A internet no ensino de história: uma experiência realizada na turma do 3° ano do ensino médio no anexo da Escola de Cidadania de Ibiapaba

1.   INTRODUÇÃO

A intenção inicial deste artigo, cujo tema é “A Internet no Ensino de História: uma experiência realizada na turma do 3° ano do Ensino Médio no anexo da Escola de Cidadania de Ibiapaba.” É mostrar como era o ensino antes e depois das reformas políticas e tecnológicas, que fazem grandes mudanças no modo de ensinar.

Este artigo tem como objetivo analisar e observar como essa nova ferramenta (internet) estar sendo trabalhada na escola como auxílio para o ensino de história. A intenção é mostraras etapas desse ensino e sua importância para o desenvolvimento do aluno na sala de aula.

Para o historiador Keith Jenkin, o “passado já passou, e a história é o que os Historiadores fazem com ele quando põem mãos á obra” (2005, p.25). A história é sempre um processo em construção que vai modificando- se com o passar do tempo. Esse trabalho faz uma comparação entre o estudo da disciplina antes do processo tecnológico e depois, mostrando as mudanças que ocorreram e os seus benefícios.

Encontra- se dividido em etapas, a primeira fala sobre as temáticas do ensino de História eseus PCNs, os eixos temáticos e como estão organizados. A grade curricular é importante para que se tenha um auxilio, mas o educador é parte essencial para que esse currículo seja repassado ao aluno de forma real, comparando com sua realidade e analisando – a.

Selva Guimarães em seulivro “Fazer e Ensinar História” vai abordar esse ensino desde o primeiro momento da sua construção, dando ênfase a importância do ensino de história e as mudanças que ocorreram com o passar do tempo.

Na segunda é abordado o Ensino de História como era trabalhado antes, o conteúdo repassado, a dificuldade enfrentada para trabalhar essa disciplina. Ganha força nesse período os movimentos sociais, a busca por direito a opinião, as críticas e os debates tornaram-se um dos principais objetivos desses movimentos. O ensino dessas exige um olhar especifico, o educador precisa provocar no educando seu lado critico. Nessa perspectiva é feito uma abordagem de como era o ensino antes e o atual.

Na terceira é discutido como os computadores estão inseridos na sala de aula, como é usado à ferramenta internet. Para essa discussão debateremos vários autores que abordam a tecnologia em seus artigos dentre eles está Patrícia Vasconcelos.

Conhecemos através das leituras e dos relatos etapas da história da humanidade, mais depois da Segunda Guerra Mundial, entrou em uma fase de profundas evoluções no campo tecnológico, desencadeada principalmente pela junção entre conhecimento cientifico e produção industrial, fatores que caracteriza a chamada Terceira Revolução.

Pela primeira vez na história a tecnologia alcança grande espaço no dia a dia da sociedade, essa que vivi outra revolução diferente das estudada nos livros e salas de aula.

Responsável pela transformação na sociedade, à educação é fator principal nos passos dessa história. Hoje suas modificações são visíveis e acessíveis à maioria. Como as mudanças são necessárias é preciso um período de adaptação para entender os processos e as necessidades dessas revoluções. Todas as escolas deveriam ter uma rede de computadores com acesso a internet para os alunos e a comunidade, mais a realidade muitas vezes não acompanha essa terceira revolução, prejudicando a entrada de uma grande maioria nessa nova sociedade.

Muitos programas de Secretarias da Educação e do Ministério da Educação (MEC) estão levando computadores e internet para as escolas públicas brasileiras, porém, o simples ingresso desta tecnologia não é suficiente para que se tenha acesso.

 A palavra chave que rege a história de hoje é a ferramenta internet, esse progresso afeta toda a sociedade e, como não poderia deixar de ser, tornam-se necessários o uso de novos instrumentos e o aperfeiçoamento de competências que permitam acessar as redes de informação e, desta forma, estabelecer novos laços de relacionamento a essa nova geração.

Além da internet é preciso ir além, práticas pedagógicas, elaboração de currículos que atenda as necessidades dos alunos e também dos professores, conhecer é apenas o primeiro passo para ingressar nesse universo cheio de todas as informações necessárias para contribuir principalmente na vida escolar. É possível trabalhar o conteúdo e as discussões usando esses métodos, pesquisas e sites foram criados para ajudar aprimorar, aprofundar e comparar os conteúdos na sala.

 

2     TEMÁTICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

 

Uma escolha curricular não é neutra, ela é organizada de acordo com as compreensões de mundo, educação, sociedade, conhecimento e noções de realidade. No entanto o responsável para repassar uma boa aula é o educador, esse que convivi com os educando todos os dias, é conhecedor de sua realidade.

 

[...] o ensinoe a aprendizagem de História estão voltados, inicialmente, para atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas. (PCNs, 1997, p. 49)

 

É importante o aluno nesse primeiro contado com o ensino de história conhecer a sua realidade e seu espaço, através desse é possível à compreensão de mundo no inicio de sua vida escolar, essa aprendizagem vem com esse objetivo. Estudar essas primeiras concepções auxilia na sua formação e noções de sociedade, no entanto é preciso que seja repassada de forma correta.

Selva Guimarães no seu livro “Fazer e Ensinar história” vai discutir esses eixos temáticos e analisa sua importância no ensino de história.

 

Oprimeiro eixo temático proposto pelos PCNs – História local e do cotidiano – integrado aos temas transversais nos possibilita estudar as Histórias de vida das Crianças.O objetivo é estabelecer um diálogo com a criança sobre sua vida, o tempo e a História, desenvolvendo as noções de sujeito histórico, identidade e história. (Guimarães, 2009, p.63)

 

Entretanto o ensino da História deve ser repassado a partir da problematização, das discussões, vivências dos professores e da realidade do aluno. Ensinar a questionar os dados, a entender os fatores que contribui para seu processo de mudança, além do diálogo com textos que possibilite a recuperação do presente e do passado de forma que todos possam entender.

O professor de história precisa criar no aluno a formação de critico expondo seu ponto de vista, mas nunca tendo como verdade absoluta. O professor tem um papel importante no ensino de história

 

3     O ENSINO DE HISTÓRIA: ONTEM

 

A tecnologia vem ao longo dos anos desenvolvendo - se de uma maneira surpreendente capaz de mudar muitas opiniões, essas que foram formando - se ao longo da criação da humanidade. O homem fez descobertas incríveis, capaz de revolucionar uma geração, influenciando sua maneira de pensar e até mesmo de agir. Adequarmos - nos a viver sobre muitos conceitos e regras, deixamo-nos influenciar por diversos meios de informação.

O ensino de História no Brasil surgiu através de lutas históricas dos movimentos sociais de professores e durante o século XIX e inicio do século XX, privilegiava- se o ensino da História Universal, a história ensinada dando foco à história da Europa.  A influência europeia nesse período prevalecia tanto nos currículos das escolas de nível básico como também nos cursos superiores de História.

 

Na primeira década do século XXI predominam nas escolas públicas brasileiras uma estrutura curricular nacional, definida pelo Estado por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que prevê o estudo da História e de outras disciplinas como áreas autônomas desde os primeiros anos do ensino fundamental (MEC, 1997.).

 

O ensino de História passa a ter um olhar especifico nos seus conteúdos, um controle dos Conselhos Superiores de Educação. Passou-se a discutiros programas de ensino organizados pelas Secretárias de Educação e os livros didáticosusados em sala, queeram escritos á semelhança dos programas adotados em grande escala, a história como disciplina foi alvo de domínio e até mesmo de motivo para perseguições políticas durante a Ditadura militar.

 

Para Elza Nadai no primeiro momento ensinou-se a História da Europa Ocidental, apresentada como a verdadeira História da civilização. A história pátria surgia como seu apêndice, sem um corpo autônomo e ocupando um papel extremamente secundário. (Nadai, 1997, p. 23).

Essa história da Europa era repassada como a verdade absoluta, sem questionamento nem crítica os alunos tinham de aceitar sem questionar. O ensino de história com tempo foi sendo modificado.

 

A partir da lei 5.692/71, o governo editou uma série de leis, pareceres e resoluções normatizando os princípios e doutrinas, inserindo reformas na organização curricular, instalavam – se naquele momento novas regras para ensinar História. Os anos de 1980 foram marcados por mudanças, discursões, debates e novas perspectivas,instalavam – se nesses anos uma renovação das práticas de ensino de História entre nós. Houve um intenso diálogo entre professores a cerca dessas transformações, ao mesmo tempo, as pesquisas em Historia e Educação foram examinadas e ampliadas nos setores da educação. (Guimarães, 2009, p.20).

 

A história, por ser uma disciplina formativa, que trabalha com a realidade social, é certamente alvo de discussões principalmente do poder politico nas diversas sociedades, sobretudo nas sociedades não democráticas. Cabe ao estado por meio das políticas públicas, buscar desde cedo formar nas crianças determinadas noções de homem, sociedade, politica, etc. O estado determina o que será repassado para os alunos.

O ensino de História é para contemplar um amplo espaço desde sua fundamentação como disciplina até os dias atuais. A História deve aparecer não só como uma disciplina mais sim como uma nova abordagem onde os conhecimentos e as teorias não podem se apresentar como verdades absolutas. Os alunos apresentam consigo perspectivas de aprendizagem frente ás hipóteseslevantadas.

O educador deve possibilitar a manifestação dos interesses, curiosidades e aspirações em relação aosassuntos propostos. As questões levantadas devem ser analisadas e explicadas pelo professor como um material básico, norteador do desenvolvimento do projeto. Nos últimos anos houve uma mudança significativa na forma de repassar os conteúdos. Os paradigmas dominantes ainda existem e nunca vão deixar de existir, mas as mudanças estão acontecendo e podemos vivenciar no nosso dia a dia, na maneira de expressar - se e agir.

 

3. 1 O ensino de História na atualidade

 

Na busca de transformar as nossas formas de ensino e aprendizagem é que se tornou necessário procurar alternativas para se adequar ao novo ambiente educacional compreendendo, articulando e utilizando novas tecnologias  no ambiente ensino aprendizagem de História.

Ao estabelecer um diálogo entre a produção cultural da sociedade contemporânea e a construção do conhecimento histórico, ressaltamos os aspectos educacionais que envolvem as diversas linguagens. O contato dos estudantes com diferentes elementos da produção cultural humana remete-os a uma visão crítica das relações estabelecidas entre os artefatos culturais e os saberes escolares.

Há que se buscar, portanto, novas atitudes e posturas e, tanto professores quanto alunos, devem se adaptar ás exigências de um mundo cada vez, mas dominado pela tecnologia. Produzir conhecimento não é uma tarefa simples, pois nem todos os professores estão preparados ou têm condições para tanto. Em face das dificuldades, muitos professores adotamaulas totalmente expositivas, onde o livro didático reina absoluto, correndo assim o risco de caírem em um tipo de aula positivista, onde a História é apenas a narrativa dos acontecimentos, dos fatos do passado.

Para Stephen KanitzNum mundo em que se fala de "mudanças constantes", em que "nada será o mesmo", em que o volume de informações "dobra a cada dezoito meses", fica óbvio que ensinar fatos e teorias do passado se torna inútil e até contraproducente. (Kanitz, 2002, p. 8)

O espaço ocupado pelo ensino de História hoje se organiza com inúmeros recursospara discursão tanto do professor como do aluno, antes esse conteúdo transmitido mecanicamente,sendo o livro didático a principal ferramenta de ensino.

 Hoje as mudanças no processo educacional, não só no Brasil, mas em todo o mundo, são indispensáveis, os processos utilizados já não atendem mais as condições de aprendizagem do homem moderno, caracterizadas pela necessidade de independência na busca de informações e construção do conhecimento, impostas pelas rápidas mudanças sócias – culturais e tecnológicas a que esta submetida.

 

O lado oposto dessa aula verticalizada seria o "picadeiro de aula", onde para não causar a apatia de seus alunos o professor acaba, muitas vezes, perdendo o controle da sala. Para que isso não ocorra, deve-se buscar o equilíbrio entre a autoridade do professor (sem cair no autoritarismo) e a liberdade do aluno (sem cair na licenciosidade), pois “para nascer à disciplina não é nem nunca foi necessário sufocar o lúdico ou eliminar a alegria”. (Morais, 2003, p.8).

 

Mesmo com os recursos de pesquisa que a escoladispõe o professor ainda é a principal ferramenta para desenvolver no aluno sua identidade, a falta dessa habilidade de ampliara capacidade de pensar erefletir do educando o ensino continuará da maneira tradicional que tanto criticamos. É importante o professor desenvolver no aluno seu lado crítico passar as informações de forma que todos possam participar e opinar.

 

O Ensino de história deve incorporar a informatização, como um meio para alcançar a construção do conhecimento. Lembrando que o "historiador-educador é alguém que domina não apenas os mecanismos de produção de conhecimento histórico, mas um conjunto de saberes, competências e habilidades que possibilitam o exercício profissional da docência" (FONSECA, 2003, p.63).

 

4 COMPUTADORES NAS AULAS DE HISTÓRIA

 

Algum tempo atrás computadores eram privilégios de poucos, principalmente nas escolas públicas. O acesso a esse recurso cresceu muito ao longo dos anos, muitas funções foram atribuída a essa máquina, capaz de controlar uma imensidão de conhecimentos que se armazenam e auxiliam na busca de informação.

Entender como essa máquina adquiriu tanto espaço é um desafio a ser discutido e analisado ao longo desse trabalho como alguns aprenderam a fazer desse recurso uma ferramenta indispensável no seu dia a dia enquanto outros nem se quer conhecem essa realidade muito próxima e muito distante nessa nova sociedade que se instalou.

 

Alguns educadores temem que o computador substitua o livro. Outros temem ser substituídos por ele. Os educadores de hoje, afinal, foram educados em uma sociedade não tão tecnológica e na sua formação profissional não tiveram a oportunidade de vivenciarem ambientes computacionais e refletirem sobre eles nem mesmo nos cursos universitários. (Vasconcelos, 2008, p.1)

 

 

A escola tentaadequar - se a esse novo método de aprendizagem, as novas tecnologias e até mesmo aos novos alunos, ensino que tenta se diferenciar do antigo ensino tradicional. Essa nova sociedade que se instala é a da tecnologia onde tudo funciona na base de algo conectado. Muitos se inserem nessa nova etapa do século a maioria nem tanto. 

A História sofre muitas modificações, essa se organiza de maneira mais eficaz e estruturada, surgem perspectivas para suprir as necessidades do homem, esse que corre contra o tempo e as suas próprias modificações.

O Computador e a internet abriram muitos espaços para que se tenha melhor acesso a informação, porém uma grande população por questões financeira não mantém esse poder e uma forma ampla de atingir essa maioria é a través da escola, que mantém uma grande quantidade de aluno em único espaço e também usar tais recursos para crescimento profissional e pessoal de cada um.

 A sociedade atual criou muitos conceitos para o computador, passou a utiliza – lo como um recurso de extrema importância no cotidiano, porém, a maneira de como está sendo inseridas tais inovações na escola, mesmo que sob o discurso da melhoria da qualidade da educação não está atingindo os reais objetivos esperados, pois não basta somente ter os computadores na escola para que se resolvam todos os problemas econômicos, sociais e educacionais.

 

Por isso torna-se necessário pensar no ensino de História em integração com a informática, uma vez que "o mundo tecnológico de hoje não é uma máquina absurda, que aí esta para escravizar a mente. Este mundo precisa ser entendido e interpretado à luz das visões extraídas do homem para ler a história”. (BASTOS, 1997, P. 9).

 

4.1A internet nas aulas de História

 

A internet hoje ocupa um espaço amplo nos diversos setores de desenvolvimento de um país, facilita aspectos relevantes para nossa sobrevivência, dispõe de um universo cheio de novos horizontes e perspectivas, no entanto a importância que tem essa ferramenta é conhecimentos de poucos.

É preciso aprender a valorizar nossa história, escola e ensino, esse último tem – se que adequar ao processo de evolução das mudanças desenvolvida na história. A necessidade sempre fez o homem criar grandes invenções e tornar o único ser responsável por seus atos de forma racional, superando suas próprias limitações, meios usados para uma estadia mais confortável, desenvolvida com méritos próprios e muita pesquisa, realidade que estende – se a poucos, por necessitar de investimento, conhecimento e habilidades.

 

Unir ensino e pesquisa significa caminhar para que a educação seja integrada, envolvendo estudantes e professores numa criação do conhecimento comumente partilhado. A pesquisa deve ser usada para colocar o sujeito dos fatos, para que a realidade seja apreendida e não somente reproduzida. (CUNHA, p. 74,2 ed.1992):

 

Diferenciar internet, ensino, escola e história hoje já não são difíceis, por que todas andam juntas. Perguntar para uma pessoa com 60 anos hoje como foi sua vida, a resposta é distinta da de um jovem a daqui a esses mesmos anos, por que o processo de evolução cria todo esse esquecimento de como viveu nossos antepassados, estudados através de pesquisadores com suporte teórico, fatos históricos e pesquisas,

Nossa história é resgatada através de livros. Hoje a internet já dispõe de acervos em sites, obras fundamentais na historia da humanidade. Vale ressaltar que antes a ferramenta internet não se fazia presente no conceito de história, porém existem várias questões que devem ser discutida e trabalhada. Nossa sociedade está conectada, mas muito das principais instituições de ensino não disponibiliza dessa ferramenta.

 

 

 

 

5            UMA ANÁLISE NA ESCOLA DE CIDADANIA DE IBIAPABA

 

As escolas são as principais responsáveis para repassar esse meio de informação, no entanto é necessário preparar esses profissionais para transmitir esse novo universo a aqueles que se inserem nessa nova geração.

É preciso uma preparação para se usar a ferramenta internet essa que está presente no dia a dia, indispensável na vida principalmente do aluno que na maioria das vezes cerca – se de inúmeras informações com pouca utilidade.

 A internet pode ser utilizada nas aulas como um dos recursos para se obter fatos a serem trabalhados, discutidos e interrogados sempre questionando a veracidade dos acontecimentos.

Como observado na delimitação da pesquisa algumas escolas dispõe desse recurso, mas falta à condição de trabalho, é realidade demuitos alunos que estão sendo preparados para sair do Ensino Médio a falta desse prejudicando – o em muitos aspectos. A escola procura levar ao aluno o ensino mais deixa de repassar o mesmo com qualidade. 

            Os alunos precisam em primeiro lugar saber usar a internet e depois tê-la a disposição. Mesmo com o grande avança dessa ferramenta, ela estando a disposição para a pesquisa não é usada, por que falta o incentivo e o suporte necessário.

            A realidade que se convive é diferente das teorias e dos programas realizado no papel, esse que recebe toda uma atenção mesmo antes de se implantado. Muitos dos alunos dessa escola a qual a experiência foi realizada são alunos que dispõe de pouca estrutura para o usodessas tecnologias, mesmo sem poder atender a todos há computadores e internet, diferente de outras visitadas que falta até salas.

            A disciplina de História é aplicada tendo como principal ferramenta o livro de didatico esse que vem recheado de conteúdos muitas vezes de forma resumida, são escolhidos por mestres e doutores. Os alunos trabalham e questionam o material, são avaliados pela participação nos conteúdos, avaliações escritas e trabalhos, mesmo tendo o laborátorio e acesso a internet não utilizam dessa ferramenta, muitos nemsabem ainda usar. Por isso o grande questionamento e a utilização dessa tecnologia nas escolas pública e principalmente em anexo instalada em escolas municipais no interior.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao escrever este trabalho de conclusão de curso de história, voltado para uma análise“A  Internet no Ensino de História: Uma Experiência Realizada na Turma do 3° ano do Ensino Médio no Anexo da Escola de Cidadania de Ibiapaba.”

Esse tema surgiu pela dificuldade que é ser aluno de um anexo em uma escola no interior, para fazer uma reflexão, mesmo com todas essas mudanças e inúmeras propagandas quando trata- se de educação, quem convive com a realidade percebe quanto são os problemas enfrentados no dia a dia de muitos educadores e educandos.

É fácil apresentar inúmeras soluções e culpar quem estar na sala de aula, difícil é aplicar e disponibilizar recursos que atendam as necessidades de todos. As pesquisas e as descobertas avançam mais o problema é que sempre esses recursos ficaram mal distribuidos.

 O Ensino de História não pode estar voltadoapenas para cumprimento do currículo tradicional. No entanto, deve estar voltado para a formação de cidadãos emancipados e autônomos, capazes de ler e escrever as diversas linguagens do universo tecnologicoem que está inserido.

   É necessário encontrar a melhor metodologia para utilizar-se do computador e da internet, bem como o processo de transformar didaticamente o diálogo com os conteúdos, para criar um novo hábito, o que possibilitara o docente refletir sobre a maneira adequada do uso da internet na pratica pedagógica voltada ao Ensino de História. 

Aos professores de História cabe a responsabilidade de propiciar diversos sujeitos envolvidos nesse processo educacional um ensino crítico, reflexivo, problematizador, em que tais sujeitos possam pensar e agir a partir da sua historicidade na sociedade em que vive e somente com base nessa perspectiva é possível acreditar num repensar no ensino, com a presença da internet no processo de ensino e aprendizagem.

O Ensino de História junto com a internet propiciaria importantes atividades virtuais como pesquisa, comunicação e o da produção. Pesquisa individual de temas, experiências, projetos, textos, comunicação realizando através de debates off e on-line sobre as experiências pesquisadas, dinamizando as fontes e construindo o conhecimento histórico.

O Ensino de História adquire a importância da sua existência, principalmente na vida dos alunos, quando propõe estudar por pesquisas, observação, investigação e problematização durante o processo de construção do conhecimento. Cabe ao educando a responsabilidade de lutar por seus direitos em uma sociedade dividida por classes.

Quem faz a história é o homem e todo esse progresso é resultado das suas pesquisas, responsável  também por essa divisão de classe. A história sempre foi construida através de muitas lutas, essas responsaveis por as mudanças que estamos presenciando hoje. Devemos nossa história a grandes lutadores que nunca deixaram de lutar por seus ideais.

As novas tecnologias hoje são realidade e todos tem que acompanhar para poder competir, os jovens são os que mais sofrem com essa competição, sem experiência saem do Ensino Médio com pouca preparação para a vida, principalmente a realidade do chamado interior onde tudo é mais dificil e aonde nada chega e nem se desenvolve.

Os jovens são o futuro da nação, uma frase conhecida da sociedade, mais que existe muitas lacunas a serem preenchidas. Como esses jovens estão sendo preparado para o futuro? Por que nem todas as escolas acompanham e trabalham esse progresso. Os livros estão recheados de conteúdos incompatível com a realidade de muitos.

Esse trabalho fica como uma análise de muitos anos vivenciando uma realidade bem distante das mostradas em propagandas. Acredito que a prática docente voltado ao ensino de história tende a se adequar as novas formas de direcionar e propiciar aos alunos meios que favoreçam uma reflexão crítica, através do uso da internet, tornando mais atrativo, participativo e dinâmico.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

FONSECA, Selva Quimarães. Fazer e Ensinar História/Selva Quimarães Fonseca. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. 296 p. Obra de apoio pedagogico ao professor.

JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: contexto, 2005.

BRASIL.MEC.FAE. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos: 1° a 4° série. Brasília: FAE, 1994.

NADAI Elza. O Ensino de História e a “Pedagogia do Cidadão”. In: PINSKY, Jaime (org.). O Ensino de História e a Criação do Fato. São Paulo: contexto. 1997, p. 23.

STEPHEN, Kanitz, no artigo Volta às Aulas, revista VEJA (16 de fevereiro de 2000).

MORAIS, Regis de. (org.) Sala de aula: que espaço é esse? 17ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MORAES, Maria Cândida. Subsídios Para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Seed/Mec Jan/1997.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2077.

VASCONCELOS, Patrícia. O Virtual na Escola. Disponível em: <http://www.caleidoscopio.psc.br/ideias/virtualEscola.html> acesso em 26/05/2012 as 20:30.

BOSCHI Caio C. Por que Estudar História? São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e Sua Prática. 2 ed. Campinas, SP, Papirus Editora, 1992.

MANOEL, Eronildes. A História no Nível Médio - Preparação para a cidadania ou para ingresso na universidade?Disponível em:<http://br.monografias.com/trabalhos2/historia-nivel-medio/historia-nivel-medio3.shtml>Acesso em 28/06/2012 as 16:00. 

ANTONIO, Marcos. O Uso da Informática no Ensino de Historia. Disponível em: <http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-uso-da-informatica-no-ensino-de-historia-3812091.html>Acesso em: 29/06/2012 as 22:00.