Recentemente foi instalada uma rede de proteção contra tubarão em Tamandaré (PE) para ser testada e posteriormente instalada na praia de Boa Viagem, em Recife, ainda esse ano, o que vem causando muitos protestos por partes dos ambientalistas. 

Foi instalada no último dia 23, em um trecho da Praia de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, uma tela de proteção contra ataques de tubarões. Ainda em fase de teste o produto deve ser instalado no segundo semestre na Praia de Boa Viagem. A rede de proteção terá 450 metros de extensão e altura de cinco metros, o que vem causando muita controvérsia.

Especialistas são contra a instalação

Alguns especialistas destacaram as telas de proteção como antiquadas e causarão forte impacto ambiental. A recomendação tem sido unânime entre os especialistas, em dar ênfase nas campanhas de educação e conscientização da população, principalmente com foco nos jovens e na parcela mais carente, já que eles pertencem em boa parte das vítimas de ataque.

A instalação das redes de proteção contra tubarões está causando indignação por partes de ambientalista que dizem que á reação é absolutamente excessiva e antiecológica, pois essas redes de proteção podem matar os animais, fora os tubarões, uma quantidade muito grande de peixes, golfinhos, tartarugas entre outros animais marinhos inocentes. Sendo vítimas ou não dos ataques, as pessoas precisam aprender a conviver com os tubarões e entender que os ataques são fruto de uma interferência humana no ecossistema de Recife e adjacências. Essa nova interferência, com a utilização de medidas, com certeza, poderá também ser desastrosa para ambiente marinho local.

As Telas de proteção podem matar tubarões

Segundo os especialistas as redes de proteção, ao contrário do que pode parecer, pode não protegem ninguém. Elas servem somente para matar os tubarões e seres aquáticos que irão ficar presos entre as malhas. Podemos até entender as motivações do Instituto, mas os especialistas não podem aceitar que a solução do problema seja matar tubarões, peixes, tartarugas e golfinhos para dar uma falsa sensação de segurança.