A NECESSIDADE DO HOMEM RELACIONAR-SE AO LONGO DA HISTÓRIA.

Constatamos através dos registros históricos que, o homem desde a pré história descobriu que a vida em grupo facilitaria o homem alcançar seus objetivos e que, viver isolado era privar se do próprio crescimento; em contrapartida seria difícil garantir sua sobrevivência. Entendia que precisava de juntar as forças, para juntos conseguirem capturar animais.
O homem pré histórico já notava as diferentes potencialidades existente na vida em grupo.Destacavam-se por certas habilidades como: força, inteligência , capacidade de pensamento estratégico, etc. Assim, estabeleciam as "ordens" no grupo.
Com a descoberta do fogo, o homem desenvolveu técnicas e a criação de novos modos de sobrevivência. É importante , compreender que naquele período, o fogo era tão precioso para os grupos quanto o ouro ou o dinheiro é para atualidade. O fogo então passa a estimular conquistas e lutas entre os grupos. E para esses confrontos de conquistas cada grupo precisava ser muito forte e unido. Os que não se adequavam eram banido ou mortos. Os que saiam , iam formando outros grupos com diferentes características e identificações.
Dessa forma, no decorrer da história, a evolução da humanidade evidencia um variado número de grupos, cada qual com características diferenciadas.
Uma das principais características do homem daquele período era o comportamento nômade, ou seja, viviam mudando de lugar para lugar, e á medida que foram crescendo, se subdividindo e multiplicando-se, espalharam por várias regiões do planeta.
Com o decorrer dos tempos, o homem, se sentiu a necessidade de possuir lugar fixo para o desenvolvimento de seus grupos, começou então a ocupar as terras. Nelas, desenvolveram a agricultura de subsistência e a criação de gado. Dessa vez, os grupos destacaram-se e se diferenciaram pela posse e pela idéia de propriedade.
A parti da marca de uma identidade, cada grupo possuía características próprias com língua, religião, costumes, formas de economia, regras em comum etc. O interessante é perceber que no decorrer da história, muitos desses grupos se destacaram pela força , inteligência e pela quantidade de habitantes. E que cada grupo com essa complexidade de estrutura recbia o nome de civilização. Temos em registros históricos a evidencia de diversas civilizações, desde as mais simples até as mais complexas.
O que precisamos compreender é que as pessoas desde sua origem recebem influencias de culturas, família, religião, escola, amigos, ambientes de trabalho etc, e o bom relacionamento só se otimiza quando respeitamos o outro com suas particularidades, identificando o nosso próprio e revendo possíveis necessidades de mudanças.
Se esforçando a cada dia, em conhecer o outro implica em ter um vasto conhecimento da natureza humana e das motivações mais comuns e freqüentes que impulsionam o homem a agir.
Não só as pessoas são diferentes entre si, mas também as necessidades que variam de individuo para individuo. E é exatamente essa grande diversidade que se constitui em uma das imensas riquezas humanas, por isso é necessário que se faça respeitar as diferenças.
O homem isolado é uma ficção , porque ele sempre trás consigo uma dimensão que não pode ser destacada que é a sua condição social e histórica. O homem assim como os outros animais, vivem em comunidade associados aos outros indivíduos de sua espécie. Porém é o único que fala, pensa, aprende e ensina, transforma a si e a natureza, O HOMEM É CULTURA É HISTÓRIA.
Enfim é de suma importância compreender esse processo de interação com os semelhantes, interação esta que se dá entre dois indivíduos ou mais, em que a ação de um deles é ao mesmo tempo resposta a outro individuo e estimulo para as ações destes, ou seja, as ações de um simultaneamente um resultado uma causa das ações do outro.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS

GOLEMAN. D. Inteligencia Emocional. Rio de Janeiro: objetiva, 1995.
FROMM Erich. A Anatomia da destrutividade Humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
Bom Sucesso, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida 1. Ed.Rio de Janeiro: Dunya, 1997,p 183.
O homem como ser social por André Luis Teixeira Reis, Autor do livro capoeira saúde e bem estar social- publicado em 20 de março, 2009.