DIAGNÒSTICO SOCIOAMBIENTAL EM BAIRROS DE MAIRIPORÃ (2004)

Introdução

Participando de uma oficina de 32  horas na diretoria de ensino de Caieiras sobre formas de gestão com a Utilização do Modelo Colaborativo criado pela CIDA-= Canadian International Developement Agency  com sede no Canadá e trabalhando em diversos paises em caráter de auxilio ao desenvolvimento integrado, a autora, professora Maria de Araujo, procurou  participar e intervir  na situação  ambiental do entorno de escola, propondo  realização de uma pesquisa em que pudesse levantar as condições socioambientais no espaço geográfico onde os alunos da escola residem e oferecer subsídios aos alunos, comunidade, prefeitura mostrando os pontos fortes (potencialidades) e os pontos passíveis de melhoria. Houve aceitação e algumas escolas pertencentes àquela diretoria passou a pensar no assunto.

O processo de organização prosseguiu cabendo a autora a busca de formas de realização. Prosseguindo nesta direção foi criado um instrumento para análise socioambiental. Houve trabalho conjunto das equipes em seus municípios e propostas de apresentação conjunta nas respectivas refeituras. Porém as reuniões terminaram e cada grupo desenvolveu seu trabalho como teve condições de fazer. Em Mairiporã 5 escolas, fora  a da autora  fizeram o levantamento mas, não foi  ainda possível juntar os dados para análise do município. 

O que está apresentando aqui  representa a intenção inicial, a motivação principal da pesquisadora em  colocar-se como profissional cristã  buscando formas de atuação no espaço de trabalho e contribuir para ampliação do Reino de Deus no espaço que lhe cabe na  cidade de Mairiporã. Representa um marco a junção das escolas em torno de um trabalho comum e isto já significa um passo a frente para novas propostas.

Foi criado o espaço para realização da investigação social com o aval da diretora da Escola D. Denize Maria Santos Ferreira da Silva sob a coordenação da autora. A Pesquisa levou o título de Diagnóstico Sócio Ambiental.