos momentos mágicos vividos numa sala de aula que, apesar da grande quantidade de alunos, requereu muito do estagiário.
Encarar frente a frente toda a dialética educacional, os problemas, como atrasos, o cansaço visível na face da maioria dos alunos.
Além disso, foi muito prazerosa a troca de conhecimentos, a atenção que disponibilizaram cada um do seu jeito, para melhor compreensão dos assuntos e dos temas abordados.
Pode-se também observar que o retorno foi satisfatório não apenas pelo aprendizado, pelos gestos de aceitação, pelo retorno dado a cada atividade aplicada em sala de aula, via-se que a recíproca era verdadeira.
No começo os alunos ficaram meio desconfiados principalmente os homens, uma vez que o professor estava sendo substituída por um estagiários. Iniciado os trabalhos e com o andamento das aulas foram adaptando-se à metodologia aplicada ao longo das aulas.
Procurou-se elaborar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos mesmos; percebeu-se também o interesse cada vez maior, a interação com os assuntos abordados e a relação de amizade com os estagiários, explícitos nas palavras de apoio, nos elogios e o carinho demonstrado nesse período. As atividades dadas em sala de aula, as pesquisas encomendadas foram realizadas com êxito por parte dos discentes, criou-se ainda, um laço afetivo muito forte, fato que proporcionou o sucesso no processo de ensino-aprendizagem bem como o reconhecimento do trabalho, empenho e profissionalismo dos estagiários.
No primeiro dia sempre dá um "frio na barriga", os olhares como quem diz: "já vem esses caras aí mudar tudo", assusta um pouco os alunos já acostumados com a didática do professor e a dinâmica das aulas ministradas, nos dias seguintes com a introdução dos assuntos e as dinâmicas aplicadas os alunos foram gostando do jeito diferenciado de passar as aulas e conseqüentemente aprendendo a matéria.
Nas aulas posteriores notava-se o explicito interesse e a interação "rolava" cada vez melhor, os alunos se ofereciam para ajudar
Os professores da sala sempre muito prestativa, simpática e se colocou sempre a disposição para sanar qualquer problema ou dúvidas que fossem surgindo, além disso, todos os profissionais da escola estavam à disposição e sempre que solicitados atenderam de forma muito gentil, sejam porteiros, zeladoras, merendeiras, diretores, secretários enfim todos estavam inseridos nesse processo de ensino-aprendizagem.
Além do mais, as merendeiras caprichavam cada vez mais na merenda e a cada dia era uma deliciosa surpresa, creme de galinha biscoito doce melancia e outros; Hum! Deu água na boca, o clima entre professores e estagiários na cantina e na sala dos professores eram cada vez mais amistosos e alegres.

4- APRESENTAÇÕES DOS RESULTADOS
Analisando o Estágio Supervisionado II, por meio de suas etapas, desde a observação da escola passando pela co-participação, regência até sua culminância, verificou-se quão complexo e cheio de por menores é a sua consumação, como a parte burocrática dos papéis (documentos), os planejamentos e fora dele, planos diários, planos de ação, tudo isso torna-se um tanto complicado. É como juntar peças de um grande quebra-cabeça que é o estágio em toda a sua estrutura. Sua complexidade vai muito além de suas respectivas etapas e planos documentais.
O balanço é bastante positivo levando em consideração a pouca experiência frente à ação docente. O resultado superou as expectativas uma vez que as partes envolvidas, professor-regente, alunos e estagiários, saíram satisfeitos.
"Não é no silencio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
Paulo Freire
A profissão docente é uma prática social, ou seja, como tantas outras, é uma forma de se intervir na realidade social, no caso, por meio da educação que ocorre, essencialmente nas instituições de ensino. Para melhor compreende-la é necessário distinguir a atividade docente como prática e como ação. A prática é institucionalizada; são as formas de educar que ocorrem em diferentes contextos institucionalizados, configurando a cultura e a tradição das instituições. Essa "tradição" seria o conteúdo e o método da educação
A ação refere-se aos sujeitos, seus modos de agir e pensar, seus valores, seus compromissos, suas opções, seus desejos e vontade, seu conhecimento, seus esquemas teóricos de leitura de mundo, seus modos de ensinar, de se relacionar com os alunos, de planejar e desenvolver seus cursos e se realiza nas práticas institucionais nas quais se encontram, sendo por estes determinados e nelas determinando.

"Ninguém educa ninguém, e ninguém se educa sozinho. É preciso tornar educação um ato coletivo, solidário".
Paulo Freire
As atividades materiais que articulam as ações pedagógicas são: a interação entre os professores, os alunos e o conteúdo educativo em geral para a formação do humano; as interações que estruturam o processo de ensino e aprendizagem; as interações nas quais se atualizam os diversos saberes pedagógicos do professor; e nas quais ocorrem os processos de reorganização e ressignificação de tais saberes.
O papel das teorias é o de iluminar e oferecer instrumentos e esquemas para análise e investigação, que permitam questionar práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, se colocar elas próprias em questionamento, uma vez que as teorias são explicações sempre provisórias da realidade.

5- CONSIDERAÇÔES FINAIS
Foram bastante positivos os resultados obtidos com o Estagio Supervisionado II no que tange a motivação dos discentes, os interesses pelas aulas e ouros. A cada dia um momento diferente como aula de vídeos leituras compartilhadas. Recomenda-se rever alguns aspectos como: a aquisição de materiais mais práticos com os nosso dias como máquina de Xerox, manutenção da internet dos computadores pois ajudaria muito na prática pedagógicas, no caso de uma escola de grande potre como a Unidade Escolar Alfredo Carlos Alencar precisa urgente de projetores( Data show) e uma tela de projeção.



























ANEXOS










FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA
FACETE
Rua Maria Tomaz, 433-Centro/Cx. Postal 03 CEP 62.011230-Sobral-CE

FICHA DE SUPERVISÃO DE ESTAGIO
1. Pólo: Povoado Barrigudo
2. Curso; Licenciatura Plena em Historia
3. Aluno (a): Aldenir de Sousa Nunes
4. Número de matricula:
5. Local do Estagio: Rua Francisco Antonio Neto S/N
6. : Unidade Escolar João de Deus Rodrigues de Oliveira
7. Supervisão de estagio:___________________________

ETAPAS PERÍODO DE
REALISAÇÃO OBSERVAÇÃO
a)Observação 02/05 à 06/05/2011
b)Planejamento 09/05 à 11/05/2011
c)Estagio 12/05 à 31/05/2011
d)Relatório 01/06/ à 06/06/2011





Capitão Gervásio Oliveira-Pí _____ de _______________________de 2011


Assinatura do Coordenador Regional




INSTITUIÇÃO DE ENSINO UNIDADE ESCOLAR JOÃO DE DEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
MÊS: MAIO ANO: 2011. Turma: A Turno: Manhã
PROFESSOR: Aldenir de Sousa Nunes
CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR SÉRIE: 8ª (9º ANO)
PLANO MENSAL

AULA
CONTEÚDO
OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS



1


Revolução Russa
Saber o que é Revolução Russa;
Caracterizar a Revolução
Russa.

Aula expositiva dialógica com auxilio do livro e vídeo



2


O fim da exploração do homem pelo homem
Conhecer como foi o
fim da exploração da
do homem pelo homem.
Pesquisa sobre explora-
ção do homem pelo homem.
Aula expositiva dialógica
Com auxilio do livro.




3


O país era grande. Identificar a razão pelo qual a revolução
comunista ocorreu
na Rússia.
Saber como era a sociedade da Rússia.

Vídeo relacionado ao tema proposto.
Comentário sobre o vídeo
Aula expositiva dialógica
Auxiliado pelo livro.

4
A queda do CZAR Conceituar o termo
CZAR.
Compreender a queda de CZAR. Vídeo introdutório relacionado ao tema proposto.
Aula expositiva dialógica.
BIBLIOGRAFIA:
Divalte Garcia Figueredo, João Tristan Vargas, Para entender a Historia 9º ano?2ª Ed.?São Paulo:Saraiva, 2009


FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA-FACETE
Rua Maria Tomaz, 433 ? Centro /Caixa Postal03 CEP: 62.011230 ? Sobral ? CE
POVOADO: Barrigudo- Ribeira-Piauí
CURSO: Licenciatura Plena em História
DISCIPLIA: Estagio Supervisionado I
MÒDULO: V
UNIDADE ESCOLAR JOÃO DE DEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
PROFESSOR REGENTE: Valdir Pereira de Castro
ESTAGIÁRIA: Aldenir de Sousa Nunes
DISCIPLINA: Historia CURSO: Ensino Fundamental
SÉRIE: 8ª TURMA:A e B TURNO:Manhã/Tarde
DURAÇÃO: 45 minutos. Data: 12/05/2011
PLANO DE AULA -1

OBJETIVO:
 Entender a razão da Revolução Rússia no inicio do século XX.
 Conhecer as características da sociedade da Rússia na época da revolução.

CONTEÚDO:
 Revolução Rússia

PRÉ-REQUISITOS:
A importância da historia para o se humano.
Compreensão das sociedades da época.

PROCEDIMENTOS:
 Exposição dialógica inicial.
 Exibição de vídeo sobre o assunto.
 Leitura no livro do aluno.
 Atividade escrita.

RECURSOS:

 Vídeo
 Quadro branco
 Pincel
 Livro didático

AVALIAÇÃO:
Por meio das dúvidas e dificuldades apresentadas através da resolução dos exercícios.
BIBLIOGRAFIA: Divalte Garcia Figueredo, João Tristan Vargas, Para entender a Historia 9º ano?2ª Ed.?São Paulo:Saraiva, 2009


FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA-FACETE
Rua Maria Tomaz, 433 ? Centro /Caixa Postal03 CEP: 62.011230 ? Sobral ? CE
POVOADO: Barrigudo- Ribeira-Piauí
CURSO: Licenciatura Plena em História
DISCIPLIA: Estagio Supervisionado I
MÒDULO: V
UNIDADE ESCOLAR JOÃO DE DEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
PROFESSOR REGENTE: Valdir Pereira de Castro
ESTAGIÁRIA: Aldenir de Sousa Nunes
DISCIPLINA: Historia CURSO: Ensino Fundamental
SÉRIE: 8ª TURMA:A e B TURNO:Manhã/Tarde
DURAÇÃO: 45 minutos. Data: 16/05/2011
PLANO DE AULA -2

OBJETIVO:
 Descobrir como foi finalizada a exploração do homem pelo homem.
 Caracterizar a exploração do homem.

CONTEÚDO:

 O fim da exploração do homem pelo homem.


PRÉ-REQUISITOS:

 Tipos de exploração humana.
 Fim da exploração.

PROCEDIMENTOS:
 Exposição dialógica inicial.
 Exibição de vídeo sobre o assunto.
 Leitura no livro do aluno.
 Atividade escrita.

RECURSOS:

 Vídeo
 Quadro branco
 Pincel
 Livro didático

AVALIAÇÃO:
 Por meio das dúvidas e dificuldades apresentadas através dos debates.




FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA-FACETE
Rua Maria Tomaz, 433 ? Centro /Caixa Postal03 CEP: 62.011230 ? Sobral ? CE
POVOADO: Barrigudo- Ribeira-Piauí
CURSO: Licenciatura Plena em História
DISCIPLIA: Estagio Supervisionado I
MÒDULO: V
UNIDADE ESCOLAR JOÃO DE DEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
PROFESSOR REGENTE: Valdir Pereira de Castro
ESTAGIÁRIA: Aldenir de Sousa Nunes
DISCIPLINA: Historia CURSO: Ensino Fundamental
SÉRIE: 8ª TURMA:A e B TURNO:Manhã/Tarde
DURAÇÃO: 45 minutos. Data: 17/05/2011
PLANO DE AULA -3

OBJETIVO:
 Descobrir os tipos de injustiças na revolução Rússia.
 Identificar quem eram os grupos políticos na Rússia.

CONTEÚDO:
 As injustiças também.

PRÉ-REQUISITOS:
 As injustiças.
 Políticos

PROCEDIMENTOS:
 Exposição dialógica inicial.
 Leitura no livro do aluno.
 Atividade escrita.

RECURSOS:
 Quadro branco
 Pincel
 Livro didático

AVALIAÇÃO:
Por meio das dúvidas e dificuldades apresentadas através da resolução dos exercícios.
BIBLIOGRAFIA:
Divalte Garcia Figueredo, João Tristan Vargas, Para entender a Historia 9º ano?2ª Ed.?São Paulo:Saraiva, 2009.








FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA-FACETE
Rua Maria Tomaz, 433 ? Centro /Caixa Postal03 CEP: 62.011230 ? Sobral ? CE
POVOADO: Barrigudo- Ribeira-Piauí
CURSO: Licenciatura Plena em História
DISCIPLIA: Estagio Supervisionado I
MÒDULO: V
UNIDADE ESCOLAR JOÃO DE DEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
PROFESSOR REGENTE: Valdir Pereira de Castro
ESTAGIÁRIA: Aldenir de Sousa Nunes
DISCIPLINA: Historia CURSO: Ensino Fundamental
SÉRIE: 8ª TURMA:A e B TURNO:Manhã/Tarde
DURAÇÃO: 45 minutos. Data: 19/05/2011
PLANO DE AULA -4

OBJETIVO:
 Descobrir os políticos que mais se destacaram na Rússia.


CONTEÚDO:
 Os grupos políticos da Rússia.

PRÉ-REQUISITOS:
 Características dos políticos.
 Partidos revolucionistas.

PROCEDIMENTOS:
 Exposição dialógica inicial.
 Leitura no livro do aluno.
 Atividade escrita.

RECURSOS:
 Quadro branco
 Pincel
 Livro didático

AVALIAÇÃO:
 Desenvolvimento na discussão.
 Atividades escritas.
BIBLIOGRAFIA:
Divalte Garcia Figueredo, João Tristan Vargas, Para entender a Historia 9º ano?2ª Ed.?São Paulo:Saraiva, 2009.


FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLOGICA-FACETE
Rua Maria Tomaz, 433 ? Centro /Caixa Postal03 CEP: 62.011230 ? Sobral ? CE
POVOADO: Barrigudo- Ribeira-Piauí
CURSO: Licenciatura Plena em História
DISCIPLIA: Estagio Supervisionado I
MÒDULO: V
UNIDADE ESCOLAR JOÃO DE DEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
PROFESSOR REGENTE: Valdir Pereira de Castro
ESTAGIÁRIA: Aldenir de Sousa Nunes
DISCIPLINA: Historia CURSO: Ensino Fundamental
SÉRIE: 8ª TURMA:A e B TURNO:Manhã/Tarde
DURAÇÃO: 45 minutos. Data: 23/05/2011
PLANO DE AULA -5

OBJETIVO:
 Identificar a dimensão do país.
.

CONTEÚDO:
 O pais era grande.

PRÉ-REQUISITOS:
 Monarquia.


PROCEDIMENTOS:
 Exposição dialógica inicial.
 Leitura no livro do aluno.
 Atividade escrita.

RECURSOS:
 Quadro branco
 Pincel
 Livro didático

AVALIAÇÃO:
Por meio das dúvidas e dificuldades apresentadas através da apresentação em seminário.
BIBLIOGRAFIA:
Divalte Garcia Figueredo, João Tristan Vargas, Para entender a Historia 9º ano?2ª Ed.?São Paulo:Saraiva, 2009.


CONTROLE DE FREQUENCIA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO
Campo de Estagio: Unidade Escolar João de Deus Rodrigues de Oliveira.
Estagiário: Aldenir de Sousa Nunes
Carga Horária: 120. Período de: 02/05/2011 à 03/06/2011.
Curso: Licenciatura Plena em História.
Mês: Maio/Junho. Turno: Tarde. Turma: "B"


HORÁRIO
Assinatura
do
Estagiário
Atividades desenvolvidas
Visto
ENTRADA
SAÍDA
13h00min 13h45min Observação
13h00min 13h45min Observação
13h00min 13h45min Observação
13h00min 13h45min Planejamento
13h00min 13h45min Planejamento
13h00min 13h45min Revolução Rússia

13h00min 13h45min O fim da exploração do homem pelo homem
13h00min 13h45min As injustiças também.


13h00min 13h45min Os grupos políticos da Rússia.


13h00min 13h45min O pais era grande.

13h00min 13h45min A Revolução de 1905
13h00min 13h45min Revolução de 1917
13h00min 13h45min A Queda do CZAR.


13h00min 13h45min O estado bolchevique luta para sobreviver.



______/_____/ 2011 ______________________________
DATA Supervisor do Estágio

CONTROLE DE FREQUENCIA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO
Campo de Estagio: Unidade Escolar João de Deus Rodrigues de Oliveira.
Estagiária: Aldenir de Sousa Nunes
Carga Horária: 120. Período de: 02/05/2011 à 03/06/2011.
Curso: Licenciatura Plena em História.
Mês: Maio/Junho. Turno: Manhã. Turma: "A"


HORÁRIO
Assinatura
do
Estagiário
Atividades desenvolvidas
Visto
ENTRADA
SAÍDA
07h30min 08h15min Observação
07h30min 08h15min Observação
07h30min 08h15min Observação
07h30min 08h15min Planejamento
07h30min 08h15min Planejamento
07h30min 08h15min Revolução Rússia

07h30min 08h15min O fim da exploração do homem pelo homem
07h30min 08h15min As injustiças também.


07h30min 08h15min Os grupos políticos da Rússia.


07h30min 08h15min O pais era grande.

07h30min 08h15min A Revolução de 1905
07h30min 08h15min Revolução de 1917
07h30min 08h15min A Queda do CZAR.


07h30min 08h15min O estado bolchevique luta para sobreviver.


______/_____/ 2011 ______________________________
DATA Supervisor do Estágio