Todo bom fã de Sherlock Holmes andando em Londres  (ou no Google Street View) ja procurou o icônico endereço 221B Baker Street para ver o que encontrava(se não está em Londres ou não viu ainda,  veja aqui). 

Já vimos em outro post que Sherlock Holmes não é real. Mas e seu endereço? Baker Street existe? 


221B Baker Street, Londres - Museu dedicado à Sherlock Holmes

Sim, o número 221B e a rua Baker existem de verdade, pelo menos hoje. 


O número 221B não existia quando as estórias de Sherlock Holmes foram publicadas por Doyle. A rua Baker (que de fato existe) ia somente até o número 89.

Em 1932, a rua foi expandida e o edifício entre os números 219 e 229 foi ocupado pele então Abbey National Building Society (Atual banco Santander). 

Logo depois da expansão da rua e sucesso dos contos e romances sobre Sherlock Holmes, a empresa começou a receber centenas de cartas endereçadas ao personagem, motivo pelo qual contratou uma secretária com a tarefa exclusiva de responder às cartas dos fãs.


Na mesma rua, porém no número 239, foi instalado o Museu Sherlock Holmes (Sherlock Holmes Museum)- falaremos mais sobre ele em outro post - em 1990. 


Mesmo depois da inauguração do museu, todas as cartas endereçadas ao personagem ainda chegavam na Abbey National Building Society . Começou-se então uma 'briga' entre o Museu e a empresa a respeito do endereçamento da carta.


A cidade de Londres, em 2002, decidiu então que as entregas direcionadas ao icônico número 221B deveriam ser entregues ao museu, devido a sua importância histórica e turística para a cidade. O museu é aberto todos so dias (exceto no Natal), das 9:30 às 18:00, a entrada custa £10 para adultos e £8 para menores de 16 anos e fica localizado no número 221B da Baker Street (altura do número 239).



---------------

fonte: Tudo sobre Sherlock Holmes