A República Federativa do Brasil possui quatro símbolos oficiais, sendo um deles a bandeira do Brasil. Os outros três são: o hino nacional, o brasão de armas e o selo nacional.

História da bandeira do Brasil

bandeira nacional brasileira foi estabelecida quatro dias após a proclamação da República, ou seja, em 19 de novembro de 1889. Ela foi adaptada da Bandeira do Império do Brasil. Uma das principais diferenças entre as duas bandeiras é o brasão que ficava no centro e foi retirado, dando espaço a um círculo azul com estrelas e uma faixa branca, onde está escrito "Ordem e Progresso". A bandeira foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis. O círculo azul foi pintado por Décio Vilares.

O Dia da Bandeira

No Brasil há a comemoração anual do Dia da Bandeira, que ocorre em 19 de novembro. A data representa as mudanças ocorridas na forma de governo do Brasil, quando ele deixou de ser um império para se tornar uma república.

As cores da bandeira brasileira

bandeira do Brasil é constituída pelas seguintes cores: verde, amarelo, azul e branco. A história das cores vem antes da existência da bandeira atual. A cor verde foi colocada como uma referência à casa de Bragança, em que D. Pedro I fazia parte, e o amarelo é pela casa de Habsburgo, onde Maria Leopoldina fazia parte. Como o Brasil e a bandeira mudaram, as cores começaram a ter outro significado: o verde representa as matas, o amarelo representa as riquezas, o azul representa o céu e o branco representa a paz. Contudo não há nenhum documento que indique o que cada cor significa realmente.

Significado das estrelas da bandeira do Brasil

As estrelas que ficam no círculo azul da bandeira do Brasil significam cada um dos estados do país. Com o passar dos anos, a quantidade de estrelas contidas na bandeira mudou, assim como a quantidade de estados brasileiros.

bandeira do brasil para colorir  dia da bandeira