ANÁLISE CRÍTICA DO POEMA “CANCIÓN DEL PIRATA”

 

 

                                                   MARIZA MENDES DE OLIVEIRA WULPI

 

 

“Canción del Pirata” é um poema que o autor José Espronceda, inspirado e com espírito de liberdade, narra os acontecimentos, sentimentos e elogia um personagem que está velejando um barco. Esse personagem é um pirata que navega feliz, livre, todavia, muito solitário. As pessoas o conhecem por “O Temido”, ou seja, ninguém poderá vencê-lo, ele está muito seguro de si e se sente o herói do lugar. Talvez, ele tenha consciência de que corre riscos ao viver sozinho em alto mar, como por exemplo: tempestades, fome, sede, ataque de outros piratas, tubarões etc. Ele pode estar provido de mantimentos, mas, chegará uma hora em que esses mantimentos poderão se acabar. Apesar de todos esses riscos, ele não quer deixar transparecer para as pessoas que sente um pouco de medo. O pirata é muito arrogante e orgulhoso para admitir isso.

Notei que o pirata está velejando a noite, pois na 2ª estrofe do poema, logo no 1º verso, o poeta diz: “Treme a Lua sobre as vagas” e também, não sei se foi propositalmente ou se o autor queria brincar com as palavras dentro do poema, pois, apreendi isso, quando ele usa a letra “L” em maiúscula, para escrever a palavra Lua, ou, até mesmo, para dar uma ênfase nesse verso.

Há, no poema, o predomínio de várias Figuras de Linguagens: Metáforas, Hipérboles etc., porém, uma chama mais atenção: existe Aliteração nos versos: “Um veleiro bergantim” e “De Marselha a Bombaim”, nota-se uma sonoridade no final desses versos. Há uma musicalidade que se o leitor prestar bastante atenção pode compará-la a um movimento, ou seja, um vai e vém das ondas do mar.

Percebi ainda, que o poeta intercala as estrofes ao longo do poema, como por exemplo: a 1º, 2ª e 4ª estrofes contêm 8 versos, a 3ª estrofe, 6 versos e a 5ª estrofe apenas 4 versos. Há ainda, uns versos mais longos e outros mais curtos.

Nesse poema, pude observar algumas características do Romantismo Espanhol como, por exemplo: crítica social, individualismo, subjetivismo, fugacidade etc.

Para o autor, sua vida se resume em: o barco, a liberdade e o mar como sendo a pátria dele. Ele prefere ser dono de si mesmo, livre, solitário e sem precisar dar satisfação de sua vida para ninguém.