Ao pesquisar sobre a origem da “bagunça organizada” que é o Carnaval carioca nos deparamos com o entrudo, mesmo quando o samba ainda não era popular e o que predominava mesmo eram as marchinhas e as polcas.

No entrudo a diversão dos foliões era arremessar limões de cheiro, farinha e entre outras coisas, dessa forma, através do entrudo que se deu início ao carnaval de rua carioca. Nesta mesma época os bailes de máscara já começavam a surgir na cidade.

Nesse momento o entrudo começou a ficar um pouco mais “burguês” e os participantes com mais poder aquisitivo começaram a desfilar pelas ruas dentro de carruagens luxuosas e exibindo suas fantasias. Dessa forma, em 1855 foi criado o desfile do Congresso das Sumidades Carnavalescas, considerado a primeira sociedade carnavalesca do Brasil.

Em 1928 temos o surgimento da primeira escola de samba do Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”, fundada por Ismael Silva. Após essa diversas outras foram surgindo e começaram a desfilar na Praça Onze. Na década de 50 a classe média começa a ser incorporada nos desfilas e as escolas de sambas, que antes eram censuradas, começaram a se popularizar.

Atualmente o Rio de Janeiro desfruta de cinco dias de carnaval de rua, dos quais dois são os desfilas das Escolas de Samba e podem ser acompanhados da Marquês de Sapucai. Além disso há vários blocos de rua e bailes pela cidade. Nesse 2013 o carnaval será comemorado numa terça-feira, dia 12 de fevereiro, e se você ainda não possui uma acomodação na cidade (ou mesmo imóvel no Rio de Janeiro) e sugerido que comece desde já a procurar, pois é a época mais popular da cidade!