7 Romãs 

 

Introdução 

 

O que é o romã? Nem todos conhecemos, ou sabemos o que seja. Apesar de uma grande parte já tê-lo visto. 

Irei demonstrar em 7 romãs as características encontradas em nós! Nesta leitura espero que você leitor possa identificar algumas destas características que muitos nem sabiam que praticavam em seu dia-dia. 7 romãs irá surpreender você! Talvez você, nunca irá ler outra poesia que em tão poucas linhas tenha lhe falado de tantas formas. 

 

SUMÁRIO 

Capitulo  

1: Quem sou eu? 

2: Saindo do beco 

3:Um ponto claro na escuridão 

4:O  que estou fazendo aqui 

5: O que queres  

6:A minha importância 

7:Eu sou quem sou 

 

 

QUEM SOU EU? 

 

A romã vem de encontro comigo e pergunta quem é você? Em meio à uma diversidade de grupos e tantas variedades de seres; quem sou eu neste turbilhão. 

A romã parece ser tão insignificante! Diante de prédios tão altos e sublimes, quando olho para tais monumentos me sinto uma romã tão frágil e sozinha. O medo toma conta de mim e sozinho me abraço, me encosto na pilastra em um beco e me pergunto anestesiado “quem sou eu?, o que estou fazendo aqui?, qual é meu propósito”?. 

Milhares de carros e sons de buzinas, sons de diferentes pessoas; vários telefones tocando, cheiros-  diferentes 

 . 

Fujo para mais fundo do beco escuro, porém lá do alto vem outros sons, naves passando por cima de minha cabeça, ora estou cercado. 

 

SAINDO DO BECO 

 

Há tantas diversidades de seres! Quem sou eu? Existem tantas pessoas, e ao me olhar percebo quão frágil sou. 

Sou um romã em meio a tantos sabores diferentes. Existem tantos melhores do que eu, sabores doces, amargos, salgados, sem sabor. Qual o gosto do romã?. 

Dentro de mim a tantos sabores, se soubesse qual seria o mais adequado a cada pessoa em cada momento seria muito mais confuso para descobrir quem eu sou realmente; pois dentro de minha romã existem várias outras romãs. 

Porém nenhuma outra se adequa ao momento certo...pois não seria a romã com sabor próprio mas uma sem sabor. Melhor seria ser uma romã única, lançar fora tantos sabores e várias sementes dentro de mim, e ser uma que não, fosse um metamorfo mas uma romã única sem milhares de semente. 

 

UM PONTO CLARO NA ESCURIDÃO  

 

Não posso fugir de mim, pois poderia ser encontrado facilmente, poderia um romã fugir da árvore? 

Talvez por isso seja tão difícil de se encontrar. Então preso em mim mesmo me torne um eterno prisioneiro. E em busca desça liberdade libero em mim as várias sementes de romãs. Ao gosto de cada indivíduo que cruzar a minha árvore. 

Sou uma romã interessante e nutritiva; a quem veja em mim algo que lhe interesse, tenho em mim o remédio e veneno. Por tanto agora já sabe algumas características do romã. Saber o meu nome e se sou saudável é indispensável para aquele que me busca.  

Pois posso dizer que sou conhecido num termo binominal. 

Um dos meus nomes é universal e o outro de acordo com o idioma busco dessa forma descobrir quem sou. 

 

O QUE ESTOU FAZENDO AQUI? 

 

Tem vários contos ao meu respeito que não entendo direito, tem algumas superstições, quem não é supersticioso? 

Sou um pouco cético; muitas coisas me intrigam e a curiosidade me leva a procura de respostas. 

O interesse muitas vezes levam as pessoas a me procurar. E isso me intriga pois me faz pensar que somente para ser útil que me faz presente e disponível a qualquer um que quiser me levar para casa. Qual a utilidade de ser útil? Pensando melhor ser útil é que me faz não sentir-me tão inútil. Fico muito tempo parado esperando alguém que lembre de mim, mesmo que para levar um pedaço de mim para casa e assim poder fazer parte dentro de seu ser e me torna um com ele. 

 

O QUE QUERES? 

 

Ficamos desesperados buscando algo para nos curar! Fazemos chá, buscamos religião, remédios, e tudo o que for necessário e pagamos qualquer preço pelo remédio que nos faça sentir melhor; sem nem ao menos saber qual a doença que nos aflige. 

E quando lembram de mim vem ao meu encontro e tiram de mim um pedaço e levam-me para casa. Às vezes me sinto atraente e até popular e algumas vezes me destaco pelo sabor e procuro beneficiar as pessoas. Tenho minhas convicções e crio mitos sobre mim, porém muitos venham até mim pelo o que posso lhes ser benéfico. Porém as vezes sou tóxico e a variações em mim. Preciso descobrir dos milhares um único eu. 

 

A MINHA IMPORTANCIA 

 

Penso que todo o romã, seja importante, seja benéfico para à sociedade ou seja para trazer  malefício de algum forma. 

Você traz benefício para alguém ou para o todo? Seja homem ou mulher, adulto ou criança. 

O romã, pode ser maléfico causando prejuízos a si mesmo ou aos outros.    

A importância está primeiro em que se sinta importante e depois a importância que os outros enxergam em você e por último a relevância que causa a sociedade ou grupo que pertença. 

Muitos dizem que vale é o que você pensa a seu respeito e não os outros- porém o que os outros pensam a seu respeito é aquilo que você demonstra ser. 

Ninguém vai olhar para um indivíduo e pensar algo que ele não aparente ser. Imagine um tolo e um filosofo em um teste de QI onde os jurados tem de julgar o nível intelectual de ambos. 

Ou um rico e um pobre onde ambos tem de demonstrar seus bens, nós somos vistos pela maneira a que demonstramos aparentemente ser visto . 

Assim você será visto e tido como importante pela falta que causa a sociedade. 

 

EU SOU QUEM SOU 

 

Cheguei ao fim da estrada depois de tantos questionamentos a respeito de quem sou? O que estou fazendo aqui! E qual meu propósito? Chego a tão sonhada e procurada resposta. 

Eu sou quem sou! E pronto! 

Eu sou medroso! Pois o medo me trás proteção e segurança. 

Também sou corajoso! Pois a coragem me faz encarar a vida e meus projetos! Também tenho covardia em mim pois me escondo quando me falta coragem para encarar um problema da vida. 

Também sou mentiroso, pois minto para não me prejudicar. 

Sou verdadeiro! Quando quero aparentar o que não sou, sou amoroso pois até os maus amam. 

Sinto ódio, quando me maltratam. 

Mas tenho algo que poucos tem(...) e se chama esperança! Sim isso que em muitos já não existe, mas ainda fluem em mim. 

A esperança é aquilo que me mantém em pé! Em meio em a tantos defeitos de caráter e mudanças de personalidades, a esperança de ser outro melhor, a cada dia é o que deve mover cada ser humano no dia de hoje. 

Heráclito de Éfeso diz, que em um mesmo rio não pode-se entrar duas vezes na mesma água, ou seja, nem nós e nem o rio será o mesmo. Assim podemos atingir nosso ápice e o que nos move é a esperança de sermos outro melhor. 

 

 

Declarações finais: espero por meio deste pequeno livro ter levado você a reflexão de que todos somos seres mutáveis e podemos por meio da esperança lutarmos para sermos seres melhores a cada novo dia, pois podemos ser melhores hoje do que fomos ontem.  

Abraço Cordial. 

Autor: Welton Raimundo 

 

REFERENCIAS  

  • Manica/. Frutas nativas e exóticas. Romã. 5 continentes. 90p. 2007. 

  • Vasconcelos- Noções sobre morfologia. 

  • Heráclito. Sobre a natureza. Os pensadores- volume 1.