PLANO DE AULA –  1º Ano A – Ensino e atividades virtuais e remotas

                E.M.E.I.E.F. André Pedro da Silva

                Professora: Maria Cilene Gomes Vieira[1]

                Componente Curricular: Multidisciplinar

Dias: Segunda-Feira a Sexta-Feira (01 a 05/06/2020)

                1º Ano A: 29 alunos Turno: Matutino

 

OBJETIVOS: Estimular e reconhecer a criatividade das crianças e a aprendizagem através do ensino remoto, com o apoio de seus pais ou responsáveis, respeitando os limites de cada aluno (a).


CONTEÚDOS: 

-Poema Vida;

-O Meio Ambiente;

-Respeitar a Natureza;

-Desenho e pintura;

-Adição.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

-Primeiro Momento: Aula expositiva sobre o meio ambiente, através de vídeos e escrita de palavras relacionada ao tema abordado;

-Segundo Momento: Realização de atividade envolvendo os cuidados com o meio ambiente;

-Terceiro Momento: Apresentação do poema Vida; realização de atividade envolvendo palavras retiradas do poema

-Quarto Momento: Aula explicativa e ilustração de desenhos representando o meio ambiente e, atividade envolvendo Adição;

-Quinto Momento: Produção de frases sobre os cuidados com o meio ambiente e os recursos naturais. Desenho, pintura e atividades envolvendo Adições.


AVALIAÇÃO: Esta é realizada de forma continuada já em observação da produção escrita e oral dos alunos do 1º Ano A, com utilização de recursos e das mídias digitais.

Segundo a Dra. Aline Brandão (2017, p. 23):


Apontamento muito importante este que fala sobre o pensamento de Trotsky em outra esfera da sociedade, a arte, esfera a qual o Estado não deve interferir devendo, então, ter uma expressão anarquista (mesmo porque do contrário aniquilaria sua expressão ao invés de libertá-la, diferente do que ocorre com a economia que precisa ser controlada no início da revolução do proletariado para que se possa libertar o ser humano das suas implicações nefastas) 


E, segundo Aline Brandão (2017), a afinidade do pensamento trotkysta com a psicanálise que é também um pensamento libertário e revolucionário, cujas ideias dissecam o pensamento religioso pondo em cheque e desconstruindo seus dogmas, assim como estabelecendo uma profunda compreensão da mente humana e seus mecanismos de funcionamento, servindo como ferramenta para libertação.

Isso é principalmente, portanto, um ponto que esclarece aos reacionários desconhecedores, aqueles que tem medo do comunismo, que este não é um sistema de controle absoluto sobre todas as esferas da ação humana, por ser uma corrente libertadora do ser humano.


Referências:

CURY, Augusto. Inteligência Emocional. 3ª edição. Editora Cortez: São Paulo, 2017. 283 p. (Cadernos de Psicologia)

Dynes: https://www.youtube.com/watch?v=zqPl5w_36-w






 

[1] Vieira e Alencar, são pedagogos, psicopedagogos e mestre em ciências da educação pelo IESCECAP-Brasília – DF: [email protected]