CASTRO, Laís Lorena do Carmo.


ALGUNS LÍDERES DO PENSAMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA


Angelo Mosso (1846-1910). Italiano, fisiologista de grande valor. Estudou na Suíça, Inglaterra e Alemanha. Trabalhou nos Estados Unidos como professor e pesquisador. É autor de A Fadiga e outros estudos sobre a fisiologia humana em grandes altitudes. Escreveu três obras sobre educação física. Inventou alguns aparelhos de aceitação universal, entre eles o ergógrafo, destinado a medir a força muscular. Introduziu na Itália, com prestígio e incansável labor, o desporto moderno.
Hermann Brandt (1897-1972). Nascido na Suíça e formado em medicina, sempre manteve estreita ligação com o meio francês, orientando suas iniciativas para a ginastica médica e a medicina desportiva. Sua obra principal – Da Educação Física aos Desportos pela Biologia – é de real utilidade e o desporto por ele concebido – pela (Federação Internacional de Educação Física).
Miroslav Tyrs (1832-1884). Doutor em Filosofia, concebeu a importância da educação física em ligação com a situação política. Sua obra, sob o ponto de vista técnico e metodológico, em bora notável, não sofre conforto com a imensa repercussão social, politica e educativa do movimento criado, sob a égide da bravura, do heroísmo, do sacrifício e da independência nacional.
Phokio Heinrich Clias (1782-1854). Norte-americano de Boston, mas professor de ginástica na Europa. Atuou em vários países, como Suíça, França e Inglaterra. Preocupava-se com os objetivos pedagógicos, estéticos e corretivos da ginástica, sendo o inventor de vários aparelhos ginásticos. Publicou diversos trabalhos de grande interesse. Influenciado pelos princípios pedagógicos e revelou-se pela ginástica de norte-americana.