A nominalidade dos  conceitos.

Determinada corrente filosófica.

Cujo pensamento.

Representa uma ideologia.

O mundo das ideias.

Não tem realidade.

A interpretação dos conceitos.

Não tem existência real.

São formas convencionais.

Não  substanciais.

O velho conceito aristotélico.

Matéria e forma.

A forma não representa.

A matéria.

No mundo real.

O que difere em Aristóteles.

A ideia tão somente.

O conceito da não materialidade.

O mundo real não é real.

Do mesmo modo.

O princípio da matéria.

Não se fundamenta  na matéria.

Muito menos no espírito.

O que existe são signos linguísticos.

Das  representações dos sinais.

Palavras nomes e adjetivações.

Muita coragem.

Para descrever tais representações.

O que existe são apenas sons.

Vocalidade dos conceitos.

As coisas não têm realidades.

O que é o mundo.

As realidades  das suas representações.

A então a existência é apenas.

Imaginação das representações.

O empirismo inglês.

De Hobbes.

Em termos gerais.

Entende o conceito como generalizações.

De propriedades comuns.

Em referência aos objetos.

Particulares.

Sem existência de nenhuma realidade.

Em específico.

Que corresponda.

As referidas generalizações.

O mundo das ideologias,

São distantes e diferentes.

Das materialidades.

Em particulares.

 Não adiante acreditar ou não acreditar.

Então o que se entende em particular.

A ideia em geral.

Abstrata.

É apenas um nome.

Uma figuração idealista.

O mundo não é nada além dessa figuração.

Deus responde essa idealidade.

Figurativa.

Metafísica.

 Empírica em parte.

Do mesmo modo o método.

Indutivo.

 O mundo hipotético dedutivo.

 O que é a realidade.

 Ninguém poderá saber nada.

 Em sua essência.

 Pelo fato de não existir a essência.

O que existe é a imaginação dela.

Não se deve viver do pensamento.

 Como pressuposição.

Sendo o mesmo o conceito usado.

Como lógica de tudo.

Com efeito.

 A ideia geral.

Ou particular em nosso espírito.

É apenas um nome.

 Ou um conjunto de regras.

 Nesse sentido o que é a verdade.

Alguém sabe o que é a verdade.

Antecipadamente.

Eu não sei.

 Talvez a verdade.

Seja apenas.

A linguagem bem elaborada.

Nada, além disso.

O cartesiano sem contradições.

As evidências construídas.

Por lógicas formais.

Sem o princípio do contraditório.

 O que não é possível no mundo.

Da materialidade.

O restante fora dessa explicação.

É o mundo das superstições.

Ideologias perversas e cruéis.

Atingindo mentes comuns.

E ingênuas.

Edjar Dias de Vasconcelos.