Tratamento de esgoto do Frigorífico F Ltda., município de Porto Velho (junho de 2010)

Tratamento de esgoto do Frigorífico F Ltda., município de Porto Velho (junho de 2010) Para o frigorífico F, coordenadas geodésicas 08º42'34,2"S e 63º54'45,1"W, levantou-se as condições de operacionalidade, do mesmo, no que concerne ao tratamento de efluentes, e sua relação com o meio ambiente.
O sistema de tratamento do efluente é composto de uma pequena estação de tratamento com esterqueira e três lagoas com dimensões 40m x 40m x 3m, sendo as duas primeiras de decantação e a terceira de estabilização e descarte.
O impacto ambiental causado por essa composição passa a ser, então, objeto de análise.
Segundo o GUIA TÉCNICO AMBIENTAL DE FRIGORÍFICOS1 , de acordo com a NBR ISO 14001 da ABNT, aspecto ambiental é o "elemento das atividades, produtos e/ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente" e impacto ambiental é "qualquer modificação do meio ambiente, positiva ou negativamente, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização". Desta maneira, aspectos ambientais são constituídos por agentes geradores ou causadores das interações e alterações do meio ambiente, como emissões de gases, resíduos, efluentes líquidos, consumo de matérias primas, energia, água, entre outros, e impacto ambiental é o resultado dos aspectos ambientais ao meio ambiente.
Assim como em várias indústrias do setor alimentício, os principais aspectos e impactos ambientais da indústria de carne e derivados estão ligados a um alto consumo de água, à geração de efluentes líquidos com alta carga poluidora, principalmente orgânica e a um alto consumo de energia. Odor, resíduos sólidos e ruído também podem ser significativos para algumas empresas do setor (GUIA TÉCNICO AMBIENTAL DE FRIGORÍFICOS1 ).