A palavra civilização é aplicada com diferentes significados e simbologia. Na linguagem comum de uso de desuso do cotidiano, pode ser caracterizado como civilizado, pessoas “bem educado", com “boas maneiras”. Porém quando nos referimos a povos, o sentido é bem diferente, dos utilizados usualmente.

O termo civilização começou a ser utilizado na França, em meados do século XVIII, com um sentindo evolucionista de processo. Segundo esse conceito, a humanidade passaria por etapas sucessivas de evolução social. Assim, alguns cientistas montaram classificações evolutivas em que procuraram enquadrar todas as sociedades, desde o Paleolítico até os dias atuais. Nessas classificações, civilização corresponderia as “altas culturas”, que seriam superiores ás culturas consideradas “primitivas”, “selvagens”, ou “bárbaras”.

COTRIM, Gilberto. História Global/Brasil e Geral, Vol. Único, Saraiva. São Paulo. 2007. P 31.

O conceito aplicado hoje na ciência foi reconhecido em toda Europa pela academia cientifica no século XIX, com a ascensão iluminista e a filosofia do positivismo, onde se exaltava o homem Europeu civilizado, como centro do mundo, “Euro centrismo”, mais que um conceito científico para divisão das sociedades, uma forma de prevalecer a discriminação socioeconômica, e a difusão do preconceito.

Grande parte da comunidade de pesquisadores/historiadores e antropólogos, rejeitam esse conceito de civilização, referente a classificação de superioridade e inferioridade entre povos, dos quais os colocam em escalas lineares, dando um determinado valor, cálculo e exatidão fria, que hierarquizam a sociedade em camadas, e culturas superiores.

No entanto, além dessa rejeição o termo é muito aplicado em estudos históricos, como modo de organizar a história, em blocos, nessa utilização podemos tirar as palavras sábias do historiador Jaime Pinsky – “Civilização não é elogio, e pré-civizado não pode ser tomado como ofensa” - (PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo, Atual, 1994 p 46)

Há alguns autores modernos que diz, que a civilização surgiu após a invenção da escrita, e a padronização da linguagem por determinados povos, pois por meio da escrita o homem pode deixar registro de suas história, mas isso pode ser questionado, uma vez que, é considerado linguagem toda simbologia pela qual é utilizada para a comunicação entre seres humanos,  no período neolítico o homem já se comunicava, por intermédio da pintura em paredes de cavernas, da qual é chamada de rupestre, foi uma das principais manifestações artísticas da pré-história, que contavam histórias e expressavam algo, dos povos que as constituíam, portanto já havia um inicio da escrita.

Mesmo utilizando esse conceito, arcaico de civilização, pôde desse principio, ocorrer ramificações do conceito primitivo, pelo qual deu inicio a classificação de determinados povos como civilizados ou não, estudos apontam que povos civilizados apresentam características comuns entre si, em seu quadro social, o surgimento da civilização costuma se assinalado por alguns eventos dos quais destacamos:

  • Aparecimento de grupos sócias – Nesse evento os povos se subdividiam em classes sociais, surgiam dai, os pobres e riscos, as diferenças sociais, econômicas e culturais, subdividindo os povos em grupos.
  • Formação do Estado – Nesse evento aparece uma organização social, baseada na governança, criando o governo para gerir e a sociedade e controlar a força militar e o exército.
  • Divisão social do Trabalho – As atividades foram delegas e divididas entre os membros, surgindo assim  trabalhadores especializados, como metalúrgicos, ceramistas, barqueiros vidraceiros, agricultores, pastores, sacerdotes comandantes militares entre outro...
  • Aumento da produção econômica –  O desenvolvimento de técnicas e tecnologia agrícolas e pecuária, do artesanato, propiciou elevação da produção econômica. Além do consumo imediato, as sociedades produziram a fins comerciais, com ideais excedentes, armazenando produtos para troca entre outras sociedades.
  • Registros escritos – Com a organização das primeiras cidades, desenvolveu-se a escrita, a numeração o calendário, um sistema de pesos e medidas, além de registros documentais.

 

Modificação das relações sociais em Civilizações

            Basicamente as civilizações que se destacam na história, apresentaram uma relação quase que equivalente referente às relações sociais.

            Das primeiras comunidades ás sociedades civilizadas, as relações sociais sofreram notória mutabilidades.

            Nas primeiras comunidades, as relações sociais baseavam-se em laços de parentesco, familiar, nos usos e costumes comuns entre si, na cooperação entre membros do grupo. O alimento, a terra, o rebanho compunham propriedade coletivas da comunidade.

            Nas sociedades, esse contexto de coletividade deu espaço, para o individualismo, a cooperação deu inicio a competitividade social, dando inicio a propriedade privada da terra e de outros bens, o acumulo desiguais de bens, ocasionou a diferenciação entre os membros, surgindo assim as classes sociais e econômicas, pelas quais baseiam-se na relações de poder entre pobre e ricos. Criou-se o Estado governado pela minoria, detentoras dos poderes, econômicos, políticos e ideológicos.

Considerações Finais

            Para concluir esse primeiro capitulo, fica uma citação, dita pelo Historiador Robert Braidwood:

“Não vou tentar definir o que é civilização; antes, direi o que a palavra me traz à mente. Para mim, civilização significa urbanização; o fato de haver cidades. Significa uma organização politica formal, ou seja, que existam reis ou corpos de governo que o povo tenha estabelecido. Significa a existência de leis formais, regras de conduta que o governo  (senão o povo) considera necessárias. Provavelmente também significa que, depois de as coisas se terem estabelecido completamente, há projetos formalizados – estradas, portos, canais de irrigação, etc. - , além de algum tipo de exército  ou força policial para protege-los. Significa formas de arte bastante novas e diversificadas. Em geral, também significa que há um sistema de escrita ( O povo dos Andes, os incas – tinha tudo que se requer para constituir uma civilização, exceto um sistema formal de escrita. Não vejo razão para dizer que não fossem civilizados...). Você pode sentir, com razão, que uma grande quantidade de idiossincrasia pessoal está envolvida nas várias caracterizações ou definições oferecidas à palavra civilização.”

BRAIDWOOD, Robert. Homens pré-históricos. Brasília, UnB, 1995. P 155-156.

Referências Bibliográficas

BRAIDWOOD, Robert. Homens pré-históricos. Brasília, UnB, 1995. P 155-156.

COTRIM, Gilberto. História Global/Brasil e Geral, Vol. Único, Saraiva. São Paulo. 2007. P 31.

HERING, Fábio Adriano, “O texto de Heródoto e os seus desdobramentos modernos: uma questão imperialista”, in REVISTA VIRTUAL DE HUMANIDADES, n10, v.5, abr/jun, 2004, pp.4-8;19-23

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo, Atual, 1994 p 46. 

Documentos Eletrônicos

http://www.sobrehistoria.org/sobre-o-conceito-de-civilizacao/