O autor

John Bunyan (1628-1688) era um pastor, não-conformista batistas, pregador, e prolífico escritor que ministrou na maior parte nas regiões de Bedfordshire e Cambridgeshire, Inglaterra durante um século tumultuado envolvendo tirania monárquica, a guerra civil, fogo, peste e intenso conflito entre religião estabelecimento e puritanismo. Seu zelo sem limites e liderança em viajar por toda esta área, e, ocasionalmente, para Londres, eventualmente, ganhou para ele o apelido de "Bispo Bunyan"

Bunyan, como um puritano, acreditava no direito de chamar a fé diretamente de ler a Bíblia sem a mediação da Igreja. Como tal, ele não estaria de acordo com em assistir a Igreja da Inglaterra aos seus serviços. Religião e política estavam intimamente ligadas no século XVII. Não conformidade com a Igreja da Inglaterra, a igreja nacional, foi considerado um ato político, e aqueles que discordavam eram suspeitos de conspirar para derrubar a monarquia. Como resultado, Bunyan passou dois períodos de tempo na prisão, o primeiro de 12 anos e o segundo de alguns meses.

 Somos gratos pelo proveito dele na prisão, em Bedford, porque deu tempo de Bunyan escrever muitos livros, incluindo sua autobiografia espiritual, Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, que foi publicado em 1666. Na prisão, Bunyan, provavelmente, começou a escrever sua obra mais célebre, O Peregrino. Esta grande alegoria cristã, um primeiro passo no desenvolvimento do drama inglês, que foi publicado em 1678, tornou-se um sucesso imediato, e desde então vendeu milhões de cópias em todo o mundo, tanto na versão original e na suas muitas traduções. A segunda parte de O Peregrino, publicado em 1684, conta a história da viagem de esposa de Christian de Christiana. Bunyan escreveu cerca de 60 livros e panfletos ao todo.

Bunyan possuía algumas crenças essenciais que iriam influenciar seus escritos como homens e mulheres estão em desacordo com Deus, rebelde e desobediente. O coração humano é a fonte de tudo o que está errado com o mundo. Deus em seu infinito amor e misericórdia providenciou um caminho de volta para si mesmo - uma maneira em que os homens e as mulheres podem encontrar a verdadeira paz e uma vida mais rica, mais completa. Isso é através de Jesus Cristo, que morreu na cruz para nos reconciliar com Deus. O cristão, portanto, deve confiar em Cristo, rejeitar os maus caminhos do mundo e se esforçam para ser obediente à vontade de Deus como revelado na Bíblia.  Isto é possível através da força e apoio do Espírito Santo de Deus que vem viver dentro do cristão.

As Congregações cristãs devem ser livres em Deus para adorar e organizar sua vida sem a interferência de autoridades eclesiásticas ou do Estado e sem estar restrito a uma forma de expressão prevista.Ele acreditava que a Bíblia é a Palavra oficial de Deus, na qual homens e mulheres podem descobrir tudo o que é necessário para a sua salvação.  

Bunyan estava na tradição puritana da Igreja do século XVII, o que nos leva a sensata compreensão do pensamento da época.