Por Caroline Esteves, Gabriel Rodrigo, Hugo Gustavo, Kethellen Fischer e Matheus Moreira.

Os Anos 60 foram marcados por um sabor de inocência e até de sentimentos fortes nas manifestações sócio-culturais, e marcadas pela música como: The Beatles, tocando as suas doces melodias de seus primeiros discos incluindo orquestras, letras surreais e guitarras distorcidas; o Rolling Stones que foram considerados uma das bandas mais importante da década de 60, que integrou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas e que decisivamente influenciaram na música pop e nos costumes; Outro grande cantor foi Bob Dylan, que em 2004 foi escolhido pela revista rollingstones como o segundo melhor artistas de todos os tempos, Bob Dylan também influenciou muito na música da época.

Nascido Robert Allen Zimmermann Bob Dylan, é um mito da música mundial, pois através de suas canções de protestos, mudaram a indústria musical do século. Não bastasse isso, são autor de dezenas de canções cujas letras são consideradas obras poéticas, têm sido adotadas como hinos por gerações e movimentos jovens e, de tempos em tempos, viram tema de livros, filmes e documentários.

O verdadeiro fenômeno dos anos 60 foi os The Beatles, formados por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. Apesar de ainda muito influenciados pelo rock dos anos 50 muito comportado, porém com o tempo foram alterando seu estilo musical ousando cada vez mais o que se transformou numa febre mundial os quatros garotos de Liverpool também mudaram o mundo com a liberdade jovem que reflete até hoje nos dias atuais.

Outra banda que se destacou foi o Rolling Stones formado por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts. Que tocava seus blues. Com mais de quarenta anos de sucesso, fizeram uma das bandas mais conhecidas do mundo, com várias criticas e problemas com drogas e conflitos, ao longo da estrada, mas nada os impediram de vender mais de duzentos milhões de álbuns em sua carreira.

Quando descrevemos o cenário musical dos anos 60, vemos hoje o quanto pobre se vê o cenário musical do Brasil e do Mundo, salvo raras exceções, será possível que há 50 anos a música era mais contemporânea e de melhor qualidade do que o século XXI? Onde a alienação da população faz o caos do reconhecimento da bela e única música.