Existem cinco tipos principais de energia limpa, ou seja, as que não liberam – ou liberam pouco – gases poluentes na atmosfera. São elas: energia solar, eólica, das marés, biogás e biocombustíveis. Confira três formas que vêm se tornando bastante populares devido ao aumento da preocupação do ser humano com o meio ambiente:

Solar

A luz do Sol é transformada em energia elétrica através de dispositivos próprios, que são as placas solares, muitas vezes, instaladas nos telhados das casas. O Japão e os Estados Unidos são os maiores produtores de eletricidade gerada pelo Sol. Apesar do custo da instalação do equipamento ser alto, a economia com contas de luz, posteriormente, compensa muito. Ela também abastece lugares onde as companhias de eletricidade não chegam. A desvantagem é que a produção de energia é interrompida de noite.

Biogás

O biogás vem através da biomassa, que são restos de alimentos e excrementos de animais, ou seja, o lixo orgânico. Esse tipo de gás substitui o butano ou gás de cozinha. Entre as vantagens da biomassa, temos que em sua produção também ocorre a liberação de adubo, que é usado no campo. O biogás substitui diretamente o petróleo e dá fim ao lixo orgânico. A única dificuldade encontrada nessa forma de energia é a forma de armazenamento do gás, que precisa ser feita em recipientes especiais.

Eólica

A energia eólica é pouco utilizada no Brasil por ter um processo de instalação caro. Ela é mais usada na Alemanha, Estados Unidos e Espanha. Ela é gerada por cata-ventos gigantes que produzem uma corrente elétrica através da força do vento. A vantagem é que ela nunca acaba, porém esse tipo de energia pode gerar poluição sonora e visual, já que parques eólicos possuem centenas de equipamentos instalados, produzindo barulho enquanto estão em funcionamento.